Previsões curto prazo (até 3 dias) - Abril 2016

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Joaopaulo 1 Abr 2016 às 09:13.

  1. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,332
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Atualizando a previsão para os Açores para as próximas 72 horas...

    Assiste-se a convecção dispersa especialmente nos Grs. Central e Ocidental. O GFS 12z mostra um núcleo depressionário a passar a noroeste do G. Ocidental nos próximos dias. Contudo, nos níveis baixos não há nem haverá ventos significativos. O CAPE deverá aumentar ao longo deste período podendo chegar ao +-700. Não deverá haver grande alteração no arrefecimento atmosférico (persistirá a bolsa de ar frio em altitude). O cisalhamento continuará a ser mais intenso a sul do G. Oriental e muito reduzido (<10 m/s) no G. Ocidental.

    Em termos práticos, o tempo continuará a ser marcado por convecção dispersa. A água precipitável rondará os 10 mms. No tópico dos Açores há um relato de granizo. O nível de congelamento rondará os 1800 metros. Como tal, a precipitação deverá ser muito local (motivada pela orografia e/ou fatores locais), podendo ser moderada a forte (especialmente nos Grs. Central e Ocidental). Granizo será uma possibilidade nas células mais fortes. Creio que também podem ocorrer trovoadas (muito) isoladas (difícil porque em geral há muito ar seco a 500 hPa). As células não durarão muito devido ao fraco cisalhamento.

    A possibilidade relativa à ocorrência de trombas d'água de bom tempo é baixa devido à pouca vorticidade nos níveis baixos. O núcleo depressionário traz alguma mas não acho que é suficiente para aumentar a confiança.

    ---

    A partir do dia 16 o CAPE aumentará no G. Oriental. A reduzida vorticidade nos níveis baixos e o cisalhamento (> 10 m/s) - se bem que os ventos mais importantes, os dos níveis baixos, não têm força nenhuma - serão tendencialmente hostis à ocorrência de trombas d'água de bom tempo. Contudo, o cisalhamento poderá permitir o surgimento de células mais intensas. O nível de congelamento subirá para os 2200 metros mas a ocorrência de granizo continua a ser possível (depende da intensidade das células). Aguaceiros locais moderados a fortes podem ocorrer.

    Para terminar, a neve é tanta no Pico que o reflexo do sol impede uma melhor visualização da montanha:

    [​IMG]

    Pelo menos nos próximos 3 dias, a queda de neve deverá continuar.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #46 Orion, 14 Abr 2016 às 17:57
    Última edição: 14 Abr 2016 às 18:12
  2. guimeixen

    guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Jun 2013
    Mensagens:
    1,528
    Local:
    Real, Braga 105m
    Estofex para amanhã:

    [​IMG]

    A level 1 was issued for most parts of Portugal and NW Spain mainly for an isolated large hail and tornado event.

    ... Portugal and SW France ...

    A weak depression approaches Portugal from the west and opens during the course of the day. This scenario would allow a warm front to be pushed well onshore and to the north - probably residing over the Cantabrian and Basques Mountains. Models agree with nice offshore fetch of moist subtropical air, which covers most of Portugal and W/NW Spain. Even though mid-level lapse rates remain weak to modest, stout BL moisture should ensure MLCAPE of up to 500 J/kg. Airmass will be weakly capped but concerns exist regarding little diabatic heating due to lots of cloud cover. However, temporal subsidence between NE-ward traveling short-waves should support at least temporal heating. Expect an increase of thunderstorms during the noon/afternoon with scattered storms mainly in the level 1 area. DLS of 20 m/s and 15 m/s in the lowest 3 km point to organized multicells/isolated supercells with strong wind gusts and isolated large hail. Neither LL lapse rates nor mid-level CAPE profiles indicate a substantial risk of both hazards, but isolated events can't be ruled out. In addition, enhanced LL shear (SRH-1 in excess of 150 m^2/s^2 and LCLs below 500 m) indicate a risk for a few tornado events.
    Further south (S-Portugal) and east (W-Spain), CAPE signals remain too marginal for a severe risk.
    Isolated thunderstorms continue offshore during the night, as the vertical temperature gradient remains supportive for a few stronger updrafts.
     
  3. cardu

    cardu
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Nov 2008
    Mensagens:
    672
    Local:
    Tomar e Arganil
    Bom dia. Ontem ouvi que 3# feira vai estar um núcleo depressionário em cima de Portugal continental. Significa que os efeitos são tipo uma ciclogenese?
     
    guisilva5000 gostou disto.
  4. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,264
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Viva. Para já e até 3ª feira ainda falta um bocadinho. Ter por si só um núcleo depressionário em cima de Portugal Continental não tem significado, ou seja, se for uma depressão cavada, a passagem do núcleo traz associado mau tempo, se tal não se verificar as condições não serão tão adversas (isto grosso modo, porque depois temos vário tipos possíveis de depressão dependendo da sua expressão nos diferentes níveis da atmosfera).
    Quanto à segunda questão penso que querias dizer "uma ciclogénese explosiva". A resposta é "não necessariamente", pelo que respondi atrás. Uma "ciclogénese" é tão somente o processo de formação (cavamento) de uma depressão.
     
