Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu conheço a Climat e duvido que ela o que disse esteja enganada ou esteja a inventar. Ela admitiu que os mapas que o Vince mostrou na previsão para o Verão estavam correctos, ela quando faz a previsão não se baseia-se só no ECMWF, faz uma conjunção de muitos dados e depois faz a previsão sazonal tal como ela fez a previsão sazonal de Verão de 2010, que até não fugiu muito dela. Não estou a defender-la que ela sabe bem defender-se sozinha.

Se esses mapas do ECM indicam um Inverno seco e ameno, então quem desconfia sou eu desses mapas. :D E acho muito estranho esses mapas serem publicados e de acesso ao público tenho muitas reservas quanto a isso. Mas esses mapas são giros. Quando a esmola é muita, o pobre desconfia. :rolleyes: Se o Inverno é seco, por norma, é mais frio que o normal, aí mostra temperaturas acima da média, muito estranho mesmo, o Inverno de 2004/2005 foi seco e fez bastante frio, até na 1ª semana de Março foi gélida. :cold:

Até a AEMET tem uma previsão contrária ao ECM que engraçado, diz que o Outono vai ser mais seco a Sudoeste peninsular, coisa que o ECM coloca chuvoso. :D

Só falta a previsão do Joe Bastardi que o ano passado acertou em cheio no Inverno. :D

El Nino é sinónimo de seca em Portugal mais do que a La nina. Em anos de El nino só o 1997/1998 é que foi chuvoso a maioria foi seco. Já a La Nina é muito mais indefenida mas tem tendência a ocorrer mais precipitação do que quando estamos em El nino.

Anos com El Nino:
1982/83: Precipitação inferior à média
1987/1988: Precipitação inferior à média
1991/1992: Precipitação inferior à média
1992/1993: Precipitação inferior à média
1994/1995: Precipitação inferior à média
1997/1998: Precipitação superior à média
2002/2003: Precipitação próximo da média
2004/2005: Precipitação inferior à média (Pior seca)
2009/2010: Precipitação próximo da média

Anos com La Nina
1988/1989: Precipitação inferior à média
1989/1990: Precipitação superior à média
1995/1996: Precipitação superior à média
1998/1999: Precipitação inferior à média
1999/2000: Precipitação inferior à média
2000/2001: Precipitação superior à média
2007/2008: Precipitação inferior à média

Dados retirados do Snirh em relação à precipitação.
Eu apenas referi que as previsões são diferentes, não sei quem está errado, nem sei se alguém o está. Já deu para perceber que a Climat tem acesso a informações privilegiadas, e até acredito no que ela disse. As previsões sazonais estão em constante mudança, quando ainda estamos a tão larga distância, e ela pode ter acesso a simulações diárias, enquanto que o site italiano só tem acesso a actualizações mensais, que mais não são que a média de várias simulações diárias. A tendência dos últimos dias, como ela referiu, põe ter-se vindo a afastar da previsão inicial, seca, para um cenário mais humido, e tal não foi ainda reflectído na média das últimas saídas. É uma hipótese.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu apenas referi que as previsões são diferentes, não sei quem está errado, nem sei se alguém o está. Já deu para perceber que a Climat tem acesso a informações privilegiadas, e até acredito no que ela disse. As previsões sazonais estão em constante mudança, quando ainda estamos a tão larga distância, e ela pode ter acesso a simulações diárias, enquanto que o site italiano só tem acesso a actualizações mensais, que mais não são que a média de várias simulações diárias. A tendência dos últimos dias, como ela referiu, põe ter-se vindo a afastar da previsão inicial, seca, para um cenário mais humido, e tal não foi ainda reflectído na média das últimas saídas. É uma hipótese.

Hoje é dia 27 Setembro e dentro de 15 dias começam a surgir as proximas actualizações e essas para mim já têm muito mais importância do que as do Setembro que muitas das vezes encontram-se ainda longe da realidade.
As previsões que surgem em Outubro geralmente reflectem muito mais a realidade daquilo que pode vir a acontecer !!!
Neste momento o que me parece certo é que este mês de Outubro reflecte uma forte tendencia para NAO+, e antes agora que mais tarde !!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Hoje é dia 27 Setembro e dentro de 15 dias começam a surgir as proximas actualizações e essas para mim já têm muito mais importância do que as do Setembro que muitas das vezes encontram-se ainda longe da realidade.
As previsões que surgem em Outubro geralmente reflectem muito mais a realidade daquilo que pode vir a acontecer !!!
Neste momento o que me parece certo é que este mês de Outubro reflecte uma forte tendencia para NAO+, e antes agora que mais tarde !!

