Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
As da NASA ainda em fase experimental também são muito boas e o ano passado acertaram em cheio e este ano não estão muito diferentes do ano passado ...mas claro o ano passado estavam melhores !!

Não me lembrava desses. Mas está tudo muito branco, sem tendência, mais de metade do planeta. Portanto não prevê nada, é como se não existisse.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não me lembrava desses. Mas está tudo muito branco, sem tendência, mais de metade do planeta. Portanto não prevê nada, é como se não existisse.

Eu sei este modelo é um bocado estranho como o IRI, são ambos que parecem ter tendencias a mostrar sempre nos mesmos sitios para o bem ou para o mal (chuva ou seca) e particularmente este modelo da NASA parece ter advercção pelo continentes pois mostra sempre o sinal no Atlântico, mas o Z500 já dá para ver bem .... e além disso para mim precipitação acima da média a Oeste é o mesmo que estar aqui em cima :D
Seja como for apesar de cenários mais optimistas ou mais pessimistas dos modelos o facto é que acho o cenário deste Inverno ainda muito indefinido apesar da atmosfera estar a querer mostrar um cenário de mudança de padrão ainda algo pouco consistente mas a ver vamos:hehe: ....
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Eu sei este modelo é um bocado estranho como o IRI, são ambos que parecem ter tendencias a mostrar sempre nos mesmos sitios para o bem ou para o mal (chuva ou seca) e particularmente este modelo da NASA parece ter advercção pelo continentes pois mostra sempre o sinal no Atlântico, mas o Z500 já dá para ver bem .... e além disso para mim precipitação acima da média a Oeste é o mesmo que estar aqui em cima :D
Seja como for apesar de cenários mais optimistas ou mais pessimistas dos modelos o facto é que acho o cenário deste Inverno ainda muito indefinido apesar da atmosfera estar a querer mostrar um cenário de mudança de padrão ainda algo pouco consistente mas a ver vamos:hehe: ....

Aliás, o ECM mostra chuva a SW do continente (Madeira /Canárias) das duas coisas uma: A chuva chega cá ao sul ou então as depressões passam tanto a sul que não afecta nada. Mas duvido que aquela mancha de precipitação na Madeira acima da média não represente nada aqui para o continente. Mas isso, é uma mera especulação. :rolleyes:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
http://www.weatheraction.com/docs/WANews10No37.pdf

Winter Dec to Feb inclusive in Britain and Europe will be exceptionally cold and snowy – like hell frozen over at times - with much of England, Germany, Benelux and N France suffering one of the coldest winters for over 100 years. It is expected that two of the three months Dec, Jan & Feb are likely to be in the three coldest for a 100 years.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
http://www.weatheraction.com/docs/WANews10No37.pdf
Winter Dec to Feb inclusive in Britain and Europe will be exceptionally cold and snowy – like hell frozen over at times - with much of England, Germany, Benelux and N France suffering one of the coldest winters for over 100 years. It is expected that two of the three months Dec, Jan & Feb are likely to be in the three coldest for a 100 years.


Quais são as diferenças entre estes dois homens, ambos com ares de visionários, vestindo de azul ?


72122447.gif
51603053.gif



Diferenças
Diferenças certamente haverá muitas, não tenho qualquer dúvida que Piers Corbyn perceba muito mais disto (clima e meteo) do que o Professor Mambo. Com toda a sinceridade, digo que acredito que perceba muito mais do que eu ou de qualquer outra pessoa por aqui.


Semelhanças
Semelhanças (infelizmente) também há muitas, ambos não divulgam o seu método "cientifico" nem revelam estatísticas/verificação das suas previsões, escondendo épicos falhanços e gabando-se de raros acertos probabilísticos.


E mesmo que daqui a uns meses Piers Corbyn se gabe que tinha razão, o pior Inverno do último século, para mim isso é completamente irrelevante, não acredito em bruxos, eu acredito nas pessoas que me expliquem, verifiquem e demonstrem os seus dados e métodos, a mim e a todos, à ciência. Até Einstein teve que explicar e comprovar a sua sabedoria a todos.

