Previsao sazonal Outono - Inverno 2012/13

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes.

Estando a meados de Setembro podemos fazer um apanhado de factores que nos vão concerteza influenciar nos proximos meses a nivel Meteorológico.

- ENSO+ ( El niño), que se deverá manter até meados do Inverno ou inicio da Primavera.

-PDO-, com tendencia a neutralizar...embora se mantenha pelo menos ligeiramente negativo até meados do Inverno.

- AMO+, com tendencia a manter-se pelo menos até ao inicio da Primavera.

- Anomalia quente muito significativa no Pacifico subtropical desde o Japão/China até para leste do Hawai.

-Anomalia fria significativa na zona do Pacifico dac WHWP, extendendo-se para oeste á volta do tropico de Cancer (http://en.wikipedia.org/wiki/Western_Hemisphere_Warm_Pool), que á priori tem um efeito de neutralizar a anomalia imposta pelo el niño.

- Degelo record do Artico, que deverá causar um padrão de AO- ou -- especialmente a partir de Nov/Dez até ao inicio da Primavera.



Esta conjugação de factores é bastante interessante e complexa....na minha opinião o que se vai passar nos proximos meses será interessante...
 


Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Boas tardes.

Estando a meados de Setembro podemos fazer um apanhado de factores que nos vão concerteza influenciar nos proximos meses a nivel Meteorológico.

- ENSO+ ( El niño), que se deverá manter até meados do Inverno ou inicio da Primavera.

-PDO-, com tendencia a neutralizar...embora se mantenha pelo menos ligeiramente negativo até meados do Inverno.

- AMO+, com tendencia a manter-se pelo menos até ao inicio da Primavera.

- Anomalia quente muito significativa no Pacifico subtropical desde o Japão/China até para leste do Hawai.

-Anomalia fria significativa na zona do Pacifico dac WHWP, extendendo-se para oeste á volta do tropico de Cancer (http://en.wikipedia.org/wiki/Western_Hemisphere_Warm_Pool), que á priori tem um efeito de neutralizar a anomalia imposta pelo el niño.

- Degelo record do Artico, que deverá causar um padrão de AO- ou -- especialmente a partir de Nov/Dez até ao inicio da Primavera.



Esta conjugação de factores é bastante interessante e complexa....na minha opinião o que se vai passar nos proximos meses será interessante...



Boas Stormy, agora deixaste-me curioso, quando poderes postar os possíveis resultados dessa conjugação fá-lo :D como é que o degelo do Artico causa um padrão AO- ?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas Stormy, agora deixaste-me curioso, quando poderes postar os possíveis resultados dessa conjugação fá-lo :D como é que o degelo do Artico causa um padrão AO- ?

O degelo do Artico traduz-se em anomalias positivas da temperatura do mar e do ar na região Polar.
Quando isso ocorre o vortice polar, que é uma bolsa de ar muito frio que há na média/alta Troposfera e baixa Estratosfera, em vez de se aglutinar na região Polar, acaba desmembrado em varias bolsas de ar frio divididas por bolhas de ar quente.

Assim sendo há tendencia para AO- e fluxo bloqueado ao nivel das latitudes altas, um pouco como tivemos em 09/10.

http://ossfoundation.us/projects/environment/global-warming/arctic-oscillation-ao

http://ir.library.tohoku.ac.jp/re/bitstream/10097/45357/1/AA00459426011004.pdf



De resto, a conjugação dos factores que mencionei é bastante curiosa...e é para já quase impossivel avançar com uma previsão.

Na minha humilde opinião não teremos propriamente um padrão de Outono-Inverno defenido, mas sim uma grande variabilidade, com situações de bloqueio no Atlantico, grandes entradas de W ou SW com depressões a vir dos Açores ou da Islandia para SE/E, e isto tudo intercalado com situações anticiclónicas em que teriamos talvez uma ou duas entradas frias de NE ou N.

Para já no Outono notaremos menos esta instabilidade, pois em principio teremos uma zonal muito fraca no Atlantico, apenas com algumas depressões fortes ocasionais a circular entre a Terra Nova e a Escandinavia....portanto Outubro e Novembro poderão ser meses tranquilos, com alguns episodios de chuvas mais fortes associadas a cut-off´s ou cavados, mas tambem com muitos dias de sol.

A partir dai...salganhada..é impossivel prever o que se passará ao certo..
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois mas assim olhando aos modelos a tendencia destes tem sido de forma geral, um Outono ou fase inicial do Outono chuvoso e ao mesmo tempo algo quente, e depois um Inverno com temperaturas á partida dentro do normal ou perto disso, e com tendência para o Inverno ser mais seco do que o normal.
Os modelos têm estado com um apetite devorador para que Outubro (isto em todos os modelos) ser muito chuvoso devido a uma forte NAO -.

Na primeira actualização de Setembro, que foi a do MetOffice sugere um principio de Outono bastante chuvoso e depois á medida que se aproxima o Inverno este torna-se bem seco.

PS: Olhando aos modelos constata-se que existe uma certa tendência para que haja mais altas pressões a norte do que a sul.
Exemplo é esta depressão que se vai formar nos Açores por tempo indeterminável
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não me atrevo a prognosticar o inverno deste ano. Não há uma tendência clara nos modelos de previsão a longo prazo, mesmo o ECMWF está a mudar muito em cada actualização, passa de um cenário bloqueado no Atlântico para uma zonal intensa em 15 dias. O CFS está com uma interessante tendência de AO-, o que poderia ser importante.

De qualquer modo, os modelos sazonais costumam ser muito bons a prever invernos secos, o ano passado estiveram todos muito acertados. Como não têm uma tendência, tenho um feeling que o inverno pode ser bom, mas é apenas uma convicção pessoal.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Pois mas pelo menos por agora pareçe que o tempo está a seguir os paços do outono do ano passado!!!

