Previsão Sazonal - Outono/Inverno 2013



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estes modelos sazonais estão a ficar um desastre, espero que isto começe a mudar rapidamente ....
Lançei um rapido olhar em relação ao mês de Outubro e salvo pequenas excepções locais para mais ou para menos, este mês parece-me ter sido um mês normal em termos pluviosidade, mas ainda tenho confiança que os padrões atmosféricos se alterem !

Em relação ao que se fala aqui ... dos vulções somente um super-vulcão, com uma super-erupção pode mudar um clima !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Em relação ao que se fala aqui ... dos vulções somente um super-vulcão, com uma super-erupção pode mudar um clima !

Não é bem assim.

A história recente mostra o impacto climático de várias erupções de intensidade VEI7 (10 ou mais x mais fracas do que um super-vulcão como o Toba). Exemplos são o Tambora que trouxe um catastrófico ano sem verão em 1816.

Igualmente intensos foram os eventos vulcânicos em 1600, 1258, 535.

Todos eles foram significativamente maiores do que o pequeno impacto do Pinatubo (VEI6) em 1991 ou outras pequenas disrupções como em 1912 (Novarupta) e em 1883 (Krakatoa).

Noto que todas estas erupções foram pelo menos VEI6 (100x menores do que o Toba, mas 10x superiores ao Mt St Helens (VEI5), uma erupção muito conhecida como devastadora, mas esta última sem qualquer impacto no clima, devido ao seu "pequeno" tamanho)

No entanto, o impacto dos vulcões não têm só a ver com a quantidade de cinza e a sua injecção nas camadas mais altas da atmosfera, mas também com os níveis de SO2. Uma erupção basáltica e efusiva como o Grimsvotn-Laki em 1783, pode libertar tanto SO2 que causa um inverno vulcânico que nesse caso foi comparável a uma erupção como o Tambora em 1816 ou até superior (apesar de uma erupção pelo menos 10x menor)

Curiosamente, o mesmo vulcão (Grimsvotn) teve a maior erupção em 100 anos, em 2011 (praticamente um VEI5). Foi pouco falado nas notícias mas no entanto libertou uma quantidade considerável de SO2 (algo que os vulcões islandeses são prolíferos). Em 2012 houve uma erupção VEI5 ou até VEI6 mas passou maioritariamente despercebida, mesmo entre os interessados, pois foi submarina a 1km de profundidade a noroeste da Nova Zelãndia. No entanto, mesmo assim libertou uma pluma acima do oceano, e uma quantidade massiva de pumiça vulcânica. Especulo se estas duas erupções podem ter sido suficientes para causar um ligeiro, mas quase insignificante, arrefecimento climático durante uns meses.

Isto tudo só para esclarecer sobre o impacto vulcânico de erupções que não são "super-vulcões".
 
  • Gosto
Reactions: Kispo

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
O CFS em cada saída tudo pode mudar, mas nunca vi coisa igual para Dezembro. :cold:

A média de Dezembro da precipitação por dia, mais parece ser para Julho. :lmao:

15934252_TjfZW.jpeg
 
  • Gosto
Reactions: MeteoAlentejo

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O que eu vejo nos modelos sazonais, é que para além de andares perdidos dado que uma das suas principais variáveis de referência as SST na zona equatorial não apresentar anomalia digna de registo, isso faz com que haja grande discrepâncias entre modelos e entre saídas de modelos. A meu ver isto não existe tendencia nos modelos para este ano ........
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
NASA, CFS, CMC, IMME, NMME ... entre outros todos eles preveem um Inverno seco, isto já começa a cheirar ao ano 2003/2004, espero estar enganado ....
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O IBIMET coloca um Nov/Dez com precipitação acima da média, Janeiro seco a Norte e sem sinal no sul mas com precipitação acima da média.

http://web.fi.ibimet.cnr.it/seasonal/content.php?page=126

Essa previsão acima de tudo apenas mostra uma coisa, que não tem sinal para este Inverno, pois em cada mês o Anticiclone encontra-se numa posição totalmente distinta ... penso que com a maior parte dos modelos deverá acontecer isso !

Penso que tal como o ano passado a precipitação se concentrará num ou outro mês !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
A previsão sazonal do CPTEC (Brasil)

Precipitação

15964347_M6IKu.jpeg


Uma previsão bastante parecida ao do ECM no mês de Outubro.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Oh David a actualização indica um padrão de NAO +, um padrão de circulação zonal a latitudes mais elevadas, com o UK a ter tempo chuvoso e menos frio !
Fazendo a tradução é isso que indica ... quer seja actualização de 15 Novembro ou 1 de novembro, a previsão é a mesma .... e ao que parece o MetOffice acho que vai ter previsão identica segundo me pareceu ler nas "entrelinhas" !

Se estão certos ou errados, apenas saberemos no final do Inverno !
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Oh David a actualização indica um padrão de NAO +, um padrão de circulação zonal a latitudes mais elevadas, com o UK a ter tempo chuvoso e menos frio !
Fazendo a tradução é isso que indica ... quer seja actualização de 15 Novembro ou 1 de novembro, a previsão é a mesma .... e ao que parece o MetOffice acho que vai ter previsão identica segundo me pareceu ler nas "entrelinhas" !

Se estão certos ou errados, apenas saberemos no final do Inverno !

Claro que o que está escrito no tweet se refere ao UK. Em Portugal, NAO+ indica, geralmente, invernos amenos e mais chuvosos a Norte e menos a Sul.

A previsão a 1 de novembro não indicava circulação zonal "pura", notam-se bastantes ondulações. Num regime de zonal a costa oeste da Noruega e a região do canal da Mancha e do Benelux costumam ter anomalias positivas de precipitação, algo que a carta de 1 de novembro não mostra.

Continua a grande confusão na previsão sazonal neste inverno, até dentro dos mesmos organismos há previsões contraditórias (tanto o UKMO como o ECMWF registaram diferenças significativas em menos de um mês).
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Claro que o que está escrito no tweet se refere ao UK. Em Portugal, NAO+ indica, geralmente, invernos amenos e mais chuvosos a Norte e menos a Sul.

A previsão a 1 de novembro não indicava circulação zonal "pura", notam-se bastantes ondulações. Num regime de zonal a costa oeste da Noruega e a região do canal da Mancha e do Benelux costumam ter anomalias positivas de precipitação, algo que a carta de 1 de novembro não mostra.

Continua a grande confusão na previsão sazonal neste inverno, até dentro dos mesmos organismos há previsões contraditórias (tanto o UKMO como o ECMWF registaram diferenças significativas em menos de um mês).

Exactamente este ano as previsões sazonais não estão nada de confiança, porque o sinal não é muito claro, a probabilidade das sazonais este ano falharem é claramente maior face a outros anos em que existe um padrão claro de chuva ou de seca !

Penso que o mais provável será virmos a ter um Inverno identico ao ano passado, ou seja, bem mais chuvoso a norte do que a sul !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
Existem modelos que colocam tempo seco até 20 de Novembro, a partir daí dão um período chuvoso mais a sul do que a norte, são eles o JMA e o modelo chinês. Eu, na minha opinião pessoal, Dezembro não será seco e pode ser um mês até bastante chuvoso. Aliás, o NOAA já vinha mostrando essa tendência de Dezembro ser mais chuvoso no sul, mas hoje já retirou mas ainda vai voltar a pôr.

Modelo mensal chinês (actualizado dia 11/11): http://cmdp.ncc.cma.gov.cn/pred/en_md.php

Previsão mensal modelo japonês (actualizado dia 14/11) http://ds.data.jma.go.jp/gmd/tcc/tcc/products/model/map/1mE/map1/zpcmap.php