Previsão Sazonal: Outono-Inverno 2011/2012

Em relação ao ECMWF do site italiano, ele fala sempre de pares de meses, não sei porque, são três meses, julgo que o correcto é assim:

sazl.gif

http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali

Quase todo o Mediterrâneo com temperaturas abaixo da média, agora tudo faz sentido.

Também reparei nisso, e frio já a aparecer em zonas como Itália e sudeste europeu.

A leitura que eu faço é um Inverno seco e a tender para o médio/fresco ocasionalmente nalgumas entradas de nordeste , sem muitas frentes, não descartando contudo alguma chuva e depressões isoladas, baixas pressões a ficarem-se pelo NW dos Açores, anticiclone a tender para se estender entre NE dos Açores até ao Reino Unido, baixas pressões mais a norte na Escandinávia, e depois baixas pressões no Mediterrâneo. Ora isso é um padrão clássico de fluxo de nordeste, desde o frio que é injectado do pólo para sul pelas baixas pressões da Escandinávia, é depois empurrado pelo anticiclone em crista no reino unido mais para baixo, e finalmente baixas pressões no mediterrâneo que podem impulsionar algum frio para leste, e se calhar boa neve para pelo menos o leste de Espanha.

O facto do continente europeu e Portugal estar em branco na temperatura já não é mau, um Inverno na média seria um inverno com algum frio pois o frio faz obviamente parte dum Inverno normal europeu.
Em Portugal um inverno normal até é percepcionado pela população como sendo frio como sabemos ...

Depois temos a temperatura da água do mar mais quente, e isso até poderia ser bom, quer para alguma ou outra depressão que se forme a nordeste e que em movimento retrogrado se desloque até ao norte do país, onde convecção marítima podia gerar uns bons aguaceiros, quer alguma que se forme a sul, do mediterrâneo até ao Algarve.

Mas este post tem muita futurologia e especulação e posso estar a ver mal :D Não entendo por exemplo porque é que a Escandinávia ficaria tão quente.

unled1pp.gif

Como a previsão é lançada a dia 15, eu acho que a lógica é:

Nov-Dez: De 15 de novembro a 15 de dezembro

e por aí adiante.

O ECM sazonal tem 4 mapas trimestrais, com avanço de 1 a 4 meses (lead time). Mas o primeiro mapa trimestral inclui metade do mês actual dado que a previsão sai sempre a 15. ou seja, não corresponde na prática a uma previsão dos primeiros 3 meses com um mês de antecedência, mas apenas meio mês. Pelo menos é assim que sempre interpretei.

Spatial maps are produced showing the model-predicted anomalies in seasonally averaged quantities. In most cases both global and regional plots are produced, although global and mid-latitude plots are not publicly available. Each plot is labeled with the period for which it is valid, e.g. DJF 2006/07 is the three-month period December 2006 - February 2007. The start date of the forecast is given, as is the number of model integrations in the forecast ensemble and the number used to define the climate.

The lead-time in the drop down menus is defined as the time between the forecast start reference date and the start of the verification period. At the moment the forecast products are released on the 15th day of each month, so the "usable" lead times are half a month less than their nominal values. Plots for lead times of 1, 2, 3 and 4 months are produced each month. It is good practice to compare the forecast charts for a given target period at different lead times as they become available. The major forecast signals are usually fairly stable, but not always. Weaker signals are subject to appreciable sampling error, and so even if the model signal were to remain unchanged, plots from different months would vary just because of the sampling. The direction of the colour scale generally depends on the field plotted: blue means wet (more precipitation), but also means cold (lower temperatures) or lower pressures. The exception to this is the plots of individual tercile category probabilities and outer quintile (20%ile) category probabilities, which have high probabilities in red regardless of the field or category being plotted.

http://www.ecmwf.int/products/forecasts/seasonal/documentation/system3/ch3.html

Segundo estes modelos Vince isso quer dizer que na madeira vai ser chuvoso, Jan/Fev/Março?

A Madeira aparece sempre na média em todo o período, só nesse último JFM é que aparece como chuvoso a sul, nas Canárias, pelo que também poderia significar alguma coisa para a Madeira.
Mas nunca é demais repetir que estes mapas valem o que valem, não muito .... não servem para prever o tempo num dado país muito menos numa ilha, apenas servem para termos uma ideia geral da circulação, e mesmo assim podem falhar bastante.

