Previsão Sazonal: Outono-Inverno 2011/2012

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Estamos a cerca de 2 meses do início do Outono climatológico de acordo com a definição utilizada pelo IM, que inclui os meses de Setembro, Outubro e Novembro. E a cerca de 2 meses e meio do Outono astronómico. Portanto, penso que já se pode especular um pouco sobre o que aí vem para o início da nossa «estação das chuvas».


Olhando para as previsões sazonais (http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/) para já o cenário, de uma forma geral, é este:

Setembro: probabilidade de precipitação acima da média e temperaturas abaixo da média (como costuma suceder quando Setembro é chuvoso).

Outubro: chuvoso a muito chuvoso, e temperaturas dentro da média.

Novembro: ao Outubro chuvoso seguir-se-á provavelmente um período de Verão de São Martinho, com tempo seco e temperaturas dentro da média.

Por sua vez, o Inverno poderá começar assim:
Dezembro: após o período anticiclónico, teremos um mês de Dezembro chuvoso e com temperaturas dentro da média.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Na minha opiniao inicial teremos um Outono que comeca num Setembro quente e normal nas precipitacoes, acabando num Dezembro um pouco mais frio que o normal e com precipitacao dentro ou abaixo da media...seriam os meses de Outubro e Novembro, portanto, os mais chuvosos e com tendencia de temperatura ligeiramente acima da media.

Mas face ao actual cenario de neutralidade do ENSO..e ao facto do padrao no hemisferio norte nao corresponder inteiramente as minhas expectativas comeco a ter algumas duvidas quanto a sustentabilidade desta previsao.

Tudo depende do padrao que se vai establecer proeminentemente agora ate inicio de Setembro e do comportamento do ENSO/PDO.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

O CPC (climate prediction center) da NOAA prevê que os próximos meses tenham uma precipitação normal ou um pouco abaixo do normal. Quanto à temperatura poderá ser abaixo do normal, pelo menos até Dezembro.
Serão sempre previsões de médio alcance, embora pareça haver alguma concordância nos modelos meteorológicos, que apontam para que os próximos meses sejam bem mais frios que o normal em boa parte da Europa, nomeadamente na Península Ibérica e especificamente em Portugal.


Deixo os mapas sazonais e mensais, respectivamente.

Temperatura:

eut2mprobsea.gif

eut2mprobmon.gif


Precipitação:

euprecprobsea.gif

euprecprobmon.gif
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eu confio mais no IRI do que no CFS, já que o IRI considera uma malha de varios modelo sazonais.

Na minha opinião o IRI está a ver uma sinoptica de forte NAO+ mas com o AA suficientemente a oeste para deixar passar muitas perturbações polares..dai o sinal de prec normal.

O cenário de Inverno, a meu ver, está a consolidar a tendencia de precipitação dentro ou um pouco abaixo da média...mas a nivel de temperatura podemos ter mudanças consoante a posição efectiva do AA...o que marcou a diferença entre o inverno frio de 2005, com o AA aqui perto e em crista para norte, e o de 2008, com o AA a avançar sucessivamente sobre a PI, não deixando a entrada directa de ar frio mas favorecendo a entrada de ar quente ora de origem africana ora de origem atlantica.


Bom..na minha opinião será este o cenário para os proximos meses:

Agosto/Setembro:

Temperatura ligeiramente acima da média, precipitação proxima á media.
Intensificação da circulação zonal no atlantico, dada a entrada na fase activa do atlantico tropical, o que vai empurrar as altas subtropicais para o atlantico NE, embora com a entrada de algumas perturbações de oeste numa faixa mais fraca da dorsal compreendida entre a Madeira e os Açores ( como a situação de ontem)

Serão meses dinamicos, calor intrevalado por alguma convecção ou por episodios de nortada.

Outubro/Novembro:

Serão meses com temperatura tambem dentro ou acima da média e com precipitação acima da média.

Com o establecer da la niña forte, e o cessar da actividade tropical, espero que uma faixa de instabilidade se crie no atlantico central propagando-se para leste.
Poderemos ter eventos de convecção ou situações depressionarias menos usuais..tal como no outono passado..penso que será um outono não tão diferente do ano passado embora com a actividade mais concentrada nestes dois meses.

Dezembro:
Mês com valores proximos á media...
Entra-se num periodo mais estavel, com a NAO+ a fixar-se..mas tudo dependerá do comportamento preciso do AA.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Eu confio mais no IRI do que no CFS, já que o IRI considera uma malha de varios modelo sazonais.
Acontece que o IRI também nos dá cartas de previsão a médio prazo, com maior probabilidade de temperaturas abaixo do normal.
Quanto à precipitação, as previsões são similares às do CPC (NOAA).
O IRI baseia-se também nas previsões do CPC da NOAA (este por seu lado abarca inúmeros modelos).

