Previsão Sazonal: Outono-Inverno 2011/2012

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
europetercile32summaryr.gif

Vê-se claramente nesta carta que o fluxo dominante na bacia mediterrânica será de leste. Anomalia positiva de precipitação no levante espanhol e Baleares (depressões no Mediterrâneo ocidental). Anomalia negativa de precipitação na fachada ocidental das PIs (Ibérica e Itálica) e na vertente oeste dos Balcãs.

Na Europa mais central, entre a Alemanha e a Roménia, o fluxo dominante deverá ser de norte. Anomalia negativa de precipitação na vertente sul dos Alpes e dos Cárpatos.

Na Europa do Norte o fluxo será de oeste, anomalia positiva de precipitação no norte da Escócia, e na vertente oeste da Escandinávia.

Isto, claro, se a previsão do ECMWF estiver certa.

PS: Há já vários dias que aquelas cartas malucas do CFS a mais de 1000 horas insistem num Março historicamente frio. Valem o que valem, mas é significativo que há vários dias saia a mesma coisa, é melhor do que estar lá um anticiclone em cima de nós.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Anomalia z500 para Dez/Jan/Fev de runs de Novembro:

h500.gif

Isso seria um inverno fresco, mas não extremamente frio, a anomalia positiva está demasiado próximo, era necessário que estivesse mais a norte ou oeste.

Eu creio que essas cartas correspondem ao mês de novembro (para ser a previsão de DJF), acho que a saída de 1 de dezembro para JFM é diferente, a anomalia positiva está mais a oeste, claramente, deve centrar-se no Atlântico:

europetercile32summarym.gif


Entretanto, novo tweet interessante de Joe Bastardi, a ver se desta vez acerta:

Stratwarm event starting in Siberia in about 10 days similar to set up for 1984-1985 winter, but is a 2-3 week precursor to major Us cold

http://twitter.com/BigJoeBastardi/

Deixo algumas cartas de Janeiro de 1985, que ele refere.

archives198518120.png


archives198518121.png


archives1985115121.png
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Actualiza o UKMO. Um mimo! Condições para bastante frio e instabilidade convectiva, com anticiclone na Escandinávia com um cavado entre este e a dorsal atlântica, muito afastada do continente. Até prevêem precipitação acima da média no litoral algarvio!!

2cat20111201temp2mmonth.png


2cat20111201precmonths2.png


2cat20111201z500months2.png


2cat20111201mslpmonths2.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Não acredito muito nisso David.
Acho que na Primavera, de meados/finais de Fevereiro até Maio, poderemos ter algo mais parecido com essa carta, mas até lá vai ser este tipo de padrão zonal a reinar.

A Primavera sim, pode trazer mais instabilidade, com um cavado a desenvolver-se no Atlantcio NE/E até á Europa central ou ao Mediterraneo Central.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Actualiza o UKMO. Um mimo! Condições para bastante frio e instabilidade convectiva, com anticiclone na Escandinávia com um cavado entre este e a dorsal atlântica, muito afastada do continente. Até prevêem precipitação acima da média no litoral algarvio!!

Claramente nesse cenário seria Janeiro a ter maior influencia, nesse cenário comparando depois com os meses a seguir ....
Destaque para que supostamente a Primavera chuvosa é aniquilada por este modelo ....

Relativamente ás temperaturas ... uiiiiii têm acertado que se fartam, :lmao::lmao::lmao:
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Outono 2011 foi o 3º mais quente desde 1931

outono de 2011 (setembro, outubro e novembro) em Portugal Continental foi o 3º mais quente desde 1931, em relação à média da temperatura máxima do ar, com uma média de 23.41ºC, +1.96ºC acima do valor normal (1971-2000). Os anteriores maiores valores ocorreram em 1985, com 23.53ºC, e em 1948, com 23.51ºC.

Os valores médios da temperatura média e mínima, foram igualmente superiores ao valor normal, com anomalias de +1.17ºC e +0.38ºC respetivamente.

Neste outono, podemos destacar o mês de outubro, que registou o valor médio mais alto da temperatura máxima do ar desde 1931, com 25.96ºC e uma anomalia de +4.73ºC, em relação ao valor normal, que juntamente com setembro tornaram este outono mais quente que o normal.

Quanto à quantidade de precipitação, o valor registado de 269.7mm foi próximo do valor normal (1971-2000), com uma anomalia de cerca de +20.1mm, classificando-se como um outono normal a chuvoso, exceto na região Norte, onde foi normal a seco.

