Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,265
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
O inverno...talvez seja como o de 2005...seguindo o principio da NAO+:unsure:

o inverno ate que pode ser mais seco que o normal,mas serã muito mas muito dificil pior que 2005 ou igual e tu deves saber porque ;)[/QUOTE]

Mas achas que não será tão seco ou que não será tão frio como 2005, ou as 2 coisas??

É verdade que o comportamento da superfície de gelo num pólo e no outro se encontram desfasadas de 6 meses, mas eu desconfio que a razão de o inverno passado ter sido frio e chuvoso (algo raro) se possa dever a uma maior circulação atmosférica entre o pólo norte e o equador, de forma a enviar frio e depressoes para latitudes mais baixas, enquanto no pólo norte sobem temperaturas. Talvez a NAO+ impeça que tal aconteça, com bloqueios, mas tenho esperança de que haja ainda alguma inércia neste sistema global, nomeadamente quando nos referimos à passagem de el niño para la niña.. Normalmente demora-se algum tempo a fazer-se sentir esses efeitos por estas bandas, sendo mesmo considerados efeitos quase secundários.

A verdade é que nunca foi considerado um padrão tal, que constatasse as temperaturas verificadas na rússia durante tanto tempo seguido! Daí que eu torça o nariz no sentido de prever seja o que for para este outono/inverno! Entendo as razões lançadas pelo Stormy mas, não deixa de ser um padrão muito pouco testemunhado aquele que está ocorrendo na rússia!
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,265
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Há uma coisa que não entendo muito bem, se alguém me conseguir explicar:

Sabemos que há um limite no diferencial de pressão entre as latitudes islandia/gronelandia-açores/gibraltar, a partir do qual podemos dizer que estamos sob influência de um NAO positivo ou negativo. O que eu pergunto, é o seguinte: este diferencial definido é o mesmo para todos os meses do ano?? É que é normal termos maior incidência anticiclonica em Portugal no verão, certo?
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
o inverno ate que pode ser mais seco que o normal,mas serã muito mas muito dificil pior que 2005 ou igual e tu deves saber porque ;)

Mas achas que não será tão seco ou que não será tão frio como 2005, ou as 2 coisas??

acho que não será tão seco..acho muito pouco provavel mesmo com NAO+ alguma precipitação a mais que 2005 vai cair com certeza
quanto ao frio talvez va ser um inverno mais frio..mas é apenas o que eu acho atenção:thumbsup:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,265
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
No fundo, no fundo o que a maioria de nós desejava era que fosse um inverno como o passado!! :D

Mas pronto, foi excepção, será talvez um inverno seco, mas mais chuvoso que 2005, e com frio, o que já não é mau de todo! Mas não vou falar de preferências, pois o tópico é para previsões discutidas mas fundamentadas.. :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Há uma coisa que não entendo muito bem, se alguém me conseguir explicar:

Sabemos que há um limite no diferencial de pressão entre as latitudes islandia/gronelandia-açores/gibraltar, a partir do qual podemos dizer que estamos sob influência de um NAO positivo ou negativo. O que eu pergunto, é o seguinte: este diferencial definido é o mesmo para todos os meses do ano?? É que é normal termos maior incidência anticiclonica em Portugal no verão, certo?

Não sei se apenas calculam a diferença de pressão entre esses dois extremos, ou se têm um valor médio de diferencial, e depois usam a diferença ....
Parece-me que deverá ser simplesmente a diferença de pressão ..... e não o desvio positivo/negativo em relação á média !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em Portugal é muito mais complicado acertar nas previsões sazonais no Verão do que no Inverno, isto porque os centros de acção que regem o nosso Verão são de muito pequena dimensão e grande imponderabilidade, como cut-offs ou a depressão térmica, muito difíceis de ver num modelo de previsão sazonal. Por isso as previsões para o Verão são uma lotaria. No Inverno nem tanto, o ano passado os modelos até se portaram relativamente bem.

Em Portugal é especialmente complicado, mas como referi anteriormente, é mesmo a Europa toda mais complicado devido à influência bem menos marcada do NAO no Verão (pelo que li, não sei se é mesmo isso) e suponho que também os EUA, mais a costa leste, no geral em menor escala, dada a proximidade do Pacífico e do Enso.