Sim, isto sem qualquer tipo de previsão "bruxaria", e sem nada muito concreto, mas apenas empiricamente, é raro haver períodos demasiado longos de padrão totalmente anticiclónico, ou totalmente tempestuoso, na nossa região.
Claro que há excepções, anos de seca, ou anos com chuva muito acima da média, mas mesmo esses anos muito chuvosos ou de seca, maior parte nem serão propriamente persistência muito longa de um padrão, mas sim o timing dele, (essencialmente o padrão nos meses de Inverno) dentro das oscilações relativamente frequentes que há.

Daí, sem pensar em meses concretos, e previsões sazonais em si, também penso um pouco como tu, dada esta relativa frequência de variações de padrão estável para instável, que costumam durar alguns meses, prefiro sem dúvida ver um padrão seco e estável logo agora no início do Outono, pois a não ser num caso anormal de bloqueio muito mais longo que o normal, o padrão mais tarde ou mais cedo "vira", e assim ainda vai bem a tempo no pico do Inverno.
Já o oposto também penso ter visto várias vezes, que é começar o Outono muito promissor, com padrão húmido instalado, e por isso mesmo, ainda causar a desilusão de no pico do Inverno, se instalar padrão anticiclónico duradouro. Provavelmente, alguns dos anos mais secos terão sido assim?

Exactamente o mesmo digo em relação não ao seco/húmido, mas frio/quente, isto no sentido de para Inverno frio ser Este, e ameno ser Oeste, em termos de circulação dominante.
Aliás, até foi mais isto que reparei, que não me costumo muito importar de ver padrões de Oeste sem frio nenhum até Novembro/Dezembro, pois em princípio, num ano normal, mais tarde ou mais cedo há de mudar para um padrão mais de Este, e se assim for, as chances de ser no pico de frio são maiores.

Mas claro, isto é tudo puramente empírico, e generalista, muito longe das previsões sazonais propriamente ditas.

E há anos de padrões persistentes muito acima do normal.
O último ano é um exemplo disso, de persistência de padrões em vários sectores envolventes a Portugal, num Inverno de total excepção! Mas que ainda assim.. Começou com meio Outono muito seco, e com 1/2 meses de total desespero de todos nós até meados de Novembro!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Não sei se já repararam, mas já se nota que o jet anda a descer de latitude....e as baixas Atlanticas andam a ficar bem fortes...á medida que o AA se retrai para sul.

Estamos agora numa NAO+/neutra, cenario que vai ser preponderante na genese daquele cavado profundo, com vorticidade embebida, neste sabado...
Para o outro fim de semana o padrão é outro, calor e fluxo de E/SE, associado á chegada de uma crista anticiclonica...num padrão ciclico tipico das NAO+ e tambem anunciante da chegada da estação humida.

Como já tinha dito espero um outono normal a humido, com NAO+ ou neutra, a que se seguirá um periodo de NAO+, mais frio e seco, entre Janeiro e Março.

Para já estou a gostar de ver uma zonal tão forte e estavel....se assim se mantiver talvez tenhamos de rever em "alta" as previsões para o Inverno...:rolleyes:
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Não sei se já repararam, mas já se nota que o jet anda a descer de latitude....e as baixas Atlanticas andam a ficar bem fortes...á medida que o AA se retrai para sul.

Estamos agora numa NAO+/neutra, cenario que vai ser preponderante na genese daquele cavado profundo, com vorticidade embebida, neste sabado...
Para o outro fim de semana o padrão é outro, calor e fluxo de E/SE, associado á chegada de uma crista anticiclonica...num padrão ciclico tipico das NAO+ e tambem anunciante da chegada da estação humida.

Como já tinha dito espero um outono normal a humido, com NAO+ ou neutra, a que se seguirá um periodo de NAO+, mais frio e seco, entre Janeiro e Março.

Para já estou a gostar de ver uma zonal tão forte e estavel....se assim se mantiver talvez tenhamos de rever em "alta" as previsões para o Inverno...:rolleyes:


Stormmy:
Para já estou a gostar de ver uma zonal tão forte e estavel....se assim se mantiver talvez tenhamos de rever em "alta" as previsões para o Inverno..

desculpa a ignorancia mas a nivel pratico o que signfica ver um zonal tão forte e estavel????
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Stormmy:
Para já estou a gostar de ver uma zonal tão forte e estavel....se assim se mantiver talvez tenhamos de rever em "alta" as previsões para o Inverno..

desculpa a ignorancia mas a nivel pratico o que signfica ver um zonal tão forte e estavel????