Deixo aqui as cartas de previsão trimestrais do IRI

Agosto-Setembro-Outubro:

aso11eurtemp.gif


Setembro-Outubro-Novembro:

son11eurtemp.gif


Outubro-Novembro-Dezembro:

ond11eurtemp.gif


Novembro-Dezembro-Janeiro:

ndj12eurtemp.gif


O que me parece é que mesmo para Agosto e Setembro não está previsto grande calor; e isto numa previsão que é de relativamente curto prazo.:huh:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A minha analise vai contra a dos modelos sazonais, pelo menos até Dezembro, já que penso que estes proximos dois meses vão ser normais ou quentes e com precipitação dentro do normal, seguindo-se um out/nov mais instaveis e com temperaturas tambem proximas á media ( acho que vamos ter alguma situações de SW associadas a cavados/plumas tropicais).

Só a partir de Dezembro é que o padrão deverá estabilizar e tornar-se mais seco e eventualmente fresco..

Mas a margem de erro é grande..e isso viu-se no descalabro que foi a minha previsão para o Verão.
A questão não é nem branco nem preto...pois numa ciencia tão complexa um raciocinio não tem de estar certo ou errado mas pode sim ter aspectos em que está mais ou menos de acordo com a realidade.

A minha analise é feita com um look back aos anos analogos, com situação das teleconexões mais parecida com a actual, e uma analise ao padrão que tem estado em vigor...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Os anos analogos que descobri são:
1949
1964
1973
1974
1988/9
1999

Com enfase 1999, 1989, 1974 e 1949.


Portanto o Outono poderá ser parecido com estes outonos...acrescentanto a forte la niña e NAO/AO+ que se está a prever para o final ( nov/dez)...mas na essencia poderá ser um outono parecido com esses:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A minha analise vai contra a dos modelos sazonais, pelo menos até Dezembro, já que penso que estes proximos dois meses vão ser normais ou quentes e com precipitação dentro do normal, seguindo-se um out/nov mais instaveis e com temperaturas tambem proximas á media ( acho que vamos ter alguma situações de SW associadas a cavados/plumas tropicais).

Só a partir de Dezembro é que o padrão deverá estabilizar e tornar-se mais seco e eventualmente fresco..

Mas a margem de erro é grande..e isso viu-se no descalabro que foi a minha previsão para o Verão.
A questão não é nem branco nem preto...pois numa ciencia tão complexa um raciocinio não tem de estar certo ou errado mas pode sim ter aspectos em que está mais ou menos de acordo com a realidade.

A minha analise é feita com um look back aos anos analogos, com situação das teleconexões mais parecida com a actual, e uma analise ao padrão que tem estado em vigor...

Discordo por completo em relação áquilo que sublinhei. Porquê?
Simplesmente porque olhando aos modelos sazonais e á previsão dos próximos 15 dias que hipotecam completamente as tuas previsões ... pelo menos em relação ao mês de Agosto !!

Depois no Outono bem aí ainda não tenho opinião formada em termos de precipitação e temperatura, mas neste momento acredito em algo parecido com o ano passado ....

Ainda não se ve qualquer tendencia formada ...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Discordo por completo em relação áquilo que sublinhei. Porquê?
Simplesmente porque olhando aos modelos sazonais e á previsão dos próximos 15 dias que hipotecam completamente as tuas previsões ... pelo menos em relação ao mês de Agosto !!

Depois no Outono bem aí ainda não tenho opinião formada em termos de precipitação e temperatura, mas neste momento acredito em algo parecido com o ano passado ....

Ainda não se ve qualquer tendencia formada ...

Agosto já está a ser chuvoso...a nivel de temperaturas deverá ser proximo ou acima do normal...algo entre 0 e +0.5.
Setembro deverá seguir a tendencia...
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Os anos analogos que descobri são:
1949
1964
1973
1974
1988/9
1999

Com enfase 1999, 1989, 1974 e 1949.


Portanto o Outono poderá ser parecido com estes outonos...acrescentanto a forte la niña e NAO/AO+ que se está a prever para o final ( nov/dez)...mas na essencia poderá ser um outono parecido com esses:thumbsup:

Assim quer dizer que poderemos ter um Outono seco:huh:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,439
Local
Olhão (24 m)
Aqui no Algarve, se bem me recordo, o Outono de 99 foi tendencialmente seco. Quanto a 89, não me recordo, pois mal tinha acabado de nascer, mas sei que foi chuvoso de sempre no Algarve, desde que há registos.

O Outono de 99 não me lembro, agora o Outono de 89, é um Outono que nunca mais hei-de apagar da minha memória. Fazendo contas, esse Outono já foi há 22 anos e Outubro, Novembro e Dezembro foram meses extremamente chuvosos, tudo jorrava água por todo o lado. Sem nunca esquecer, os elevados prejuízos que houve em todo o Sotavento, Faro, Olhão e Tavira. O 13 de Outubro de 1989 foi o dia mais chuvoso de sempre em Faro e nesse dia, Olhão era uma cidade completamente alagada da 125 para baixo. Nesse dia, vim da escola para casa de carro de bombeiros, foi um dia memorável, mas também bastante assustador para mim que na altura tinha 9 anos.