Essa realidade existe mesmo no curto prazo, e não apenas nos de longo prazo. Se observarmos com atenção a verificação dos modelos, vemos como eles no Hemisfério norte erram mais no verão do que inverno. No 1º gráfico (hemisfério norte) são bem visíveis as curvas sazonais Inverno/Verão com os modelos mais acertados no Inverno e mais errados no verão mesmo em previsões de apenas 5 dias:

80375654.jpg



Como no hemisfério sul esse comportamento não é tão visível, a explicação poderá ser haver mais terra a norte, ou então ser mesmo a Euroásia que tem tanto erro no Verão que afecta todo o hemisfério norte a nível de conjunto, mas para isso precisaria de ver erros por regiões e não apenas por hemisfério, informação que não encontrei.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,265
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Não sei se apenas calculam a diferença de pressão entre esses dois extremos, ou se têm um valor médio de diferencial, e depois usam a diferença ....
Parece-me que deverá ser simplesmente a diferença de pressão ..... e não o desvio positivo/negativo em relação á média !!

Então isso significaria que podemos ter NAO+ este Inverno, e contudo, ter a mesma média de pressão atmosférica em Portugal! Basta para tal, que na Islândia/Gronelândia a pressão atmosférica média baixe por exemplo 10mbar.

Talvez não me esteja a fazer entender, o que digo é que a diferença de pressão não diz tudo, é relativo, pois pode significar que tenhamos a mesma pressão média que no Inverno passado aqui em Portugal, certo?:unsure:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,485
Local
Alcochete/Lisboa
A questão é a diferença de pressões.. Embora o índice NAO que aparece p.ex no site da NOAA até penso que não seja PNMM, mas sim cálculos com o geopotencial aos 500hPa, o que mostra mais as zonas de tempestades, e de calmas..
Serão anomalias disso.

É verdade o que disseste penso eu, em teoria, mas não na prática, penso que dificilmente poderia acontecer termos esses desvios tão intensos no mesmo sentido ao mesmo tempo nas 2 zonas de acção..


PS: http://www.cpc.ncep.noaa.gov/data/teledoc/telepatcalc.shtml
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Depois do choque inicial, as previsões estão a ficar mais amigáveis. Suponho que esteja já a entrar aqui a pobre/ausente época de ciclones tropicais de 2010. Cálculo efectuado com o input de 10 de agosto.

euprecprobsea.gif


eut2mprobsea.gif
 

zenuno

Cirrus
Registo
24 Ago 2010
Mensagens
10
Local
coimbra
Bom dia!
Eu não percebo nada da vossa terminologia e peço desculpa por me intrometer, mas sou muito interessado nestes assuntos e até meio obsessivo quando chega o verão porque detesto calor, por isso espero que não se incomodem que eu ponha uma ou outra perguntita leiga de vez em quando. Mas não se preocupem porque estou aqui mais para ler do que para escrever.
Quando vem o tempo mais fresco? Obrigado desde já!
 

RMO

Cirrus
Registo
27 Out 2009
Mensagens
22
Local
Lisboa
zenuno ia fazer exactamente a mesma pergunta! LOL
Já tive o meu quantum de sol e calor este ano... Por demasiado tempo até, e estou ansioso para que as temperaturas baixem. Com as máximas acima dos 30ºC que têm marcado o Verão, máximas de 25ºC já seriam uma bênção!
Quando se prevê uma descida para uns 25ºC? Fim de Setembro? Meio de Outubro? Já não digo abaixo de 20ºC porque já se está a ver que em Lisboa só em Novembro... :/ Longa espera ainda...
 

zenuno

Cirrus
Registo
24 Ago 2010
Mensagens
10
Local
coimbra
Aqui pelo inferno da lusa-atenas so devemos ter temperaturas civilizadas em Novembro. O ano passado lembro-me que a 28 de outubro estavam 28 graus. Isto gera um enorme cansaço porque o periodo de altas temperaturas dura muito tempo. A malta gosta muito de calor, mas faz mal . Venha o frio e a chuva é só o que espero.
 

RMO

Cirrus
Registo
27 Out 2009
Mensagens
22
Local
Lisboa
Pois, lembro-me bem de no ano passado nos finais de Outubro estarem calores de Verão, aliás, todo o mês de Outubro foi quente e seco. Já desesperava, é realmente física e mentalmente cansativo tanto calor durante tanto tempo.
 

zenuno

Cirrus
Registo
24 Ago 2010
Mensagens
10
Local
coimbra
Mário,
Acertar é certamente dificil, mas para um stressado com o calor como eu qualquer réstia de esperança permite aguentar o verão que parece arrastar-se indefinidamente. Compreensão para com os que sofrem.;)