Previsões curto prazo: até 3 dias (Fevereiro 2016)



]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas Tardes,

Tenho tentado não entrar em grandes euforias, mas já é-me impossível dada a minha localização e as características do evento. Em Foia é certinho que um bom nevão ocorra acima dos 200 / 300m com acumulações acima dos 400m. Ainda vou ver a noticia da estrada que liga Monchique a Foia encerrada devido á neve e vento Forte como na Serra da Estrela :D

Já para o Sotavento e devido á instabilidade arrisco a dizer que também verá neve a partir dos 200 / 300m de altitude com acumulações ténues acima dos 400m. Locais como Alcaria do Cume (525m), Serra do Malhão (525M), visto que as medias de altitude são de 400/450m de Altitude nessas zonas. Também não descarto a queda de neve em cotas mais baixas com algum aguaceiro mais atrevido puxado a vento.

É pena a redução de precipitação nos lados interiores, mas devido ao algum carácter convectivo que a depressão apresenta, muita surpresa pode ocorrer dai concordar com o membro Agreste, no que toca á subestimação dos modelos em relação á quantidade de precipitação.

Os ingredientes estão lá...
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e actioman

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
será que vai nevar na Freita no sabado?

Eu diria que na Freita a neve é certa e talvez com acumulação acima dos 500/600 m, assim ocorra boa quantidade de precipitação.

Cuidado com as estradas que apresentam bastantes curvas e descidas/subidas no acesso à serra, neve e possivelmente gelo serão um problema a ter em conta :cold:
 
Última edição:

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas Tardes,

Tenho tentado não entrar em grandes euforias, mas já é-me impossível dada a minha localização e as características do evento. Em Foia é certinho que um bom nevão ocorra acima dos 200 / 300m com acumulações acima dos 400m. Ainda vou ver a noticia da estrada que liga Monchique a Foia encerrada devido á neve e vento Forte como na Serra da Estrela :D

Já para o Sotavento e devido á instabilidade arrisco a dizer que também verá neve a partir dos 200 / 300m de altitude com acumulações ténues acima dos 400m. Locais como Alcaria do Cume (525m), Serra do Malhão (525M), visto que as medias de altitude são de 400/450m de Altitude nessas zonas. Também não descarto a queda de neve em cotas mais baixas com algum aguaceiro mais atrevido puxado a vento.

É pena a redução de precipitação nos lados interiores, mas devido ao algum carácter convectivo que a depressão apresenta, muita surpresa pode ocorrer dai concordar com o membro Agreste, no que toca á subestimação dos modelos em relação á quantidade de precipitação.

Os ingredientes estão lá...

Estás a ser muito optimista!:D
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Según el modelo WRF-NMM:

zyd4lt.jpg


Zonas de Portugal de mayor acumulación prevista de nieve:

Serra de Soajo y entorno próximo:

1078imq.jpg


Serra de Montemuro:

ta4nxu.jpg


En otras zonas ibéricas muy destacables los nevadones previstos en el eje cántabro-pirenaico, con especial incidencia en la zona de los Montes Vascos (Sierras de Aralar, Aizkorri, etc.) donde se esperan nevadas superiores a los 150 cm en el episodio

Fuente: http://www.meteoexploration.com/maproom/snowmapsIB.php?lang=es
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tenho tentado não entrar em grandes euforias, mas já é-me impossível dada a minha localização e as características do evento. Em Foia é certinho que um bom nevão ocorra acima dos 200 / 300m com acumulações acima dos 400m.

Duvido muito, pois a humidade relativa estará muito elevada e a temperatura do ar constante, mas quase certo acima dos 0 ºC; resumindo, duvido que haja qualquer acumulação. Quanto muito alguns flocos lá pelo topo e já é ser muito optimista...
 
  • Gosto
Reactions: ]ToRnAdO[

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
não querendo estar a ser negativo mas realista penso mesmo que a precipitação será muito reduzida na maioria dos casos e o período do evento muito curto, poderá nevar em certas zonas que não é habitual mas sem acumulação e por pouco tempo, é o que vejo nos modelos actuais, aqui para o interior então já nem digo nada uma desilusão, mas ás vezes em meteorologia acontecem surpresas, abraço a todos
 

PauloPereira

Cirrus
Registo
17 Jan 2015
Mensagens
2
Local
Lamego
Boa tarde,
A apenas algumas horas do tão esperado evento, o que se pode esperar aqui por lamego(500 metros) no norte do distrito de Viseu? Teremos as tão aguardadas paisagens cobertas de branco ou iremos ficar a ver pela televisão?
Cumprimentos de um esperançoso:D
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
O IPMA alterou e clarificou alguns dos avisos que tinha! O que mais me afectaria hipoteticamente a queda de neve para o distrito de Portalegre. Agora só resta o de vento! :huh:

jP6qHgl.jpg
 
  • Gosto
Reactions: PedroMAR

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Boa tarde,
A apenas algumas horas do tão esperado evento, o que se pode esperar aqui por lamego(500 metros) no norte do distrito de Viseu? Teremos as tão aguardadas paisagens cobertas de branco ou iremos ficar a ver pela televisão?
Cumprimentos de um esperançoso:D
Penso que no sábado de manhã na serra das meadas já deverá haver neve e durante sábado à tarde deverá nevar na cidade.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
O IPMA alterou e clarificou alguns dos avisos que tinha! O que mais me afectaria hipoteticamente a queda de neve para o distrito de Portalegre. Agora só resta o de vento! :huh:

jP6qHgl.jpg

O IPMA normalmente esquece a altitude e o micro-clima que a Serra de S. Mamede tem... :dry:
Continuo a ter a convicção que amanhã e sábado teremos surpresas brancas :thumbsup:

XNQk4Ft.jpg

Aliás o GFS volta a meter precipitação nas horas mais frias e com CAPE significativo. ;)
Até amanhã teremos o "mete e tira" habitual :D

EDIT: adoro esta nova análise do MeteoBadajoz :viva:
http://www.extremadura7dias.com/not...el-oeste-de-la-provincia-de-badajoz-el-sabado
 
Última edição:

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Parece-me que só um cataclismo retiraria a neve da serra de S.Mamede no Sábado, seria preciso mesmo uma grande alteração nos modelos... Mas também não uso aqui a palavra impossível.

Relativamente aos avisos serão certamente ajustados.Mas não se esqueçam por favor de uma coisa. Um aviso serve para graduar um risco e não para assinalar uma ocorrência. Não é necessariamente por nevar que se lança um aviso de neve.
 

ampa62

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
751
Local
Covas, V N Cerveira
Tenho andado a acompanhar os dados da minha estação com as previsões do meteograma para a minha zona.

Pelo meteograma de ontem de manhã tinha para o período compreendido entre as 18 H de sexta-feira e as 9 H de sábado: 5.1 mm acumulados e cotas de neve a variar entre os 150 e 450 m.
Pela última versão do meteograma, para o mesmo período: 5.8 mm acumulados e cotas de neve a variar entre os 250 e 400 m.

Comparando os dados da minha estação com o meteograma às 21 horas de hoje:

Tenho 9.3ºC contra os previstos 7,2ºC - 1019,0 mB contra 1019,8 mB - 3.4 mm acumulados contra 1.8 mm previstos.

Em suma, tudo me leva a crer que chuva não faltará mas a cota de neve na minha zona irá subir....Lá terei de ir à Serra de Arga ou a Lamas de Mouro. (o que já não é mau :))
 
  • Gosto
Reactions: dopedagain