Previsão Sazonal: Outono-Inverno 2011/2012

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
previsões para Fevereiro bastante animadoras a pressão na zona de bloqueio do atlântico acima da media e na penisula abaixo da media o que como consequência daria precipitação acima da media, já faltam poucos dias o que a partida dará bastante credibilidade a esta previsão

glbz200Mon.gif



euPrecMon.gif
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Basicamente o que esperam para este mês é a presença do AA bem como do Anticiclone escandinavo isso forçaria as depressões a baterem no UK e descerem para baixo vindas de Norte ou Nordeste ...
Isso faria com que elas rumassem a Portugal ou ao Mediterrâneo dependendo as forças excercidas por cada anticiclone ......

Recordo que na previsão a 15 dias já esperavam isso para este final de mês e contudo tem sido sempre a adiar e neste até dia 31 nada de previsão de chuva ....
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Basicamente o que esperam para este mês é a presença do AA bem como do Anticiclone escandinavo isso forçaria as depressões a baterem no UK e descerem para baixo vindas de Norte ou Nordeste ...
Isso faria com que elas rumassem a Portugal ou ao Mediterrâneo dependendo as forças excercidas por cada anticiclone ......

Recordo que na previsão a 15 dias já esperavam isso para este final de mês e contudo tem sido sempre a adiar e neste até dia 31 nada de previsão de chuva ....


até pode ter sido sempre a adiar mas estas previsões comparadas com as do principio do mês que era termos um Fevereiro igual a Janeiro e Dezembro são para mim muito boas
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Previsão do ECM32 de hoje, veja-se como para todo o mês, com especial incidência nas 2ª e 3ª semanas, a tendência é de um storm-track bastante a sul, com anticiclone na Gronelândia, acho que o inverno acaba de começar e teremos uma segunda metade (sim, que ainda nem chegámos a meio do inverno) bastante interessante:

500zaweek1bgna12.png


500zaweek2bgna12.png


500zaweek3bgna12.png


500zaweek4bgna12.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
É precisamente esse o padrão que ando á procura:D

Talvez não chegue até dia 20, como afirmei, mas talvez venha mais para finais do mês.
Quanto á primavera, o padrão será uma intensificação desse, com uma area de anomalia positiva do geopot. no NE do Canadá-Gronelandia, outra anomalia positiva a S dos Açores extendendo-se tenuamente para NE, e por fim anomalia positiva no Golfo do México.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Os agricultores mais antigos da minha zona que ainda se guiam por lunários e pela astrologia dizem que a Primavera vai ser húmida. Disseram que o Inverno iria ser seco, e não se enganaram :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É precisamente esse o padrão que ando á procura:D

Talvez não chegue até dia 20, como afirmei, mas talvez venha mais para finais do mês.
Quanto á primavera, o padrão será uma intensificação desse, com uma area de anomalia positiva do geopot. no NE do Canadá-Gronelandia, outra anomalia positiva a S dos Açores extendendo-se tenuamente para NE, e por fim anomalia positiva no Golfo do México.

E lá porque está essas cartas, a mostrar as altas pressões nesse sitio, alguma coisa impede de existir o AA ou outro anticiclone aqui em cima da PI, como é exemplo a carta do GFS das 12h ???

O que tu dizes tem razão de ser .... e tem lógica, mas a atmosfera é bem mais dinâmico do que essa causa efeito .... eu diria que é como uma boa sopa, tem que ter todos os ingredientes, para que se obtenha o sabor ....

Recordo á cerca de um mês falava-se na famosa "Scandy" ... ah e tal vai fazer de barreira e obrigar as depressões a migrarem para sul, se tendo desprezado por completo o AA e depois foi o que se viu ... "Itália aí vou eu .. "

Agora fala-se no bloqueio "Gronelandia/Canadá" forçando o Jet a curvar mais para sul, só que se esquece que desde a parte leste do EUA até Portugal vai um longo caminho e que pode perfeitamente existir um Anticiclone posicionado em cima da PI que pode estragar tudo como mostra hoje o GFS e como mostram um modelos sazonais que mostram um bloqueio aqui na PI, apesar das altas pressões a Norte !!

Oh se tudo fosse tão linear como fazem por vezes parecer crer .... a atmosfera tem muito que se diga !!!

Mas oxalá um dia tu acertes !!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
E lá porque está essas cartas, a mostrar as altas pressões nesse sitio, alguma coisa impede de existir o AA ou outro anticiclone aqui em cima da PI, como é exemplo a carta do GFS das 12h ???

O que tu dizes tem razão de ser .... e tem lógica, mas a atmosfera é bem mais dinâmico do que essa causa efeito .... eu diria que é como uma boa sopa, tem que ter todos os ingredientes, para que se obtenha o sabor ....

Recordo á cerca de um mês falava-se na famosa "Scandy" ... ah e tal vai fazer de barreira e obrigar as depressões a migrarem para sul, se tendo desprezado por completo o AA e depois foi o que se viu ... "Itália aí vou eu .. "

Agora fala-se no bloqueio "Gronelandia/Canadá" forçando o Jet a curvar mais para sul, só que se esquece que desde a parte leste do EUA até Portugal vai um longo caminho e que pode perfeitamente existir um Anticiclone posicionado em cima da PI que pode estragar tudo como mostra hoje o GFS e como mostram um modelos sazonais que mostram um bloqueio aqui na PI, apesar das altas pressões a Norte !!