Basicamente, ao contrario do ano passado, estamos com um fluxo zonal continuo, e não uma mixordia anormal em que todo o HN estava no inverno passado num corropio entre as entradas polares e as tropicais.
Este ano está tudo mais calmo... com os padrões macrosinopticos mais regulares..
Se assim se mantiver, com a descida do jet para os 37-40ºN no inverno, pode ser que tenhemos um inverno normal, mas sem toda a instabilidade e trocas energeticas entre o polo e os tropicos, que ocorreu no ano hidrologico passado e que resultaram em fenomenos violentos mais frequentes que o normal.

Ps: como todos os meteoloucos eu adorei o inverno passado...lol..
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Basicamente, ao contrario do ano passado, estamos com um fluxo zonal continuo, e não uma mixordia anormal em que todo o HN estava no inverno passado num corropio entre as entradas polares e as tropicais.
Este ano está tudo mais calmo... com os padrões macrosinopticos mais regulares..
Se assim se mantiver, com a descida do jet para os 37-40ºN no inverno, pode ser que tenhemos um inverno normal, mas sem toda a instabilidade e trocas energeticas entre o polo e os tropicos, que ocorreu no ano hidrologico passado e que resultaram em fenomenos violentos mais frequentes que o normal.

Ps: como todos os meteoloucos eu adorei o inverno passado...lol..


pelo q li aqui neste topico preve-se um inverno bastante frio essa tua analise vai de acordo com essa previsão??mais frio e menos instablidade???
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
pelo q li aqui neste topico preve-se um inverno bastante frio essa tua analise vai de acordo com essa previsão??mais frio e menos instablidade???

Não, este inverno vai ter uma anomalia global proxima á neutralidade, embora janeiro e fevereiro, principalmente esses meses, possam ser um pouco mais frios que a norma...especialmente nas minimas.
A nivel de precipitação espero um inverno normal a ligeiramente seco e um periodo out-mar normal, especialmente no centro e sul;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Basicamente, ao contrario do ano passado, estamos com um fluxo zonal continuo, e não uma mixordia anormal em que todo o HN estava no inverno passado num corropio entre as entradas polares e as tropicais.
Este ano está tudo mais calmo... com os padrões macrosinopticos mais regulares..
Se assim se mantiver, com a descida do jet para os 37-40ºN no inverno, pode ser que tenhemos um inverno normal, mas sem toda a instabilidade e trocas energeticas entre o polo e os tropicos, que ocorreu no ano hidrologico passado e que resultaram em fenomenos violentos mais frequentes que o normal.

Ps: como todos os meteoloucos eu adorei o inverno passado...lol..

O ano passado tivemos NAO+/neutro entre meados de Outubro e meados de Dezembro. Foi um Outono chatíssimo, a animação só começou com a entrada fria de 12 de Dezembro.
Mas gosto bastante de NAO+ no Outono, muitas vezes é a ante-câmara de um bom inverno.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O ano passado tivemos NAO+/neutro entre meados de Outubro e meados de Dezembro. Foi um Outono chatíssimo, a animação só começou com a entrada fria de 12 de Dezembro.
Mas gosto bastante de NAO+ no Outono, muitas vezes é a ante-câmara de um bom inverno.

Ai isso é que te enganas...tivemos muita instabilidade a nivel do comportamento da zonal logo a partir de outubro...primeiro com uma NAO+ e depois com uma situação de intensas trocas energeticas entre os tropicos e o polo que se reflectiam na ocorrencia de muitos cavados/TUTT´s e um AA com posicionamento irregular....a chuva chegou em força ao Norte em finais de outubro e ao extremo sul somente 1 mês e pouco depois ;)
A instabilidade tem vindo a diminuir desde maio ( o padrão deste verão foi um pouco atipico devido a essa mesma instabilidade)...finalmente desde há uns dias que se nota nos modelos uma tendencia de médio prazo para meter uma zonal forte, com fortes baixas no atlantico e um AA fraco a moderado..uma NAO neutra ou ligeiramente positiva mas uma circulação atmosferica crescentemente mais estavel...
Mesmo assim, hadias, tivemos situações de cavados a atingir os 20ºN ao largo do W Africano...mas algo já muito mais aceitavel que a barbaridade do ano passado..;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ai isso é que te enganas...tivemos muita instabilidade a nivel do comportamento da zonal logo a partir de outubro...primeiro com uma NAO+ e depois com uma situação de intensas trocas energeticas entre os tropicos e o polo que se reflectiam na ocorrencia de muitos cavados/TUTT´s e um AA com posicionamento irregular....a chuva chegou em força ao Norte em finais de outubro e ao extremo sul somente 1 mês e pouco depois ;)
A instabilidade tem vindo a diminuir desde maio ( o padrão deste verão foi um pouco atipico devido a essa mesma instabilidade)...finalmente desde há uns dias que se nota nos modelos uma tendencia de médio prazo para meter uma zonal forte, com fortes baixas no atlantico e um AA fraco a moderado..uma NAO neutra ou ligeiramente positiva mas uma circulação atmosferica crescentemente mais estavel...
Mesmo assim, hadias, tivemos situações de cavados a atingir os 20ºN ao largo do W Africano...mas algo já muito mais aceitavel que a barbaridade do ano passado..;)

