Previsão Sazonal - Primavera/Verão 2014

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom já saiu a previsão do ECM referente á Primavera Verão que aponta para uma Primavera normal a norte e seca a sul, mantendo a tendência daquilo que tem sido este Outono/Inverno !

 
  • Gosto
Reactions: Maria Papoila


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Só vejo uma imagem e que nao diz nada.......

Podes consultar aqui http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali .

Se a Primavera climatológica for seca (MAM) no Algarve, senão houver situações de instabilidade que façam equilibrar as contas, o Algarve arrisca-se a ter um ano hidrológico particularmente seco a muito seco. Talvez Setembro faça equilibrar as contas.

Este site tem estado perfeito http://www.lameteo.org/index.php/previsions-meteo/tendances-saisonnieres tem acertado os meses todos, acertou no Setembro e Outubro do ano passado com precipitação acima da média e assim foi e a partir de Novembro dava tempo seco no sul e assim tem sido, com precipitação sempre abaixo da média.
 
Última edição:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Só vejo uma imagem e que nao diz nada.......

A imagem diz tudo, podes é dizer que não consegues analisá-la que são coisas completamente distintas ....
A imagem diz que teremos uma situação normal a norte (cor branca) e diz que a sul poderemos ter cerca de 50 a 60% abaixo do normal (cor castanha).

Um ditado diz mais vale " Uma imagem do que mil palavras", mas no teu caso ao que parece isso não aplica, e além disso não leste o meu texto, pequeno é certo mas assim obrigaste-me a repetir !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Este modelo tem estado perfeito http://www.lameteo.org/index.php/previsions-meteo/tendances-saisonnieres tem acertado os meses todos, acertou no Setembro e Outubro do ano passado com precipitação acima da média e assim foi e a partir de Novembro dava tempo seco no sul e assim tem sido, com precipitação sempre abaixo da média.

Isso não é um modelo é um site, e basicamente ele faz um apanhado de todos os modelos, e depois com base nisso efectua a sua previsão.
Interpolando todos os modelos certamente tens muito mais chances de acertar numa previsão !

Reparei também que o modelos CFS v2 faz jus á sua fama, é bastante bom a muito longo prazo (chuvoso a norte e centro e seco a sul) mas quando se aproxima o mês começa a andar ás aranhas !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Isso não é um modelo é um site, e basicamente ele faz um apanhado de todos os modelos, e depois com base nisso efectua a sua previsão.
Interpolando todos os modelos certamente tens muito mais chances de acertar numa previsão !

Reparei também que o modelos CFS v2 faz jus á sua fama, é bastante bom a muito longo prazo (chuvoso a norte e centro e seco a sul) mas quando se aproxima o mês começa a andar ás aranhas !

Sim, é um site e não um modelo, foi um lapso meu. Obrigado pela chamada de atenção. :thumbsup:
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
euT2mSeaInd1.gif


euT2mSeaInd4.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Hoje, o site italiano actualizou a sua previsão com base no ECM. http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali

Com a Primavera a continuar seca e com uma valente anomalia negativa na precipitação, embora o Algarve nos meses Abril/Maio está sem sinal, embora junto a Sagres a anomalia seja bastante significativa.

Estranho é aquela anomalia tão elevada na precipitação entre os meses de Maio a Setembro, na região das Canárias, afectando depois a Madeira e posteriormente o Algarve/Andaluzia nos meses de Agosto e Setembro. :unsure:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
anomalia positiva sobre valores que regra geral são muito baixos. Uma anomalia positiva de 50% sobre médias mensais de 5mm?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Hoje, o site italiano actualizou a sua previsão com base no ECM. http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali

Com a Primavera a continuar seca e com uma valente anomalia negativa na precipitação, embora o Algarve nos meses Abril/Maio está sem sinal, embora junto a Sagres a anomalia seja bastante significativa.

Estranho é aquela anomalia tão elevada na precipitação entre os meses de Maio a Setembro, na região das Canárias, afectando depois a Madeira e posteriormente o Algarve/Andaluzia nos meses de Agosto e Setembro. :unsure:

aquilo não é anomalia grande precipitação, pois a precipitação nessa zona é muito baixa para não dizer quase nula.
Aquele cenário ilustra que teriamos o AA por cima de nós ou cima de nós, com um fluxo de leste/sueste, com tempo quente (não te deixes enganar com a anomalia na temperatura no oceano, passa a vida lá colocada deve ser mesmo erro), e assim favorece que a zona das Canárias possa ser mais animação do que o normal.
Além disso como devemos estar em ano de El Nino a rota das tempestades tropicais altera-se e poderemos ter umas visitas surpresa nos mares da madeira, açores e canárias !

