Previsão Sazonal - Outono/Inverno 2013

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2013

Isso é uma mera notícia, não existem factos nem uma previsão. Agora, são os alemães a preverem, no Verão foram os franceses e foi a coisa mais ridícula que vi. A Accuweather ainda não atirou a previsão de Inverno para a Europa cá para fora. Parece-me mais coisa do Joe Bastardi, esse sim todos os anos diz que vai ser o Inverno mais frio e blá blá. Em Portugal, o Inverno se é frio logo é seco, se for quente logo é chuvoso. Pelos menos, o ECM na última previsão coloca anomalia bem positiva em Portugal.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa e jonas_87


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2013


Esse artigo no minimo foi lançado no inicio de Outubro dado que existem comentários com 4 semanas, portanto os dados certamente eram com condições iniciais de Setembro.

Nessa altura todos os modelos apontavam para um Inverno rigoroso e chuvoso. Nesta previsão de Outubro tudo levou uma volta de 180º C e agora indicam um Inverno muito seco tirando o ECM e um ou outro modelo de previsão !
 
  • Gosto
Reactions: chaves23

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ainda bastante incerteza na previsão sazonal para o próximo inverno. Aqui a anomalia de geopotencial no Hemisfério Norte prevista pelo MeteoFrance e pelo ECMWF para o período de novembro a janeiro:

3u6TlEw.png


Para Portugal (incluindo ilhas), um é o oposto do outro, o do MF apontaria para um período frio e seco, o ECMWF para um período húmido e com grande alternância térmica.

O único ponto de convergência entre os vários modelos sazonais credíveis é a previsão de uma forte anomalia negativa da oscilação ártica (AO), o que origina grandes entradas frias a latitudes inferiores. Resta saber onde tal vai ocorrer.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Joe Bastardi todos os anos afirma o mesmo...

Tantas vezes o cântaro vai à fonte... Eu já nao ligo nada a este tipo de previsões que incluem o verão mais quente dos últimos 100 anos, o inverno mais frio do último milénio, a tosta mista mais gordurenta das últimas 30 refeições...... Para mim é lixo.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Volto a dizer o que disse atrás as previsões de Setembro eram completamente diferentes destas previsões de Outubro, e em Setembro havia essa indicação que agora já não existe .... os supostos bloqueios no Atlântico Norte foram-se ao ar neste mês de Outubro, excepto no ECM e num ou outro modelo de previsão !

Já agora com Joe Bastardi o próximos Inverno é sempre o mais frio dos ultimos 100 anos !
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Para mim, mais importante que os modelos sazonais é a natureza a dar sinais do que pode vir. Aqui, na zona onde moro, existem vários ninhos de cegonha completamente abandonados, o que para mim é um excelente sinal já que os últimos anos que elas partiram foram 2009/2010 e 2010/2011, este ano já há 2 semanas que não vejo nenhuma cegonha nos ninhos. :):D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Por aqui também não sei onde se meteram os pássaros, as cegonhas não as vejo em lado nenhum, e os pássaros acho que deve ser o ano que menos pássaros vejo, é este ano.
Que pode isto significar afinal ?
 

GoN_dC

Cumulus
Registo
8 Jan 2012
Mensagens
135
Local
Lagoa
Curiosamente no outro dia a caminho de Monchique, na zona do Porto de Lagos, vi uma enorme concentração de cegonhas. Nunca tinha visto tal coisa por ali, embora saiba que já lá há uma boa colónia, mas nunca naqueles numeros.

Por isso das duas uma... ou fizeram ali escala e estavam a combinar o resto dos pormenores da viagem, ou então as cegonhas das vossas zonas mudaram-se para ali :p
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Entretanto, a previsão sazonal do NOAA já não está tão seca como a anterior e começa a mostrar sinais que o Inverno pode ser chuvoso tal como a previsão do ECM indica. A ver vamos, como isto vai ficar. Até meados de Novembro ficaremos a saber como vai ser o próximo Inverno.