Previsão Sazonal: Outono-Inverno 2011/2012

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Denoto tambem bastantes semelhanças...
A meu ver acredito num cenario mais perto do de 2007...parece-me que entrar num cenario de 1954 é demasiado extremo.

Peço desculpa, as cartas estavam mal em vez de pôr de dia tal a dia tal, tinha posto só os dois dias extremos do intervalo. Já está corrigido.

Temperaturas:

1954

t1954.gif


1998

t1998.gif


2007

t2007.gif


1954 mais frio em toda a Europa, de qualquer modo há algumas parecenças, apesar de em 2007 as altas pressões tropicais estarem muito mais a norte e em 1954 haver um AA mais forte.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Tens acima 1998, bastante diferente. Tens anticiclone dos Açores e cavado na Europa. Em 2007 tens o inverso, cavado no Atlântico e anticiclone na Europa. Eu aposto em algo mais parecido com 1998.

Eua acho que a dorsal vai ficar mesmo entre os Açores e as Baleares..
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Ai stormy stormy um ano similar a 1954 isso é surreal para mim. Nevar no Algarve a cota zero que bom que é sonhar alto depois a queda é enorme, só mesmo o stormy para fazer-me sonhar nesta altura. :rolleyes:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ainda à espera do ECMWF, o UKMO actualiza de forma muito "siberiana".

De notar a forte tendência para bloqueio atlântico a oeste do UK e fortíssima tendência para anticiclone siberiano.

Algo que vai de encontro à previsão da NASA, da IRI, e pelo menos no que se refere ao bloqueio atlântico, da NOAA.

tempdjf.png


precdjf.png


pressdjf.png


500djf.png


É provável que nos espere um inverno seco, principalmente a norte, e bastante frio.

Actualização do UKMO - Outubro

t2moutukmo.png


precoutukmo.png


pressoutukmo.png


500hpaoutukmo.png


Mantém-se a tendência de tempo fresco e seco no continente, mas transformou-se um anticiclone siberiano em nada.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Essa previsão é a mesma coisa que dizer: " Olá 2004-2005", mas felizmente eu não acredito em cenário tão bloqueado como aquele que este modelo indica ....
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
[
9256646_Me9Jn.jpeg


Pior do que isto não deve ficar. :D

Daqui a uma semana farei nova actualização.

Aqui fica a nova actualização desta semana:

9286863_4GLkC.jpeg


Há uma ligeira melhoria no mês de Novembro, enquanto os restantes não existem muitas alterações.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
é o caos se essa previsões sazonais se concretizarem:sad::sad:

felizmente, não acredito muito em previsões sazonais, sejam elas ou não ao meu gosto.
basta olhar para aquilo que estava previsto para este mês de Outubro nas previsões sazonais feitas em Agosto, e a realidade presente.
maior falhanço que este não há, e isto só prova que embora todos os avanços feitos nesta area, ainda falta muito para que previsões a longo prazo possam ser minimamente fiáveis.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
O grau de acerto de previsões sazonais a esta distância temporal é muito reduzido (muitas vezes acontece exactamente o oposto do previsto), pelo que elas actualmente servem essencialmente para os técnicos e entidades que as trabalham irem afinando e desenvolvendo modelos que as aproximem um pouco mais da realidade. ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
é o caos se essa previsões sazonais se concretizarem:sad::sad:

felizmente, não acredito muito em previsões sazonais, sejam elas ou não ao meu gosto.
basta olhar para aquilo que estava previsto para este mês de Outubro nas previsões sazonais feitas em Agosto, e a realidade presente.
maior falhanço que este não há, e isto só prova que embora todos os avanços feitos nesta area, ainda falta muito para que previsões a longo prazo possam ser minimamente fiáveis.

Isso é porque apenas olha um modelo, se comparasse os diversos modelos perceberia que o cenário dado era de tempo seco !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
é o caos se essa previsões sazonais se concretizarem:sad::sad:

felizmente, não acredito muito em previsões sazonais, sejam elas ou não ao meu gosto.
basta olhar para aquilo que estava previsto para este mês de Outubro nas previsões sazonais feitas em Agosto, e a realidade presente.
maior falhanço que este não há, e isto só prova que embora todos os avanços feitos nesta area, ainda falta muito para que previsões a longo prazo possam ser minimamente fiáveis.

É preciso é saber análisá-los e em vez de tentar perceber se acertam ou não na quantidade de precipitação abaixo ou acima, perceber os sinais que nos indicam ...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Amanhã deve sair naquele site italiano mais uma saída do ECMWF sazonal que saiu ontem, a ver o que nos traz de novo. Mas pelo que já li, insiste em altas pressões no Reino Unido, pelo que se deve manter um DJF seco e a tender pro fresco. Parece que dependemos agora muito de Novembro, a ver se este é mais simpático para a gente.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Seria interessante sabermos, historicamente, o ano com o máximo de meses consecutivos de seca (ou melhor, de precipitação inferior à normal). Não é que signifique alguma coisa, mas para sabermos de antemão, se tal já aconteceu em quantos meses consecutivos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Este site já actualizou e está sempre temperaturas acima do normal ou próximas do normal, quanto à precipitação não é tão mau como o NOAA, mas o Novembro indica seco. Este site pode ter pouca credibilidade mas gosto sempre de ver. http://www.lameteo.org/saison/saison1.html
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Este site já actualizou e está sempre temperaturas acima do normal ou próximas do normal, quanto à precipitação não é tão mau como o NOAA, mas o Novembro indica seco. Este site pode ter pouca credibilidade mas gosto sempre de ver. http://www.lameteo.org/saison/saison1.html

Um pouco estranho...para Março mete um cenário parecido com Abril/Maio deste ano...mas para o Inverno até nem está muito longe da minha ideia.
Eu basicamente aposto num DJF secos e com temperaturas dentro ou acima da média ( algures entre -0.5ºC e +1.0ºC em relação a 71-00), e com precipitação abaixo da média...talvez nos 60-70% da média..
Mas MAM, talvez sejas mais frescos e chuvosos, com anomalias de -1 a -0.5ºC e 110 a 140% da precipitação média.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
quais são os indices de fiabilidade das previsões sazonais?