Não podemos dizer isso,porque ainda estamos em pleno Verão.Setembro é um mês quase sempre quente,principalmente na primeira quinzena. O que se tem passado nos últimos dias é normalissimo.
O ano passado é que o calor entrou pelo Outono dentro,com um Outubro dos mais quentes desde que há registos.Não se deve repetir ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não me atrevo a prognosticar o inverno deste ano. Não há uma tendência clara nos modelos de previsão a longo prazo, mesmo o ECMWF está a mudar muito em cada actualização, passa de um cenário bloqueado no Atlântico para uma zonal intensa em 15 dias. O CFS está com uma interessante tendência de AO-, o que poderia ser importante.

De qualquer modo, os modelos sazonais costumam ser muito bons a prever invernos secos, o ano passado estiveram todos muito acertados. Como não têm uma tendência, tenho um feeling que o inverno pode ser bom, mas é apenas uma convicção pessoal.

Por falar nisso e uma vez que o IM não actualiza a previsão mensal, não tens acesso por acaso á previsão a 30 dias do modelo ECMWF ??
Seria interessante verificar qual o desenvolvimento previsto ....
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Só me preocupo com esta seca que não desanda e claro que depois do ano passado fico sempre receoso nesta altura do ano de a chuva ser sempre adiada!
Na rua já se notam muitas arvores a perderem as folhas antes de tempo XP
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Por falar nisso e uma vez que o IM não actualiza a previsão mensal, não tens acesso por acaso á previsão a 30 dias do modelo ECMWF ??
Seria interessante verificar qual o desenvolvimento previsto ....

Neste twitter, tens as actualizações por escrito: http://twitter.com/matthugo81

Hoje:

Matthew Hugo ‏@MattHugo81
Seasonal update of the ECMWF for D/J/F totally diff to last month with a zonal +NAO pattern for the winter as a whole = mild & wet.

Mesmo que o IM actualizasse, só diz que não há qualquer sinal estatisticamente significativo. Nem uma carta de geopotenciais mostra, eu por mim dispensava o texto, desde que pusessem umas cartas. Outro problema é o uso do Eurosip, em vez do ECMWF isoladamente, que costuma ser bem melhor.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Neste twitter, tens as actualizações por escrito: http://twitter.com/matthugo81

Hoje:



Mesmo que o IM actualizasse, só diz que não há qualquer sinal estatisticamente significativo. Nem uma carta de geopotenciais mostra, eu por mim dispensava o texto, desde que pusessem umas cartas. Outro problema é o uso do Eurosip, em vez do ECMWF isoladamente, que costuma ser bem melhor.

Ou seja, segundo consegui traduzir .... e atendendo a que ele é Inglês tenho que pensar ao contrário dele.
Assim sendo no ECM 32 dias, ele diz que parece existir sinal, do crescimento das altas pressões na zona dele, o que há partida parece ser um sinal de possibilidade de chuva aqui na nossa zona, e vai de encontro á sazonal a 3 meses.

Relativamente ao que ele diz da previsão de D/J/Fev diz que ao contrário do mês anterior está previsto um padrão de NAO +, o que deixa-me confuso dado que no site italiano, já era mostrado esse sinal:huh:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ou seja, segundo consegui traduzir .... e atendendo a que ele é Inglês tenho que pensar ao contrário dele.
Assim sendo no ECM 32 dias, ele diz que parece existir sinal, do crescimento das altas pressões na zona dele, o que há partida parece ser um sinal de possibilidade de chuva aqui na nossa zona, e vai de encontro á sazonal a 3 meses.

Relativamente ao que ele diz da previsão de D/J/Fev diz que ao contrário do mês anterior está previsto um padrão de NAO +, o que deixa-me confuso dado que no site italiano, já era mostrado esse sinal:huh:

Ele se calhar referia-se à actualização de dia 1, o ECMWF tem duas previsões sazonais, o sistema 3 e o 4, e um actualiza a meio do mês, e outro no início, O site italiano apenas apresenta a actualização a meio do mês.

Quanto às altas pressões no UK, pode ser bom para nós, mas também podemos ficar com uma dorsal desde Marrocos até ao UK, o que não seria bom, e no mês de setembro ainda é possível um padrão desse tipo estável.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ele se calhar referia-se à actualização de dia 1, o ECMWF tem duas previsões sazonais, o sistema 3 e o 4, e um actualiza a meio do mês, e outro no início, O site italiano apenas apresenta a actualização a meio do mês.

Quanto às altas pressões no UK, pode ser bom para nós, mas também podemos ficar com uma dorsal desde Marrocos até ao UK, o que não seria bom, e no mês de setembro ainda é possível um padrão desse tipo estável.

Hum .....

Cheira-me a cut_offs isso sim :D , pelo menos é o que sonhamos ....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Depois de concluidas as actualizações dos modelos de previsão sazonal, tudo aponta para que devamos ter uma repetição do que se passou no ano passado em especial nas regiões mais a sul.
Outubro com tendência para ser normal a chuvoso, o mesmo sucedendo com Novembro e depois a partir de Dezembro tempo seco e desta vez ameno, pois este ano os modelos não mostram qualquer sinal de anomalia negativa na temperatura em sitio nenhum.

Infelizmente se assim for o Algarve teria mais um ano de seca, ainda que atenuada por pelo mês de Outubro e Novembro.

Importa salientar ainda que os modelos estão muito, mas muito instáveis nomeadamente no que toca ao Outono sendo que a previsão de chuva para este Outono já foi bem mais clara do que é agora, e o melhor será esperar que passe Setembro e entre Outubro para se verificar o que mostram os modelos, porque acho que os sinais mostrados este ano muito estranhos.