A partir do final de Outubro até à entrada fria de Dezembro, foi sempre padrão de circulação zonal, com NAO positiva:

Final de Outubro, últimos dias com NAO-:

gfs200910291206.png


Em Novembro instala-se anticiclone dos Açores, depressão no Atlântico norte. De 5 em 5 dias:

gfs200911041206.png


Aqui ainda um pouco de circulação meridiana no Atlântico, mas tímida:

gfs200911081206.png


E depois foi um nunca mais acabar...

gfs200911131206.png


gfs200911191206.png


gfs200911251206.png


Noroestada fria no fim de Novembro, mas sempre com NAO+:

gfs200911301206.png


E continua para Dezembro:

gfs200912051206.png


E pára com a entrada fria:

gfs200912111206.png


O padrão dos próximos dias é semelhante ao de Novembro do ano passado.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Não estão a discutir coisas diferentes?? :p

Pelo que me lembro, o Outono foi aborrecido até meados de Novembro, não de Dezembro..
Realmente lembro-me dos constantes lamentos que todos fizemos, e pragas que rogámos ao AA até essa altura.

Até aí tivemos sempre crista de AA, mas subitamente mudou e tivemos imensas frentes e chuva logo em meados de Novembro, aí começou a animação. Mas com tempo morno. Relembro um dia acima dos 100mm no Porto em Novembro.

Em Dezembro continuou a animação, mas mais surpreendente, no jogo entre constante instabilidade misturada com frio anormal para esse tipo de tempo. P.ex. dias de chuva com máximas pouco acima dos 5º em Lisboa.

Estou correcto?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não estão a discutir coisas diferentes?? :p

Pelo que me lembro, o Outono foi aborrecido até meados de Novembro, não de Dezembro..
Até aí tivemos sempre crista de AA, mas subitamente mudou e tivemos imensas frentes e chuva logo em meados de Novembro, aí começou a animação. Mas com tempo morno.
Em Dezembro começou a animação mais surpreendente, no jogo entre constante instabilidade misturada com frio anormal para esse tipo de tempo. P.ex. dias de chuva com máximas pouco acima dos 5º em Lisboa.

Estou correcto?

Mas as frentes que nos atingiram em Novembro eram extremidades de sistemas frontais que se formavam por acção das depressões no Atlântico norte, tanto que nem atingiam o sul do país. Foi um cenário claro de NAO+, com poucas ou nenhumas trocas energéticas entre pólo e trópicos. No mês de outubro isso aconteceu, mas em Novembro e início de Dezembro tivemos zonal pura, tal como muito provavelmente teremos na primeira quinzena de outubro deste ano. O que eu quis mostrar foi que o facto de termos um cenário, digamos que normal, com circulação oeste-este, em nada afecta as possibilidades de termos um inverno interessante. Pelo contrário, até acho que pode ajudar, mantendo o frio armazenado no pólo, e dissipando rapidamente a muita energia que ainda existe nos trópicos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Não estão a discutir coisas diferentes?? :p

Pelo que me lembro, o Outono foi aborrecido até meados de Novembro, não de Dezembro..
Realmente lembro-me dos constantes lamentos que todos fizemos, e pragas que rogámos ao AA até essa altura.

Até aí tivemos sempre crista de AA, mas subitamente mudou e tivemos imensas frentes e chuva logo em meados de Novembro, aí começou a animação. Mas com tempo morno. Relembro um dia acima dos 100mm no Porto em Novembro.

Em Dezembro continuou a animação, mas mais surpreendente, no jogo entre constante instabilidade misturada com frio anormal para esse tipo de tempo. P.ex. dias de chuva com máximas pouco acima dos 5º em Lisboa.

Estou correcto?

Tal como disse o David só mesmo em meados de Dezembro. :D

Só o Norte e Centro em Novembro. No Algarve, só mesmo a partir de 20 de Dezembro é que começou a chover no Algarve, o Outono foi o mais seco dos últimos 28 anos, e lembro-me de darem na minha cabeça e do Aurélio que só falavámos em seca, todos criticavam a gente.:D