De contrário, é puro lixo. Charlatães oportunistas a manipular o mundo das estatísticas e coincidências é a 2ª mais velha profissão do mundo; depois das prostitutas.

PS: Pessoalmente acho que Janeiro e Fevereiro vão ser bastante frios, e provavelmente secos. Já lá vão uns 5 ou 6 anos desde a última vaga de frio a sério no nosso país. Espero que seja neste Inverno o regresso.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Atendendo às previsões do Bastardi, atendendo às "previsões" de muitos outros que por aí fora vão aparecendo a público, eu também arrisco a minha previsão:

- Vai ser inverno o período compreendido entre 22 de Dezembro e 21 de Março. Teremos Frio, principalmente nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro. A chuva irá aparecer e teremos também alguns períodos mais secos nestes meses.

Entretanto lá para finais de Março eu faço as contas e, se acertar nas minhas previsões, eu venho aqui gabar-me do meu feito. Pode ser que faça carreira na profissão de "acertador" do tempo...;)

Desculpem, mas depois do post humorado do Vince também tenho que meter a minha colherada nisto:rolleyes:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu também vou fazer a minha previsão:

- Janeiro: vamos ter sol, vamos ter chuva, vamos ter vento, vamos ter neve no Norte e Centro; vamos ter periodos mais frios ou outros menos frios;
- Fevereiro: vamos ter sol, vamos ter chuva, vamos ter vento, vamos ter neve no Norte e Centro; vamos ter frio;

A mensagem que divulgo diz tanto como as outras, ou seja, é simplesmente lixo ....

Contudo a critica fácil sem sugerir nada de concreto, também é a apetência especial do povo português, mas contudo apesar de dizerem que está tudo mal, não surgerem medidas concretas, e no caso da politica ainda é mais gritante....

Não existe somente um método de fazer previsões, pois existem pessoas que fazem previsões conhecendo em principio muito pouco da ciência da meteorologia, mas contudo acreditam em factores como o campo magnético terrestre, actividade solar, fases da lua e outras variantes .....

Será que estes senhores merecem que se riam deles, ou entendam que o trabalho deles é lixo apenas porque pensam diferente .... certamente que não, é preciso que se conheça é a forma que essas pessoas que fazem previsão, que eles apresentam a sua forma de fazer previsão, mas jamais deve ser descredibilizada, deve ser compreendida e deve ser feita no final uma critica construtiva em vez da critica fácil, como muitas vezes é muito fácil .....

Eu não entendo alguns comentários trocistas que muitas vezes acontecem aqui neste tópico respeitante ás previsões sazonais, alguns aparentam quase de chamar bruxos ás entidades que fazem estas previsões sem sequer tentar descobrir quais os métodos que estas entidades se regem, simplesmente dizendo é impossivel prever o tempo que fará dentro de 2/3 meses .....

Eu acho que o tempo é como uma equipa de futebol, quando existem bons ingredientes (jogadores) na atmosfera (equipa), os resultados aparecem mais cedo ou mais tarde, depois de serem bem trabalhados, e claro havendo um bom treinador (modelo ou forma de previsão) o resultado irá aparecer, mas claro algumas derrotas (falhas na previsão) aparecerão sempre .....

Deixem a critica fácil, aceitem as coisas como são e façam uma critica cosntrutiva, mas jamais gozem com o trabalho dos outros ....

Afinal de contas que fazemos nós neste forum, não sabemos já que vai fazer frio, chuva, vento, sol, neve, trovoada ... ou será que aquilo que nos move é saber o mais além, tentar aprender mais, conhecer algo novo todos os dias, estar sempre a aprender, tentar compreender como se move a atmosfera, quais os sinais que aparenta, como será o Outono, o Inverno, a Primavera, o Verão ... porque afinal de contas qual o interesse de saber o que vai estar dentro de 1/2 dias, fiabilidade total dos modelos, isso não me interessa nem devia interessar a voçês, porque acho que aqui a maioria já sabe que um circulo á volta da lua ou sol, quer dizer que provavelemente no dia a seguir estará a chover bem como outros sinais que são dados pela natureza e que ninguém liga, emigração(imigração/migração) das aves, as formiguinhas trabalhadores, e outros sinais que os animais possam dar ....