Fonte: IM
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
Outono 2011 foi o 3º mais quente desde 1931

outono de 2011 (setembro, outubro e novembro) em Portugal Continental foi o 3º mais quente desde 1931, em relação à média da temperatura máxima do ar, com uma média de 23.41ºC, +1.96ºC acima do valor normal (1971-2000). Os anteriores maiores valores ocorreram em 1985, com 23.53ºC, e em 1948, com 23.51ºC.

Os valores médios da temperatura média e mínima, foram igualmente superiores ao valor normal, com anomalias de +1.17ºC e +0.38ºC respetivamente.

Neste outono, podemos destacar o mês de outubro, que registou o valor médio mais alto da temperatura máxima do ar desde 1931, com 25.96ºC e uma anomalia de +4.73ºC, em relação ao valor normal, que juntamente com setembro tornaram este outono mais quente que o normal.

Quanto à quantidade de precipitação, o valor registado de 269.7mm foi próximo do valor normal (1971-2000), com uma anomalia de cerca de +20.1mm, classificando-se como um outono normal a chuvoso, exceto na região Norte, onde foi normal a seco.

Fonte: IM

Não deixa de ser interessante e curioso que os outros dois anos mais quentes desde 1931 sejam, um deles já confirmado pelo David sf nas imagens que colocou, em 1985, e 1948, em que salvo erro tivemos a iso -10ºC a entrar pelo Minho e Trás-os-Montes em Janeiro ou Fevereiro! Eu acho que já vi isso, alguém sabe o link para ver os arquivos desse ano?

Agora vamos lá ver como nos sai este ano. :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Não esquecer que nessa altura estavamos muito mais frios, com uma AMO-, e actualmente é dificil a ocorrencia de uma iso -10 em Portugal.

Apesar de tudo acredito que a Primavera seja fresca e instavel, com o frio a começar a meados ou finais de setembro, numa padrão de ciruculação mais meridiana.

Pelo menos até meados de Maio acho que vamos ter bastante agitação..:D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Não esquecer que nessa altura estavamos muito mais frios, com uma AMO-, e actualmente é dificil a ocorrencia de uma iso -10 em Portugal.

Apesar de tudo acredito que a Primavera seja fresca e instavel, com o frio a começar a meados ou finais de setembro, numa padrão de ciruculação mais meridiana.
Pelo menos até meados de Maio acho que vamos ter bastante agitação..:D

Acho que querias dizer Março stormy, a Primavera não é em Setembro. :D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não deixa de ser interessante e curioso que os outros dois anos mais quentes desde 1931 sejam, um deles já confirmado pelo David sf nas imagens que colocou, em 1985, e 1948, em que salvo erro tivemos a iso -10ºC a entrar pelo Minho e Trás-os-Montes em Janeiro ou Fevereiro! Eu acho que já vi isso, alguém sabe o link para ver os arquivos desse ano?

Agora vamos lá ver como nos sai este ano. :)

O problema é que o outono correspondente ao inverno de 1985 é o de 1984.

Link para os arquivos de todos os anos desde 1871:

http://www.meteociel.fr/modeles/archives/archives.php

Acho que querias dizer Março stormy, a Primavera não é em Setembro. :D

Eu acho que o Stormy quis dizer fevereiro.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
De acordo com os modelos poderemos ter uma repetição do Inverno 2005-2006, que foi fresco e seco, e até teve aquele episódio de neve. Seguiu-se uma Primavera chuvosa e instável, a partir de Março até Junho, com bons episódios convectivos.

A minha aposta foi de um Outono normal a chuvoso, ora em parte falhei porque acreditei que o período chuvoso se estendesse até meados de Dezembro e abrangesse todo o país, coisa que não sucedeu, pois apenas atingiu o Noroeste nos últimos dias. Estou na linha do Stormy e penso que as próximas semanas serão frescas e secas, e que depois lá para meados de Fevereiro ou Março a Primavera entrará chuvosa.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Imagem assustadora

9827762_nzHpQ.jpeg


Um Janeiro que vai ficar em 0 mm no Algarve ou uns meros 5 mm, não vejo quebra nenhuma nos modelos e a 1ª quinzena de Janeiro está remediavelmente perdida. Vai ser uma reedição do Janeiro de 2005, Fevereiro talvez seja normal a sul com alguma cut-off, de resto se não existir nenhuma cut-off esqueçam lá isso que depressões cavadas não vão existir para estes lados.

Março já teve um cenário mais alegre agora está a tornar-se parecido ao Janeiro.