Previsão Sazonal - Outono/Inverno 2013



David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Como já aqui foi referido, não há neste momento nenhum sinal significativo nos vários modelos de previsão sazonal para o próximo outono. Mas uma coisa é certa, contrariando vários membros que aqui escreveram, é praticamente irrelevante o ter chovido ou não em abril, na previsão da pluviosidade em outubro. Ainda mais irrelevante o facto de não ter chovido muito no mês de setembro nos últimos dois anos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Como já aqui foi referido, não há neste momento nenhum sinal significativo nos vários modelos de previsão sazonal para o próximo outono. Mas uma coisa é certa, contrariando vários membros que aqui escreveram, é praticamente irrelevante o ter chovido ou não em abril, na previsão da pluviosidade em outubro. Ainda mais irrelevante o facto de não ter chovido muito no mês de setembro nos últimos dois anos.

Será que não é assim tão irrelevante, quando em 2001 foi um ano tão parecido a este e chegou a Setembro e choveu quase 10 vezes mais que a média. :rolleyes: Pode não ter qualquer relevância, mas no passado já aconteceu isso mesmo, em 2007 voltou a acontecer e depois no final de Agosto foi batido o recorde de precipitação com quase 59 mm em Faro, em 1998 aconteceu isso novamente no mês de Setembro. Só assim, encontrei 3 casos e deve haver muitos mais casos de anos desses. Por isso, para uns pode ser irrelevante como para outros podem ser relevantes.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tenho constatado também que o sinal do EL NINO ou LA NIna tem sido mau este ano, dado que antes indicavam um EL NINO fraco e agora está mais pro neutro.

Relativamente ao sinal ou não dos modelos neste momento não existe, e por isso penso que este ano poderá ser bom para cut-offs porque penso eu, é asneira de certeza, que tal situação de não haver anomalia das SST no pacifico, não permitirá um padrão bem definido por aqui, ou seja, manutenção do AA ou das depressões !
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Bom dia

Analisando este ultimo "mapa" significa que a Madeira vai ter precipitação acima da média?:shocking:.. digo isto pela cor vermelha.


alguém pode ajudar me a interpretar:rolleyes: obg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Bom dia

Analisando este ultimo "mapa" significa que a Madeira vai ter precipitação acima da média?:shocking:.. digo isto pela cor vermelha.


alguém pode ajudar me a interpretar:rolleyes: obg

Os mapas do CFS postados acima não servem para nada. É de uma das 4 saídas do dia 10 de junho, desde esse dia já houve mais de 150 saídas, quase todas diferentes umas das outras. Não há ainda nenhum sinal significativo na previsão sazonal para o próximo outono/ inverno.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Sem pinga de água??? Até parece que o Inverno foi seco. Coloquem lá os gráficos da pluviosidade que eu já estou confusa.

O Inverno aqui foi salvo em parte pelo mês de Março que foi muito chuvoso e quanto a isso não há dúvidas. Sem querer alongar-me muito e constatando apenas os factos, desde 9 de Abril que não temos precipitação relevante (>1mm), o que ao dia 9 do mês que vem fará 4 meses secos. Se chegarmos a dia 9 de Outubro sem precipitação significativa teremos 6 meses ou meio ano praticamente sem gota de água. Bom mas isso já são contas do imaginário por isso mesmo é que postei aqui à dias que o mais certo é cair já qualquer coisa em Setembro o que mesmo assim não quer dizer que Setembro seja acima da média...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
novidades das sazonais?

Daqui a 4/5 dias, com as previsões do METOFFICE e do ECM, mas fazendo um apanhados dos variados modelos sugerem um EL NINO para a 2ª metade do Outono e Inverno, e portanto uma maior tendencia para um Outono mais seco e quente, e um Inverno mais chuvoso, mas isto ainda pode dar uma grande volta !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mais uma previsão que sai ... e indica mais do mesmo, um Outono seco e algo quente, e depois um Inverno talvez parecido com 2009/2010.
Já agora a previsão é do MetOffice, que corrobora com a previsão do ECM (dia 22 será apresentada) e deve seguir a mesma linha de orientação.
A culpa disto é do EL NINO que poderá atingir o seu auge durante o Inverno, e quando tal acontece favorece um Inverno á antiga, e depois de 3 anos seguidos com Inverno seco (dez/Jan/fev) acho que está na hora ....

Espero ainda um Atlântico activo neste mês de Setembro, com várias tempestades tropicais !
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Mais uma previsão que sai ... e indica mais do mesmo, um Outono seco e algo quente, e depois um Inverno talvez parecido com 2009/2010.
Já agora a previsão é do MetOffice, que corrobora com a previsão do ECM (dia 22 será apresentada) e deve seguir a mesma linha de orientação.
A culpa disto é do EL NINO que poderá atingir o seu auge durante o Inverno, e quando tal acontece favorece um Inverno á antiga, e depois de 3 anos seguidos com Inverno seco (dez/Jan/fev) acho que está na hora ....

Espero ainda um Atlântico activo neste mês de Setembro, com várias tempestades tropicais !

Já agora se puderes disponibiliza links sff :)