  5. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    9,229
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Boas,

    mais uma perturbação a SW e a caminho que deverá causar amanhã no Norte chuva por vezes forte:

    GFS 12z coloca uma quantidade significativa de precipitação:

    [​IMG]

    Satélite:

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,610
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Para Terça-feira teremos um centro de baixas pressões a oeste da Península Ibérica, ao qual estará associada uma superfície frontal fria que vai cruzar o território de Portugal Continental, do litoral para o interior, dando origem a tempo instável, com ocorrência de precipitação em todo o território do continente.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    guisilva5000, TekClub e Tiagolco gostaram disto.
  7. Lightning

    Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    25 Jul 2008
    Mensagens:
    4,114
    Local:
    Corroios
    Um tipo de carta que gosto de ver, no caso de existirem condições para a ocorrência de trovoadas, e que me ajuda um pouco a perceber o que vai dar ou não para fotografar - altitude das nuvens / massas nebulosas.

    Este tipo de cartas para mim é obviamente informativo, não me costumo fiar muito nelas. Se bem que dá algum jeito, porque por exemplo, neste preciso momento o céu encontra-se nublado por nuvens de base muito baixa (daquelas que parece que alguém pegou fogo a alguma coisa...) e de deslocamento muito rápido - e a carta para esta hora actual mostra de facto alguma nebulosidade que corresponde exactamente a isso.

    Como interpretar e legenda

    A cor mostrada é a altitude da massa das nuvens, sabendo que as nuvens altas são privilegiadas (portanto pelo que percebo, se existirem células de base alta mas que venham "acompanhadas" de nebulosidade baixa que estraga tudo para quem quer fotografar raios, essa nebulosidade baixa não é mostrada e apenas é mostrada a de base alta, porque se encontra sobreposta à de base baixa).
    - Branco: baixa altitude
    - Amarelo: altitude média
    - Vermelho: altitude alta

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  8. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,610
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Voltando ao dia de hoje e às próximas horas, possivelmente novas linhas de instabilidade procedentes do Atlântico irão cruzar o território de Portugal Continental, afectando sobretudo as regiões do norte e centro. Assim, a possibilidade dos períodos de chuva ou aguaceiros irão manter-se ao longo da noite, sendo mais intensos e persistentes no litoral norte e centro.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,332
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Atualizando a atualização da previsão...

    Nas próximas horas, um núcleo depressionário passará a noroeste - movendo-se para sudoeste - do G. Ocidental, dissipando-se eventualmente:

    [​IMG]

    Os ventos mais fortes, supostamente, ficarão no mar a oeste. Assim assim, alguma instabilidade poderá propagar-se às ilhas mais ocidentais. Em termos gerais, não há muita instabilidade nem humidade nos níveis médios. Portanto, o tempo, como já escrevi anteriormente, não deverá mudar. O CAPE acrescido será útil na batalha da convecção contra o ambiente tendencialmente hostil.

    O mais relevante vem a seguir, com a formação de uma nova depressão a sudoeste dos Açores:

    [​IMG]

    O gradual cavamento possibilitará a aproximação de mais uma pluma tropical, afetando mais a Madeira e Canárias:

    [​IMG]

    Excluindo PT continental e a Madeira, o mais relevante desta depressão será o aumento da vorticidade ciclónica nas imediações do G. Oriental...

    [​IMG]

    ... que em conjunção com os restos da bolsa de ar frio em altitude, CAPE fraco a moderado (<1000), reduzido cisalhamento/ventos fracos nos níveis baixos (os ventos mais fortes estarão no flanco este da depressão) e aumento da humidade relativa nos níveis baixos podem, finalmente, ser suficientes para se formar uma tromba d'água extremamente fotogénica que ao mesmo tempo está suficientemente longe para não causar danos mas suficientemente perto para ser largamente visível. Ainda faltam 3 dias, mas aqui fica o registo :p
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #54 Orion, 15 Abr 2016 às 20:44
    Última edição: 15 Abr 2016 às 20:50
    Mike26, Geopower, Candy e 5 outras pessoas gostaram disto.
  10. guisilva5000

    guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2014
    Mensagens:
    4,715
    Local:
    Belas, Sintra | Lisboa
    E tudo o vento levou... Segunda-feira afinal mudou.

    [​IMG]

    Quem sabe se daqui a 6 horas não muda tudo.

