Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,239
Local
Oeiras / VN Poiares
Ainda é cedo para este tópico, mas é mais apropriado responder aqui.

Para o outono/inverno preve-se uma descida das temperaturas globais devido á niña/ PDO-, sendo que o inverno que se aproxima talvez seja tão ou mais fresco que o deste ano só que muito mais seco (:angry:), com o outono a revelar-se normal, começando quente ( talvez humido) e acabando fresco e seco ;)
Suponho que estas previsões se baseiam num forte padrão de NAO+ com o AA em força no atlantico arrasatando algum frio de E/NE para a PI, sendo que mais a leste o ar siberiano poderá ser muito mais notorio:cold::unsure:

Segundo tenho visto nos diversos sites de previsão sazonal, penso que a tendência é essa mesma. Só discordo contigo quando falas do Outono, creio que ao contrário do ano passado esta estação do ano será fresca, com anticiclone no Atlântico e fluxo de N/NE, pelo menos em Outubro. Depois em Novembro deverá vir o habitual fluxo de O/SO com NAO+, que tanto pode dar muita chuva, como nenhuma, dependendo da posição do jet mais ou menos a sul.

Quanto ao Inverno, para quem gosta de chuva o cenário é negro, para quem gosta de frio acho que é possível que haja algum divertimento. Previsão da NOAA:

euprecsea.gif


eut2msea.gif


Vendo a previsão de anomalia do geopotencial, até é de estranhar a previsão da precipitação acima mostrada, provavelmente, e ao contrário do que possa parecer, até é um cenário de NAO- que se apresenta no trimestre JFM2011. Provavelmente seria uma repetição de 2005, com muito fluxo de leste.

glbz200sea.gif
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Olhando para anos anteriores, penso que começaremos com um Outono chuvoso, talvez tenhamos dois ou dois meses e meio de chuva dentro ou acima de média, e depois entraremos num período mais frio e seco, que se prolongará por Janeiro e Fevereiro. A ver vamos.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,265
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Se a aposta num inverno frio e seco é devida ao novo padrão "la niña", então diria que é um pouco cedo demais para arriscar num inverno frio e seco.. Tendo em conta a distância onde ocorre, a inércia, os 5 meses que nos separam do início do inverno, estão já muito próximos para arriscar uma mudança de padrão na Europa. O efeito do novo padrão por cá, deveria atrasar-se até à próxima primavera. Eu acredito mais numa fase de transição com ambos cenários prováveis, alternados. Enfim, se realmente vai ser um ano mais quente que o normal, então o inverno teria de ser chuvoso e suave, caso o ano pela apenas ligeiramente mais quente então é mais provável que o inverno seja frio e seco.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
David, com a NAO+ terás um AA poderoso, que acredito que se instalará a partir de meados ou finais do outono, e que gerará muitos fluxos de NW/N/W, com a entrada de ar polar maritimo e algum ar frio continental, com muito pouca chuva:(
Tenho fé de que até outubro continuará o tempo quente e a convecção esporadica, e talvez a entrada de plumas tropicais lá em set-out:)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,239
Local
Oeiras / VN Poiares
David, com a NAO+ terás um AA poderoso, que acredito que se instalará a partir de meados ou finais do outono, e que gerará muitos fluxos de NW/N/W, com a entrada de ar polar maritimo e algum ar frio continental, com muito pouca chuva:(
Tenho fé de que até outubro continuará o tempo quente e a convecção esporadica, e talvez a entrada de plumas tropicais lá em set-out:)

Mas já reparaste que o mapa das anomalias de geopotencial para JFM de 2011 mostram AA junto à Gronelândia e storm track muito a sul, cenário próprio de NAO-, e que estranhamente dá origem aos mapas de precipitação bem abaixo da média?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Mas já reparaste que o mapa das anomalias de geopotencial para JFM de 2011 mostram AA junto à Gronelândia e storm track muito a sul, cenário próprio de NAO-, e que estranhamente dá origem aos mapas de precipitação bem abaixo da média?

Cena parecida com o inverno passado...mas acho que não faz muito sentido...talvez tenhas um storm-track a passar desde a gronelandia para SE até ao mediterraneo NW e depois para NE até á russia..o que daria um inverno fresco com precipitações abaixo da média no sul e perto dela a N/NW:)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
As previsões deste site: http://www.lameteo.org/saison/saison6.html teremos de Outubro a Dezembro muita chuva, já o mês de Dezembro é curioso porque coloca chuva acima da média desde de Portugal à Grécia em todo o Mediterrâneo.

Já este http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images3/euPrecMon.gif o cenário é assustador porque coloca um Novembro com redução cerca de 50% no Sul espero que seja engano.:( Para não falar de quase todos os meses terem precipitação abaixo da média.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
As previsões deste site: http://www.lameteo.org/saison/saison6.html teremos de Outubro a Dezembro muita chuva, já o mês de Dezembro é curioso porque coloca chuva acima da média desde de Portugal à Grécia em todo o Mediterrâneo.