Porquê desprezar tantos sinais que são dados???
A ciência meterológica existe há se calhar 200 anos nos máximos, mas a sabedoria popular (uns mais correctos do que outros) existem á milhares de anos ....

bem já disse o que tinha a dizer, espero que reflictam isto se tiverem coração :p
 

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
Concordo com o Aurélio.

Acho que não se deve fazer qualquer espécie de comentário ainda mais se trocista, quando não se conhece a matéria que está a ser abordada.

Vou dar 2 exemplos que agora me ocorrem mas que nada têm a ver com a meteorologia ou climatologia, mas que ilustram o que eu penso:

1º A maioria da população acreditava que a Terra era plana no entanto....
2º Tive 5.5 dioptrias de miopia e 2.0 de astigmatismo em cada olho. O que a maioria da classe médica me disse e o senso comum foi: usas óculos que isso nao tem cura. Hoje tenho 3.25 dioptrias no OD e 3.75 no OE de miopia. O astigmatismo está em 1.5 dioptrias. Porquê? Porque comecei a fazer determinaod tipo de exercicios!

e poderia continuar a dar exemplos daquilo que hoje parece irrefutável e que a maioria da população acredita e que afinal não é o mais correcto! Desculpem a expressão mas não gosto de ir atrás do rebanho só pk a maioria pensa de determinada maneira.

No site http://www.weatheraction.com estão presentes os principios basicos da SLWT. Quem tiver curiosidade que dê um salto por lá.

Não digo que esta técnica seja superior aos modelo actuais, mas o que sei é k nos ultimos anos tem dado mais frutos
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
No site http://www.weatheraction.com estão presentes os principios basicos da SLWT. Quem tiver curiosidade que dê um salto por lá.
Já vi e continuo na mesma...muita publicidade a supostas previsões acertadas mas tudo o resto é pago.

Não é o facto de se pagar que se critica mas o facto de não se divulgar o método onde se assenta essas previsões.
Assim como se critica quase ferozmente certos sítios de previsão que aqui vão sendo colocados, também neste caso a crítica poderá ser entendida numa análise mais realista.

Tenho à minha frente o almanaque de 2010. O que leio é isto:
- 28 Novembro, lua em quarto minguante; previsão de "Humidade"...
Eu digo que acertou em cheio pois ela não falta por aqui.
- 05 Dezembro, lua nova; previsão de "Bom tempo"...~
Parece que não pois teremos aqui em cima uma depressão mais ou menos estacionária com chuva e vento. O bom tempo andará noutras paragens.
- 13 Dezembro, lua em quarto crescente; previsão de "Chuva com vento"...
Aqui "aposto" que houve uma troca com a lua de dia 5. Na volta o bom tempo virá no dia 13 e no dia 5 chuva com vento.
E costuma acertar numa coisa: nas mudanças de lua temos as principais mudanças da dinâmica da atmosfera (sei que é polémico este aspecto mas não tem a haver com o almanaque).

O almanaque vai acertando, umas em cheio, outras ao lado. Eu olho para ele não como um "previsionário" mas apenas com a necessária lucidez para o considerar um dos primeiros passos no sentido de prever e orientar os antigos nas artes de lidar com a agricultura. Na falta de previsões, a experiência da chegada de chuva, de sol, etc, etc, foi sendo consolidada ao longo do tempo neste anuário perpétuo.
Sabemos hoje que há ciclos meteorológicos. Pois estes mesmos ciclos foram sendo observados ao longo do tempo. E se anos há em que o almanaque aponta para tempo mais seco, anos há em que aponta para anos mais húmidos, quentes, frios, etc.