    Mas ainda há esperança para o sudeste/interior:

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    luismeteo3, DaniFR e TekClub gostaram disto.
  11. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,332
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    O GFS 6z modela um cavamento interessante da depressão entre a manhã do dia 17 e a madrugada do dia 18.

    A Madeira será afetada amanhã pela depressão. O GFS não indica muita instabilidade nos níveis baixos. Já o tefigrama do IPMA para o Funchal amanhã às 12 indica instabilidade suficiente. Independentemente disto, a passagem da depressão deverá trazer chuva moderada a forte de curta duração devido à saturação dos níveis baixos e água precipitável elevada (+- 30 mms). Nota ainda para o ponto de orvalho à superfície a rondar os 17º. Escrevi chuva de curta duração, porque o cavamento, e consequente aumento da força dos ventos, ocorrerá num ambiente com pouca humidade em altitude, reduzindo assim a janela para a ocorrência de chuva mais significativa.

    Não obstante a presença do jet forte e de um cisalhamento também ele forte (>20 m/s) a ocorrência de trovoadas será muito limitada pela pouca humidade a 500 hPa e ao facto de que o CAPE mais relevante está no pós-frontal. Contudo, nos pós-frontal ocorrer alguns aguaceiros dispersos. O fluxo húmido e saturado de sudoeste deverá chegar antes da depressão. A orografia deverá originar aguaceiros fracos a moderados.

    ---

    Quanto aos Açores, a previsão continua mais ou menos a mesma para as próximas 48 a 72 horas. A depressão não deverá afetar significativamente o arquipélago. A depressão em si não vai aumentar a vorticidade ciclónica mas a mesma deve aumentar no G. Oriental:

    [​IMG]

    A janela é muito pequena. E a vorticidade mais relevante ocorre de madrugada/manhã. Como tal, trombas d'água são pouco prováveis (e para as ver pior ainda). Mas quando comparando com os dias anteriores, o cenário é mais favorável.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Gerofil e TekClub gostaram disto.
  12. huguh

    huguh
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    1 Out 2015
    Mensagens:
    2,358
    Local:
    Godim - Peso da Régua
    Estofex para hoje

    [​IMG]

    A level 1 was issued for NW Spain and N Portugal mainly for the excessive precipitation, severe wind gusts and large hail.

    ...NW Iberian Peninsula...

    A passage of the shortwave trough will initiate storms in the afternoon hours. Within a mixing ratios of around 7-8 g/kg and ~ 7 K/km lapse rates a CAPE up to 600-800 J/kg will develop. Due to overlap with > 20 m/s DLS, supercells capable of producing severe wind gusts and hail up to 3-4cm cannot be ruled out. Thanks to DMC superimposing with a large-scale precipitation, local excessive precipitation cannot be ruled out. Thunderstorms should fade in the evening hours when the thermodynamic instability will drop.
     
    TekClub, guisilva5000 e luismeteo3 gostaram disto.
  13. guisilva5000

    guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2014
    Mensagens:
    4,715
    Local:
    Belas, Sintra | Lisboa
    As temperaturas devem continuar a rondar os 16-18ºC em todo o país amanhã, depois na segunda-feira com a aproximação da cut-off, temos circulação quente vinda do SO/S e espera-se um ligeiro aumento das temperaturas, especialmente no interior, por outro lado a amplitude térmica aumenta muito.

    A chuva prevista para segunda-feira fica, na maioria, no mar:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Depois a frente parece reativar ao chegar à fronteira:

    [​IMG]

    Amanhã há mais festa para o norte, para baixo do sistema Montejunto-Estrela deve haver boas abertas.

    Terça e Quarta devem ser bons dias de convecção.

    Serão estes os últimos dias de chuva do mês? Veremos...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    TekClub e joralentejano gostaram disto.
  14. huguh

    huguh
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    1 Out 2015
    Mensagens:
    2,358
    Local:
    Godim - Peso da Régua
    será que é hoje que temos alguma trovoada?

    [​IMG]
     
    guisilva5000 e TekClub gostaram disto.
  15. Lightning

    Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    25 Jul 2008
    Mensagens:
    4,114
    Local:
    Corroios
    Acho que se acontecer alguma coisa será entre amanhã e terça :intrigante:penso que alguns ingredientes estão lá, mas não sou nenhum expert para saber quais são todos eles. Até posso estar a colocar aqui alguns desnecessários, pois nisto da meteorologia, se faltar a massa, até podem haver ovos, natas, fruta cristalizada, mas não há bolo :p

    Para além destes ainda andei a ver o convection index e o soaring index e também estão bastante bons.

    [​IMG]


    Muito calor para amanhã :calor:
    [​IMG]


    A juntar algum forçamento vertical... (penso que esta carta seja disso)
    [​IMG]
     
    #60 Lightning, 17 Abr 2016 às 15:19
    Última edição: 17 Abr 2016 às 15:30

Partilhar esta Página