A Madeira aparece sempre na média em todo o período, só nesse último JFM é que aparece como chuvoso a sul, nas Canárias, pelo que também poderia significar alguma coisa para a Madeira.
Mas nunca é demais repetir que estes mapas valem o que valem, não muito .... não servem para prever o tempo num dado país muito menos numa ilha, apenas servem para termos uma ideia geral da circulação, e mesmo assim podem falhar bastante.

E já agora uma acha que me parece pertinente. Não só neste modelo sazonal como em outros que sempre surgem, e valendo estes o que valem, por mera coincidência ou por factores sinópticos bem estabelecidos, a península Iberica e mais especificamente Portugal Continental e na grande maioria das vezes a Madeira, têm uma tendência impressionante para ficarem numa zona de interface de padrões. Frequentemente aparecem, quer na temperatura quer precipitação, anomalia positivas e negativas nas proximidades. Ora acreditando numa fiabilidade destes modelos, também se pode inferir que a mínima variação pode induzir uma mudança significativa. Daí que toda a cautela na leitura destes mapas tem mais que razão de ser.

E já agora uma acha que me parece pertinente. Não só neste modelo sazonal como em outros que sempre surgem, e valendo estes o que valem, por mera coincidência ou por factores sinópticos bem estabelecidos, a península Iberica e mais especificamente Portugal Continental e na grande maioria das vezes a Madeira, têm uma tendência impressionante para ficarem numa zona de interface de padrões. Frequentemente aparecem, quer na temperatura quer precipitação, anomalia positivas e negativas nas proximidades. Ora acreditando numa fiabilidade destes modelos, também se pode inferir que a mínima variação pode induzir uma mudança significativa. Daí que toda a cautela na leitura destes mapas tem mais que razão de ser.

Isso é mais do que pertinente e fulcral. ;)

Eles usam muito uma coisa chamada de sinal e frequentemente e deveria perceber-se porquê é que isto é acontece ...
Não é no mar que temos os padrões que influenciam o comportamento da atmosfera em toda a Europa?
Não temos uma coisa chamada de NAO, de AA, e não é o facto de este existir ...
O branco não quer dizer normal, quer apenas dizer sem sinal ....
É o anticiclone dos Açores que influencia todo o continente europeu (geralmente) ... e tudo gira á volta dele ....
Por isso é que o sinal é mais forte nestas zonas e isso acontece em todos os modelos e eu pensei que já tivessem notado isso .. mas pelo jeito não :huh:
Não tem nada a ver com interfaces ...
Além disso no mar não existe cá orografias nem nada do género ...

MetOffice

DJF: Temperatura (esquerda) | Precipitação (direita)

26301579.jpg

DJF: z500 (esquerda) | SLP (centro) | T850 (direita)

57700649.jpg

Bem, vale o que vale como sempre este tipo de previsões, mas pelo menos algum moderado consenso entre várias fontes de ser um Inverno a tender para o seco, e para o fresco, ou pelo menos com alguns períodos frescos típicos dessa estabilidade..

Mas..

Se isto geralmente vale tão pouco, e se o que se tem mostrado relativamente mais credível (a meu ver) neste tipo de previsão é o do ECMWF, então temos um problema..

Ao nível da precipitação abaixo da média o consenso já parece quase geral entre tanto modelo.

Em relação à temperatura, temos uma incerteza enorme a meu ver, pois se apesar de por um lado vários estarem em concordância a apontar para abaixo da média, e apenas um estar a apontar para algo acima da média, esse único é "só e apenas" o que parece ser mais credível.....

...Em relação à temperatura, temos uma incerteza enorme a meu ver, pois se apesar de por um lado vários estarem em concordância a apontar para abaixo da média, e apenas um estar a apontar para algo acima da média, esse único é "só e apenas" o que parece ser mais credível.....

Boa tarde

Penso que a estar certo o ECMWF relativamente à temperatura (se e só se...) ser acima da média, então teremos precipitação na média ou acima. Só assim se explicaria esta situação.
Por norma temos temperatura acima do normal com outono\inverno húmidos e vice-versa. Maiores dias de insolação, mais secos, tem predominância de tempo mais fresco com temperaturas abaixo da média.
Esta é a noção que tenho em específico aqui para o litoral norte.

Corrijam-me se tenho uma percepção errada.;)