Previsao sazonal Outono - Inverno 2012/13

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por xes 6 Ago 2012 às 16:24.

  1. Rainstorm

    Rainstorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Ago 2012
    Mensagens:
    541
    Local:
    Massamá
    Eu acredito mais num final de outono instável e fresco e depois um inverno semelhante ao de 2009;)
     
  2. Azor

    Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Out 2011
    Mensagens:
    1,477
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)

    Mas, alguém que me explique uma coisa porque eu ainda não percebi muito bem esses cálculos.

    Então não diz a norma que durante o Verão reina o AA no atlântico (que é a sua posição normal nesta estação), e que no Inverno este mesmo centro de altas pressões desloca-se para sul acompanhando o movimento do sol que é mais activo no hemisfério sul, deixando assim o hemisferio norte (atlantico) livre da sua acção com a consequente chegada de baixas e frentes?

    Se não for isso então o normal é o quê? Desculpem mas é que sempre aprendi isso, até mesmo na escola em geografia física, e ultimamente tem acontecido tudo ao contrário e a cair por terra o que já se sabia.

    Já não percebo nada. Será que são ciclos, ou será que foi sempre assim, com a diferença que agora os invernos secos são mais frequentes e os verões secos também são mais frequentes? Até coço a cabeça de tanta confusão :confused:
     
  3. Rainstorm

    Rainstorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Ago 2012
    Mensagens:
    541
    Local:
    Massamá
    Como todos sabemos as alterações climáticas estão e vão continuar a alterar os padrões climáticos:( mas nestes próximos meses acredito mais num AA mais a sul e depressões sobre nós com outra alta pressão a norte do UK!!:rain::cold:
     
  4. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,193
    Local:
    Olhão (24 m)
    No final de Agosto, acreditava mais num Outono chuvoso, neste momento, Outono vai ser seco, se formos olhar as previsões sazonais do NOAA está a cortar com toda a força a precipitação. Outubro seco a muito seco, Novembro que dava chuvoso já dá seco.

    Na minha opinião e posso estar completamente errado ou certo depende do que passar-se nos próximos meses, acredito que o Outono/Inverno possa vir a ser seco tipo 1994/1995.

    Se formos ver, anos anteriores e falo no Algarve, quando Setembro e Outubro são secos a maioria dos anos são secos, só existe 3 excepções 2009/2010; 1995/1996 e 1988/1989.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,031
    Local:
    Oeiras / Portel
    O "normal", seja verão ou inverno, é o anticiclone dos Açores localizar-se no Atlântico norte, a diferença é que se situa mais a norte no verão e mais a sul no inverno, mas sempre no Hemisfério Norte, e sempre nas proximidades dos Açores.

    Quanto às sazonais, começam a convergir, nas sua maioria, para a presença predominante de anticiclone a oeste do Reino Unido, originando um fluxo de norte sobre a Europa ocidental. Alguns modelos colocam-no mais a oeste ou mais a este, mas é clara a tendência para o estabelecimento de altas pressões a latitudes elevadas.
    Continua a grande divergência sobre o que se passará no flanco sul desse anticiclone, se é como no ano passado em que fica fortemente ligado às altas sub-tropicais, e fica tudo bloqueada, ou se haverá uma circulação menos bloqueada a sul, permitindo a passagem de depressões e a formação de um storm-track a latitudes bastante a sul.
     
  6. Azor

    Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Out 2011
    Mensagens:
    1,477
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Bom, nas nossas proximidades ele não tem andado mas sim pelas vossas. E isso já desde o verão passado. Temos tido muita chuva este ano e mais recentemente também, enquanto por outro lado, o AA tem estado centrado entre a Madeira e a costa ocidental da Europa trazendo secura e falta de água a estas regiões.

    Ele parece que anda aos ziguezagues e a bailar pelo atlântico, para fechar a sua "dança" final centrado e estacionário na zona Madeira - P. Ibérica, por isso mesmo só me resta a crer que isso são ciclos, caso contrário com ele centrado em cima dos Açores (ou nas proximidades dele) pouca chuva entraria aqui, (não de origem frontal, é certo, mas sim influenciada pela maritimidade mesmo com tempo anticiclónico) e no entanto não é isso que tem acontecido por cá. Com ele centrado em cheio nos Açores vocês poderiam ter ainda alguma chuva vinda de noroeste ou de norte, que contornando o flanco norte da alta pressão vos traria chuva enquanto que os Açores ficariam com tempo anticiclónico. É sempre o efeito ao contrário, mas também nem sempre, claro.

    Mas com as actuais mudanças que tem-se vindo a ver às latitudes da Europa ocidental, (invernos cada vez mais secos e verões igualmente secos e quentes) com a alta pressão mais forte e mais localizada a norte do que na sua dita posição "normal", tudo me resta a crer que o normal, (que escreveste entre aspas) seja mesmo muito relativo.

    Sempre pensei que o facto das temperaturas médias diurnas e mensais fossem mais baixas no inverno devido à maior inclinação dos raios solares e que a menor duração do dia tivessem também menor influência na formação de altas pressões. Pelos vistos enganei-me já que ela está presente durante todo o ano. Interessante :thumbsup:
     
  7. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Voçes conseguem ver as imagens da NASA relativamente á previsão sazonal do mês de Outubro.
    Eu não, e não entendo porquê, se a actualização do mês de Outubro está feita.