Eu estou á espera de uma primavera quente, com maio a ser muito quente !
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
aquilo não é anomalia grande precipitação, pois a precipitação nessa zona é muito baixa para não dizer quase nula.
Aquele cenário ilustra que teriamos o AA por cima de nós ou cima de nós, com um fluxo de leste/sueste, com tempo quente (não te deixes enganar com a anomalia na temperatura no oceano, passa a vida lá colocada deve ser mesmo erro), e assim favorece que a zona das Canárias possa ser mais animação do que o normal.
Além disso como devemos estar em ano de El Nino a rota das tempestades tropicais altera-se e poderemos ter umas visitas surpresa nos mares da madeira, açores e canárias !

Eu estou á espera de uma primavera quente, com maio a ser muito quente !

Partilho da tua opinião Aurélio, embora que atenção ao fim deste mês e 1quizena de Abril. Também penso que as 2as quizenas de Abril e Maio tenham mais trovoadas. Quanto ao El Nino parece-me evidente para o fim do ano afectando Outono/Inverno próximo. E penso num setembro interessante ..
 

FernandoCosta

Cirrus
Registo
5 Fev 2014
Mensagens
24
Local
Valongo - Alfena (PORTO)
Olá sou novo nestas andanças. Queria saber a vossa opinião em relação ao mês de Maio, sobretudo a primeira quinzena. Parece que poderá ser um mês com uma anomalia positiva na temperatura, pelo menos neste momento é essa a tendência certo? Mas poderá ser tipo Maio 2009 ou mais quente ainda tipo Maio 2011?? Confesso que é um mês que gosto bastante e desagrada-me um pouco a ideia de um Maio quente. Mas pronto a meteorologia nem sempre joga de acordo com os nossos gostos!!
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Olá sou novo nestas andanças. Queria saber a vossa opinião em relação ao mês de Maio, sobretudo a primeira quinzena. Parece que poderá ser um mês com uma anomalia positiva na temperatura, pelo menos neste momento é essa a tendência certo? Mas poderá ser tipo Maio 2009 ou mais quente ainda tipo Maio 2011?? Confesso que é um mês que gosto bastante e desagrada-me um pouco a ideia de um Maio quente. Mas pronto a meteorologia nem sempre joga de acordo com os nossos gostos!!

Calma :lol: as previsões sazonais para o Inverno apontavam para um Inverno Seco, com o anticiclone em cima de nós e o que se verificou? a norte do Sado um dos Invernos mais Chuvosos dos últimos anos.
O que as Sazonais dizem não se escrevem muito longe disso. :)
Lá por estarem apontar isso não significa que não tenhamos um Maio quentíssimo, até poderá dar-se o Inverso.
Vale pouco que mais que zero as previsões sazonais.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
anomalia positiva sobre valores que regra geral são muito baixos. Uma anomalia positiva de 50% sobre médias mensais de 5mm?

Não se trata de anomalia positiva de 50%, mas sim de 50% de probabilidade de ocorrência de anomalia positiva.

Ao nível da precipitação, no semestre seco, as sazonais são irrelevantes, basta um dia de chuva intensa para a média estar feita.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Calma :lol: as previsões sazonais para o Inverno apontavam para um Inverno Seco, com o anticiclone em cima de nós e o que se verificou? a norte do Sado um dos Invernos mais Chuvosos dos últimos anos.
O que as Sazonais dizem não se escrevem muito longe disso. :)
Lá por estarem apontar isso não significa que não tenhamos um Maio quentíssimo, até poderá dar-se o Inverso.
Vale pouco que mais que zero as previsões sazonais.

As sazonais não valem zero, para mim serve para ter-se uma noção daquilo que se pode esperar para a proxima estação.
Lá porque falhou a norte e parte do centro, o resto do país ainda pertence a Portugal que eu saiba, e nestas regiões os modelos estiveram bem pois choveu para aí uns 50% do valor normal para esta região, isto no que toca ao Inverno.
Agora quem gosta de seguir á risca se chove mais 25% ou mais 50% do que o normal e sente feliz assim força.