Já este http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images3/euPrecMon.gif o cenário é assustador porque coloca um Novembro com redução cerca de 50% no Sul espero que seja engano.:( Para não falar de quase todos os meses terem precipitação abaixo da média.

A tendencia actual, que já se vem adivinhando há algum tempo, é que até outubro...no maximo novembro, as temperaturas se mantenham dentro ou acima da média e as precipitações rondem a média....há algumas chances de um outono chuvoso, essencialmente na bacia mediterranea, mas o inverno em principio será seco e fresco, especialmente mais a leste ou nordeste na europa;)
Há tambem que ver as reprecussões de todo aquele bloqueio e calor a russia ocidental e no seu extremo leste...:unsure:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A tendencia actual, que já se vem adivinhando há algum tempo, é que até outubro...no maximo novembro, as temperaturas se mantenham dentro ou acima da média e as precipitações rondem a média....há algumas chances de um outono chuvoso, essencialmente na bacia mediterranea, mas o inverno em principio será seco e fresco, especialmente mais a leste ou nordeste na europa;)
Há tambem que ver as reprecussões de todo aquele bloqueio e calor a russia ocidental e no seu extremo leste...:unsure:

Boa tarde, tenho estado muito tempo ausente mas contudo tenho acompanhado as tendencias dos ultimos meses dos modelos e tenho reparado que nesta altura quando ainda estamos muito longe do Outono e em particular do Inverno reparo que neste momento (NESTE MOMENTO) os modelos ... e todos os que consultei estão apontamento para um Outono/Inverno bastante seco e algo frio !!
No que respeita ao resto do Verão até ao final de Setembro estão ainda a apontar para tempo muito quente e seco !!

Em relação ao NAO+/NAO-, por aquilo que vejo através do CFS as anomalias podem continuar a norte mas extendem-se em direcção á Peninsula Ibérica o que é uma situação tipica de bloqueio ibérico sem chance de entrar nada e como as depressões são empurradas muito para sul ficam fora da circulação do HN!!
Assim prespectiva-se um forte bloqueio ...
Em relação ao mar sabendo-se que anomalia negativa dá depressões (agua mais fria) e anomalia positiva dá AA então pode-se comparando os mapas do CPC verificar que faz todo o sentido porque precisamos dessa corrente mais fria do Golfo do México ás Ilhas Britânicas !!


E bolas como está calor !! (estou a pingar suor :eek:)
Sim eu sei que sou de Faro .... mas como não sou exactamente de Faro ( e estou 10 km a norte) posso adiantar que aqui excepto quando existe vento Sueste está sempre mais +5ºC devido á ausência de brisa maritima !!

Portanto nesta altura deve estar aqui uns 35º C:hehe::hehe::hehe:



OPINIÂO: Na minha opinião pessoal acho que terei um verão bastante prolongado este ano e um Outono morno até final de Novembro e precipitação na média no Algarve, e depois de Dezembro a março ... será frio a seco.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
As previsões deste site: http://www.lameteo.org/saison/saison6.html teremos de Outubro a Dezembro muita chuva, já o mês de Dezembro é curioso porque coloca chuva acima da média desde de Portugal à Grécia em todo o Mediterrâneo.

Já este http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images3/euPrecMon.gif o cenário é assustador porque coloca um Novembro com redução cerca de 50% no Sul espero que seja engano.:( Para não falar de quase todos os meses terem precipitação abaixo da média.

Algarvio o primeiro site é o pior site que podes consultar ... ou se quiseres o melhor se trocares tudo o que eles escrevem ... pois raramente acertam um unico mês !!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Não sou a pessoa mais indicada para fazer previsões a longo prazo, pois não tenho qualquer formação na área, mas olhando para os modelos e para o padrão de outros anos concordo com o Aurélio, penso que teremos no Algarve um Outono morno e com precipitação dentro da média, seguindo-se um Inverno seco e com temperaturas na média ou um pouco abaixo da média, em especial em Dezembro e Janeiro. Com este cenário, será necessário uma Primavera chuvosa e dois ou três episódios de precipitação torrencial no Outono para que o próximo ano hidrológico consiga ter valores de precipitação dentro da média das estações.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Quem me dera que todos os Invernos fossem como o último,mas tal não é possível... Há que entender que Portugal tanto pode ter Invernos chuvosos,como termos um INverno de muito pouca chuva,e entrarmos em seca..É normal,sempre foi assim,e sempre será assim.Bom é que se saiba aproveitar bem a água que cai nos anos de maior precipitação,porque num ano de precipitação bem acima da média,bem aproveitada teremos água suficiente nas barragens para anos seguintes mais criticos de precipitação.
Sobre as previsões a longuissimo prazo,acredito nas previsões para a Europa toda,em termos médios,ou talvez para a europa Ocidental..
Agora para um pais especifico como Portugal,não acredito muito!