Oh se tudo fosse tão linear como fazem por vezes parecer crer .... a atmosfera tem muito que se diga !!!

Mas oxalá um dia tu acertes !!

Com estas cartas estamos a comentar um pouco às cegas, mas certamente que é um padrão mais favorável ter um A na Gronelândia do que ter um centro depressionário.

Mas atenção que as cartas apresentadas referem-se ao z500, portanto é diferente daquilo que mostra hoje o GFS, que tem de facto um A na Gronelândia, mas de origem térmica, não sustentado em altura, pelo que não bloqueia nada. Só acima das 300 horas é que há de facto sustentação em altura, e não haja dúvidas que a existirem cartas acima das 400 horas, que tínhamos um cenário de chuvas em Portugal continental.

Para se ver as diferenças entre as duas situações referidas:

Anticiclone na Gronelândia, sem bloqueio, com z500 baixo:

gfs-0-192_dmv5.png


Anticiclone na Gronelândia, com bloqueio, com anomalia positiva do z500:

gfs-0-384_vbj1.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Previsão do NOAA:

10225115_0PZCq.jpeg


A Primavera vai seguir o caminho do Inverno. Abril não me parece de águas mil mas sim de seca mil. :lol:

10226037_pf2lB.jpeg


A partir de Abril vem aí o calorzinho, para irmos para a praia. :D:w00t:


Para nosso bem, espero que a previsão saia ao contrário. :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Com estas cartas estamos a comentar um pouco às cegas, mas certamente que é um padrão mais favorável ter um A na Gronelândia do que ter um centro depressionário.

Mas atenção que as cartas apresentadas referem-se ao z500, portanto é diferente daquilo que mostra hoje o GFS, que tem de facto um A na Gronelândia, mas de origem térmica, não sustentado em altura, pelo que não bloqueia nada. Só acima das 300 horas é que há de facto sustentação em altura, e não haja dúvidas que a existirem cartas acima das 400 horas, que tínhamos um cenário de chuvas em Portugal continental.

Para se ver as diferenças entre as duas situações referidas:

Anticiclone na Gronelândia, sem bloqueio, com z500 baixo:

gfs-0-192_dmv5.png


Anticiclone na Gronelândia, com bloqueio, com anomalia positiva do z500:

gfs-0-384_vbj1.png

mas precisamente dessa ultima carta que eu falava teriamos uma forte Anticiclone na Gronelândia sustentado em altura , mas contudo teria o Anticiclone aqui na PI.
Preferia que esse anticiclone se prolongasse até ao Reino Unido !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Vamos lá rever o meu raciocinio que apresentei no primeiro post.

Eu espero uma Primavera com uma prevalencia de fluxo de W, um AA forte no Atlantico central, a flutuar entre a Bermuda e proximo dos Açores.

Isto deve-se á Lá niña, cujo efeito principal é causar a descida em latitude do maximo geopotencial que usualmente tens no SW da América.
Em anos La niña, esse maximo desloca-se para o Golfo do méxico, resultando numa intensificação da alta pressão no leste Americano, logo, um maior afluxo de ar tropical que alimente crises tornadicas e depressões numa região conhecida por Dixie Alley-Ohio Valley.

Geralmente nestes episódios há um bloqueio no NE do Canadá e na Gronelandia, um bloqueio em altura, e esse bloqueio causa a formação de um cavado semi permanente que desde desde NW pelos Açores até á PI.

Este cenário dá uma Primavera chuvosa, com entradas de SW a seguirem-se a periodos de NW...

Há no entanto uma segundo hipotese A HIPOTESE QUE O CFS MOSTRA, essa segunda hipotese é credivel e passo a explicar porquê.

Apoia-se numa anomalia positiva da agua do mar no Atlantico, maior do que era de esperar.
Havia uma previsão para esta primavera de uma AMO neutra, mas ao que parece ela estará ligeiramente positiva.
Um dos efeitos disso é aprofundar o tal cavado que vem pelos Açores, e no processo empurrar a dorsal Africana para cima da PI.
Isso daria num desastre...uma Primavera quente e seca...seria horrivel:(

O cenário do CFS é possivel, mas eu acho o meu um pouco mais lógico...o CFS ao que parece aprodunda o cavado sobre ou pouco a leste dos Açores, mas fa-lo de tal modo que a dorsal surgiria sobre nós com invulgar pujança..seria complicado termos o azar de durante 3 meses o padrão manter-se assim tão fixo, ainda por cima com a Europa a aquecer e numa fase em que geralmente o oceano é menos activo que o continente.

Penso que haverá um equilibrio, teremos sobre nós e a Europa um fluxo de W a evoluir para SW na região SE da Europa.
Uma zonalidade forte aqui á latitude 45-55ºN...

Mas claro que posso errar...o meu receio é que se eu errar não vejo outro padrão a não ser o seco e quente...isso preocupa-me bastante:mad: