Previsão Sazonal - Outono/Inverno 2013

Posso juntar ainda mais estas para complementar, agora cada um é livre de acreditar naquilo que quiser, agora apenas digo ... o que temos agora é o padrão que alguns modelos começaram a delinear logo no inicio do Outono, e que mais tarde, outros modelos como o CFS v2 começou a mostrar também.
Até agora quando os modelos nos outros anos, entraram em consonância de padrões ainda não vi eles falharem. Mas como disse cada um acredita naquilo que quiser. A tendência está lá ... mas isso não invalida que acertem a 100 % ou que de forma temporaria tenhamos uma situação deveras interessante. Recordo que a ultima grande, mesmo grande (ouve já depois disso várias outras) seca foi em 2004/2005 e eu acredito claramente em ciclos e por isso temos que pôr uma forte hipótese de este ano ser um ano muito seco, ou então o começo de uma nova grande seca, tal como acontece pelo menos uma vez de 10 em 10 anos ....

Uploaded with ImageShack.us
Exato...
Parece de facto estar-se a desenhar um Inverno mais para o seco.:( Mesmo assim, não será de descartar que ao longo deste periodo este padrão seja esporadicamente interrompido :thumbsup:

entao as sazonais previam estas depressoes todas seguidas para o mes de dezembro?

A unica diferença entre o que davam as sazonais e o que tivemos no mês de Dezembro é ter-se tido um maior cavamento das depressões em latitudes mais a norte que gerou interrupção temporária no AA com incursão de depressões ligeiramente mais a sul do que estava previsto inicialmente.
De acordo com novos dados que consultei o mês de Janeiro poderá vir a ter a mesma tendencia com muito fortes depressões a rumarem ao reino unido e os restos a atravessarem o Norte e Centro de Portugal.

O Sul vai ficar a contar os chuviscos que vanham caindo e a soma deles até poderá indicar um mês de Janeiro na média .... ( também não é muito dificil .. loooll)

Pelo que estive a ver, as depressoes deverão até descer um pouco em relaçao ao que se passou (e passa) nas últimas 2 semanas.

O forte jet polar que tem afectado a zona central do continente norte-americano subirá em latitude e deverá descer bem mais a leste do que até agora.
Quase todo esse continente deverá ter uma anomalia das temperaturas bem positiva, excepto a zona mais nordeste, o que pressupoe que o jet stream começará apenas aí a descer em latitude.

Para nós poderá ser positivo, levando à formação de depressões algures a sul da Gronelândia\Terra de Lavrador, levando-as (esperemos) em direcçao à Península Ibérica.
Para já, e nos 1ºs 10 dias de janeiro ainda estaremos numa situação parecida com a actual, apenas depois disso o jet deverá descer um pouco mais.

Várias saídas consecutivas a indiciarem um SSW em meados de janeiro. A ver se estas previsões se cumprem e se posteriormente originam uma mudança para um padrão que nos favoreça mais, com a quebra do vórtice polar e uma forte negativização da Oscilação Ártica.

gfsnh-10-384_bhg3.png

Várias saídas consecutivas a indiciarem um SSW em meados de janeiro. A ver se estas previsões se cumprem e se posteriormente originam uma mudança para um padrão que nos favoreça mais, com a quebra do vórtice polar e uma forte negativização da Oscilação Ártica.

gfsnh-10-384_bhg3.png

Ao que parece, tal apenas implicará uma mudança do padrão atual. Pelo que tanto nos pode calhar, tempo seco frio continental, ou a possibilidade de entradas marítimas polares, ou até uma primavera antecipada.
O que será de eliminar é a circulação zonal. Neste fim de outono e princípio de inverno já tivemos um mês seco, e praticamente um mês de zonal alta, só nestas últimas semanas desceu um pouco a circulação zonal.

Ao que parece, tal apenas implicará uma mudança do padrão atual. Pelo que tanto nos pode calhar, tempo seco frio continental, ou a possibilidade de entradas marítimas polares, ou até uma primavera antecipada.
O que será de eliminar é a circulação zonal. Neste fim de outono e princípio de inverno já tivemos um mês seco, e praticamente um mês de zonal alta, só nestas últimas semanas desceu um pouco a circulação zonal.

Sim, é isso mesmo, há que bloquear a circulação zonal, senão não passa disto. É certo que chove no Norte e Centro, há alguns eventos de neve e vento forte, mas no geral é um estado do tempo chato e sem grande interesse. Pessoalmente, prefiro arriscar numa mudança de padrão, mesmo havendo alguma probabilidade (reduzida) de ainda ficar pior.

Sim, é isso mesmo, há que bloquear a circulação zonal, senão não passa disto. É certo que chove no Norte e Centro, há alguns eventos de neve e vento forte, mas no geral é um estado do tempo chato e sem grande interesse. Pessoalmente, prefiro arriscar numa mudança de padrão, mesmo havendo alguma probabilidade (reduzida) de ainda ficar pior.

Isso de gostos pessoais e muito relativo .
Pessoalmente acho o tempo relacionado com a circulacao zonal o mais espetacular .

