algarvio1980, esse modelo refere que vamos ter precipitação acima da média e temperaturas abaixo, certo ?
Como já aqui foi referido, não há neste momento nenhum sinal significativo nos vários modelos de previsão sazonal para o próximo outono. Mas uma coisa é certa, contrariando vários membros que aqui escreveram, é praticamente irrelevante o ter chovido ou não em abril, na previsão da pluviosidade em outubro. Ainda mais irrelevante o facto de não ter chovido muito no mês de setembro nos últimos dois anos.
Bom dia
Analisando este ultimo "mapa" significa que a Madeira vai ter precipitação acima da média?.. digo isto pela cor vermelha.
alguém pode ajudar me a interpretarobg
Sem pinga de água??? Até parece que o Inverno foi seco. Coloquem lá os gráficos da pluviosidade que eu já estou confusa.
novidades das sazonais?
Mais uma previsão que sai ... e indica mais do mesmo, um Outono seco e algo quente, e depois um Inverno talvez parecido com 2009/2010.
Já agora a previsão é do MetOffice, que corrobora com a previsão do ECM (dia 22 será apresentada) e deve seguir a mesma linha de orientação.
A culpa disto é do EL NINO que poderá atingir o seu auge durante o Inverno, e quando tal acontece favorece um Inverno á antiga, e depois de 3 anos seguidos com Inverno seco (dez/Jan/fev) acho que está na hora ....
Espero ainda um Atlântico activo neste mês de Setembro, com várias tempestades tropicais !
Já agora se puderes disponibiliza links sff![]()