O problema é a validade destas previsões à luz da experiência científica dos nossos dias. Assim como se aponta às previsões do almanaque grandes falhas, provindas do senso comum e sem componente científica, também o mesmo se pode apontar aos redatores do weatheraction - qual a componente científica que os leva a fazer tais previsões? Penso que é justo perguntar isto...sem essa resposta temos o direito a questionar fortemente as previsões feitas por eles.;)


P.S.: E sim, por vezes guio-me pelo almanaque para marcar férias na primavera com meses de antecedência - e até surpreendentemente tenho acertado em cheio neste período; nos outros períodos já não me fio tanto...:p
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Nos tempos actuais, todos os dias as pessoas são atacadas por "informação" da televisão, rádio, jornais; onde são referidos "cientistas", "comissões de sábios", "peritos intergovernamentais" e outras sumidades de organizações internacionais, afirmando que, em 2012 não vai haver gelo no Árctico, em 2015 não vai haver ursos por causa do calor, em 2016 Portugal e Espanha vão ser desertos porque não vai chover mais, em 2100 a temperatura vai estar cinco graus mais elevada que agora, em 2200 o planeta vai ter 7.000 biliões de habitantes, os carros vão funcionar a electricidade e hidrogénio, as energias vão ser limpas e baratas e as árvores vão dar mel em vez de resina.

Perante isto, o "Joe Average" começa a acreditar que as artes da adivinhação são o mesmo que a ciência e, na minha perspectiva, ninguém pode criticar o "Joe Average"; perante o bombardeamento que sofre, já muito faz ele para conseguir manter a sanidade mental, perante tantas luminárias continuamente a dar luz ao universo, ofuscando a inteligência do humilde cidadão.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Nos tempos actuais, todos os dias as pessoas são atacadas por "informação" da televisão, rádio, jornais; onde são referidos "cientistas", "comissões de sábios", "peritos intergovernamentais" e outras sumidades de organizações internacionais, afirmando que, em 2012 não vai haver gelo no Árctico, em 2015 não vai haver ursos por causa do calor, em 2016 Portugal e Espanha vão ser desertos porque não vai chover mais, em 2100 a temperatura vai estar cinco graus mais elevada que agora, em 2200 o planeta vai ter 7.000 biliões de habitantes, os carros vão funcionar a electricidade e hidrogénio, as energias vão ser limpas e baratas e as árvores vão dar mel em vez de resina.

Perante isto, o "Joe Average" começa a acreditar que as artes da adivinhação são o mesmo que a ciência e, na minha perspectiva, ninguém pode criticar o "Joe Average"; perante o bombardeamento que sofre, já muito faz ele para conseguir manter a sanidade mental, perante tantas luminárias continuamente a dar luz ao universo, ofuscando a inteligência do humilde cidadão.

No anos 70 falava-se no Arrefecimento Global. E segundo previsões dessa época, já deveríamos ter viajado para além do nosso sistema solar, ou o petróleo e o alumínio já estariam totalmente esgotados.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Big LOL

este evento ira concerteza trazer dados para o mês de Novembro com uma temperatura media mensal mais baixa que o expectavel e valores de percipitação elevados juntando ao Inverno que tivemos no inicio do ano...a um inicio de primavera com um mês de Março fresco... concerteza que vamos ter um ano de 2010 com uma temperatura media anual mais baixa que nos ultimos anos e com valores de percipitação acima por exemplo dos 1000mm mesmo em Lisboa eehehehe fora outros dados interessantes como dias signficativos de neve em muitas localidades...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Li há dias que este ano haverá uma tendência para NAO- em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, foi num blog inglês sobre clima e previsões sazonais, lamentavelmente não guardei o link. Previam um Inverno mais frio e seco que o normal para o Reino Unido.

Contudo, o NAO negativo não garante que tenhamos um Inverno chuvoso, pois a precipitação pode ir para o Estreito e para Marrocos.