    Se conseguirem digam alguma coisa, a menos que eles ainda não tivessem disponibilizado as imagens.

    https://gmao.gsfc.nasa.gov/cgi-bin/...ndex_atmos.cgi?var1=2012&var2=oct&varmain=T1A

    façam F5 para abrir porque pode dar erro interno
     
  8. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,193
    Local:
    Olhão (24 m)
    Desde do ano passado, que não consigo ver nada da previsão da NASA.

    Bom, o meteociel colocou as cartas do CFS mensal onde podemos ver as anomalias de precipitação, médias da temperatura, geopotencial e pressão atmosférica. Muito bom. :D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Olha parece que foi criado um site novo que encontrei no mesmo link e que adicionado esta tarde.
    Basicamente o site que pertence á NOAA contém os links de diversos modelos de previsão sazonal.

    O link directo é este: http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/NMME/seasanom.shtml

    Mas aquilo que vos posso dizer é que não existe uma tendência definida, em que tanto pode pender para um Outono/Inverno seco ou bastante chuvoso, sendo contudo que não sei qual a credibilidade de alguns modelos pois não os conheço.
    Os modelos apresentados são os seguintes:
    - CFS v1 e CFS v2 (as versões apresentam resultados completamente contrários);
    - CMC v1 e CMC v2 (as versões apresentam resultados completamente diferentes até Dezembro e depois entram em consenso, para uma 2ª parte do Inverso seca;
    - GFDL - apresenta um Outono e Inverno bastante chuvoso;
    - NCAR - igual ao GFDL;
    - NASA - pelo qual tenho grande apreço, mas não sei qual o modelo apresentado, se é o GMAO, mas que indica uma seca ainda maior que a do ano passado :(
    - NMME e IMME - desconheço estes modelos mas não é clara a tendência.

    Em resumo mesmo nos próprios modelos existem enormes diferenças entre elas;


    Olhando á mensal mesmo relativamente ao mês de Novembro também andam todos divididos ao meio.
     
  10. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,193
    Local:
    Olhão (24 m)
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    5,952
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Pelo que vejo alterna entre o normal a moderadamente seco. Nada bom atendendo à situação de seca extrema que já está por aí.:(
    Mas como ainda não é uma certeza, esperemos que as próximas saídas dos modelos invertam a previsão para mais chuva...

    Para a metade norte do continente, a previsão (vale o que vale nesta altura) é bastante animadora. Começando já em novembro com previsão de precipitação dentro do normal, entre dezembro e março poderemos ter precipitação acima do normal, principalmente dezembro e fevereiro bem acima da média. Se se confirmar, fará lembrar "invernos" de outrora...:p
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Nesse modelo do CFS V2 (que digo já por sinal, é quase uma inversão do CFS v1), há 15 dias atrás apresentava um panorama completamente diferente, como se pode ligar a uma previsão que cambia tanto num espaço somente de 15 dias, só porque agora já indica tempo seco todos os meses para aqui?
    Seja como for o importante de realçar neste modelo é que desde há longos meses indica precipitação acima do normal a norte e centro para todos os meses, e tem alternado a sul entre o seco e o normal digamos assim.

    Mesmo as sazonais de diversos modelos tem estado constantemente a serem alteradas, sendo que a nota dominante tem sido para um Inverno seco, existente na maior parte dos modelos.

    Agora aguardo pelas saidas do IRI (confio muito pouco neste modelo), do IBIMET e em particular do ECMWF e do EUROSIP para ver quais as suas tendências.

    No final do mês de Outubro indicarei qual o modelo que acertou .....

    PS: Já agora olhar ás previsões sazonais do próprio mês não funciona bem, pois estes modelo lidam melhor com longo prazo do que com curto prazo
     
  13. Rainstorm

    Rainstorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Ago 2012
    Mensagens:
    541
    Local:
    Massamá
    Pois nos últimos tempos o Norte tem sido o beneficiado nos eventos, mas por aqui tb não me posso queixar muito!!:confused:
     
  14. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    5,952
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Temos tido episódios de chuva, nalguns dias interessantes, mas daí a chamar de "eventos"...:p
    Isto até anda muito monótono, nada típico de verdadeiros dias outonais com chuva intensa e vento forte constante.

    Como referi, é cedo para aferir da real validade das previsões sazonais. Andam demasiado "voláteis" de modelo para modelo e de saída para saída.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Concordo contigo, por exemplo hoje o IM até dava chuva forte pra aí, e no entanto quase que nem choveu. Neste momento voçês apenas têm alguns mm de chuva, mas pelo menos depois do dia 18 isso vai mudar, aí a norte do país.
    Nós aqui ainda vamos ter que esperar.

    mas eu por exemplo pegava nas saidas a 1 mês do CFS, e espetava já elas e tinha garantida no minimo 1 semana de chuva entre as 192 horas e as 400 horas, só que esse modelo funciona mal no curto prazo !
     

Partilhar esta Página