Mudando de assunto , ja a bastante tempo que varios membros do forum , no qual me incluo , falaram na possibilidade de este outono - inverno nao ter um padrao uniforme e ate ter algumas surpresas . . .

Aproveito para desejar um bom ano para todos .

:) Aqui a minha curiosidade é saber quando é que as previsões dos modelos sazonais irão acertar pois desde que o Inverno de calendário começou que o que temos verificado não está de acordo com essas previsões sazonais para DJF (certo?). Claro que ainda falta muito tempo até final de Fevereiro e metade do mês de Dezembro foi relativamente seco (mais a sul que a norte)...

Em termos de previsão sazonal, aqui fica a previsão do MetOffice e do ECMWF:

Previsão MetOffice

Temperatura (FMA)

16534059_ZooYM.jpeg

Precipitação (FMA)

16534060_YzAkz.jpeg

Previsão ECMWF

Temperatura (FM)

16534061_HTNNa.jpeg

Precipitação (FM)

16534062_4I9cY.jpeg

Depois, no trimestre MAM (Primavera climatológica), as discrepâncias são enormes entre o MetOffice que aponta para uma Primavera acima da média na precipitação, já o ECMWF aponta para uma Primavera seca.

:) Aqui a minha curiosidade é saber quando é que as previsões dos modelos sazonais irão acertar pois desde que o Inverno de calendário começou que o que temos verificado não está de acordo com essas previsões sazonais para DJF (certo?). Claro que ainda falta muito tempo até final de Fevereiro e metade do mês de Dezembro foi relativamente seco (mais a sul que a norte)...

E eis que final de Janeiro se aproxima a passos largos e iremos entrar em Fevereiro com uma zonal bem forte e baixa em latitudes... Tendo em conta que praticamente desde que o Inverno de calendário começou que temos tido tempo bastante húmido e chuvoso (no Algarve nem tanto, mas já é costume :)), com entradas perturbadas do quadrante W (NW, W ou SW), e assim irá continuar pelo menos mais uma semana, estou curioso por saber o que nos trará a 2ª parte do mês de Fevereiro... :) Isto porque lembro-me que a previsão sazonal para DJF (Inverno climatológico) do ECMWF era relativamente seca para o continente (correto?) e até agora só os primeiros 15 dias de Dezembro terão sido assim...

De acordo com o IPMA, haverá qualquer coisa que poderá mudar neste padrão zonal a partir de 17 de Fevereiro. A partir de 24, as regiões do Centro e Sul estão com previsão de precipitação abaixo da média...

Na precipitação total semanal prevêem-se valores acima do normal, para todo o território, nas semanas de 03/02 a 09/02 e de 10/02 a 16/02 e valores abaixo do normal, para as regiões centro e sul, na semana de 24/02 a 03/03. Na semana de 17/02 a 23/02 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Na temperatura média semanal prevêm-se valores acima do normal, para toda a faixa interior do território, na semana de 24/02 a 03/03. Nas semanas de 03/02 a 09/02, de 10/02 a 16/02 e de 17/02 a 23/02 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Achei curiosa a previsão a longo prazo, para este semestre...

(Fevereiro-Junho de 2014)

Na precipitação total trimestral prevêm-se valores abaixo do normal, para todo o território, para o trimestre de Fevereiro a Abril de 2014.
Nos trimestres de Março a maio e de Abril a Junho não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Na temperatura média trimestral não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo em todo o período compreendido entre Fevereiro e Junho de 2014.

Pelo menos neste Fevereiro, acredito que o Anticiclone nos possa fazer efemeras visitas, embora os episodios de precipitação devam ocorrer com uma certa frequência. Já Março, acredito que seja mais seco e talvez quente para a época!

Isto está desta forma, embora saibamos que nada disto é facto adquirido! Afinal, matemática futurista não representa factos xD
Veremos o que acontece :)

Na precipitação total trimestral prevêm-se valores abaixo do normal, para todo o território, para o trimestre de Fevereiro a Abril de 2014.[/B] Nos trimestres de Março a maio e de Abril a Junho não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

...

Isto está desta forma, embora saibamos que nada disto é facto adquirido! Afinal, matemática futurista não representa factos xD
Veremos o que acontece :)

Estas previsões sazonais não valem nada. Ainda em Novembro andava o pessoal a lamentar os sinais de alguns modelos que apontavam para securas terríveis e, no que toca ao Norte do sistema ME, é chuva até mais não.

Os primeiros 15 dias de Fevereiro irão ultrapassar a média de Fevereiro no NO. Isso é o que sei. Depois logo se vê mas estas "previsões" não passam mesmo de exercícios de matemática com fiabilidade nula a meses de distância.

Os primeiros 15 dias de Fevereiro irão ultrapassar a média de Fevereiro no NO. Isso é o que sei. Depois logo se vê mas estas "previsões" não passam mesmo de exercícios de matemática com fiabilidade nula a meses de distância.

Começo a nem sequer preocupar-me em consultar as previsões sazonais, a não ser por mera curiosidade. Acho que já temos provas suficientes que não se pode concluir nada, a não ser que o sinal seja mesmo muito forte, e mesmo assim...