Previsões curto prazo: até 3 dias (Janeiro 2016)

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Final da tarde de Domingo deverá ser complicada no litoral Norte estão previstas rajadas ordem dos 100km/h ( GFS - run6h )

1tj4wzZ.jpg
 


dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Vendo a previsão do IPMA, prevêm - se tempos complicados para os próximos dias.

Muita chuva forte e persistente em muitos locais, muito vento ( vários dias com rajadas até 80/100km/h, é muito vento e não acontece assim tantas vezes tantos dias a soprar com tanta intensidade) e também alguma neve nas serras da Estrela e Gerês.

Aqui no Norte, com a saturação dos solos, vamos ver qual será a intensidade das cheias ( é certo que ocorrerão) e também alguma apreensão com a intensidade do vento e as possíveis consequências.

Era bom mais um nevão, penso que não demorará muito a chegar :) o que havia nas serras do soajo e amarela ( Parque nacional peneda gerês) já derreteu e ainda não voltou a cair! mas logo vou a Ponte da barca a casa da minha namorada e consigo dar uma olhada para as cotas mais altas do alto da pedrada(1400 metros) mas penso que esta tudo a zero ainda.
 
  • Gosto
Reactions: vamm e guisilva5000

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Era bom mais um nevão, penso que não demorará muito a chegar :) o que havia nas serras do soajo e amarela ( Parque nacional peneda gerês) já derreteu e ainda não voltou a cair! mas logo vou a Ponte da barca a casa da minha namorada e consigo dar uma olhada para as cotas mais altas do alto da pedrada(1400 metros) mas penso que esta tudo a zero ainda.


Era previsível que derretesse com a chegada desta frente quente.

Mas palpita - me que as terras altas para a semana vão ter bons nevões. :)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,616
Local
Açores
Em termos gerais, e nas próximas 72 horas, tanto o continente como os Açores irão ser afetados por correntes tropicais, sendo estas mais significativas no arquipélago. Os dias tenderão a ser cinzentos, dependendo a chuva de outros fatores que não vou abordar.

A frente fria que neste momento afeta o G. Oriental dos Açores deverá chegar à Madeira amanhã. Este evento tem muitos prós e contras.

Os prós englobam o extenso fluxo de ar com elevada humidade relativa nos níveis baixos que será favorável à ocorrência de chuva miúda e orográfica. Em altitude, a extensão do ar saturado é reduzida mas onde existe é significativa (aqui e aqui), havendo também movimentos verticais interessantes. O SBCAPE estará por volta dos 400, o MLCAPE será inferior a 500 e a helicidade rondará os 140. O LI estará por volta dos -1/-2 aquando da passagem da frente. Por fim, o cisalhamento tenderá a ser forte e a água precipitável total será moderada a elevada, contando para isso os 25 a 38.1 milímetros a 850 hPa (1 a 1,5 polegadas).

Já os contras dizem respeito à convectividade fraca a moderada (aqui e aqui). Cálculos muito primitivos usando o GFS (6z) indicam a presença de uma atmosfera estável ou próximo disso. O ECM indica algo semelhante, havendo instabilidade nos níveis baixos e estabilidade em altitude.

Como conclusão, a situação na Madeira tenderá a ser de chuva fraca a moderada antes da passagem da frente, havendo uma grande predominância da chuva orográfica. A chuva convectiva tenderá a ser muito localizada, ocorrendo quase exclusivamente aquando da passagem da frente, e pode ser periodicamente forte. A ocorrência de trovoada estará muito dependente das condições de estabilidade, ou falta dela, na atmosfera (neste momento é pouco provável que aconteça). Não me parece que hajam condições para fenómenos severos (talvez se houvesse mais frio/instabilidade em altitude).
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,616
Local
Açores
Para Sábado/Domingo há possibilidade de chuva forte nos Açores, não sendo ainda possível determinar com muita exatidão se vai acontecer nos G. Ocidental, Central ou em ambos. Nas próximas 24 horas formar-se-á mais um rio atmosférico entre as Bermudas e o continente. A depressão que está a afetar o anterior arquipélago será a principal força motriz.

No referido fluxo de humidade formar-se-á uma depressão aberta nos níveis baixos com intensidade fraca a moderada (em altitude há a circulação zonal). A elevada água precipitável total e a saturação do ar a 850, 700 e 500 hPa parecem garantia de chuva localmente forte.

Não obstante haver valores extremos de helicidade, o LI positivo e a falta de SBCAPE e MLCAPE significativo dificultarão a ocorrência de eventos convectivos. O cisalhamento também será muito forte, tendendo a destroçar as células que não tenham muito suporte convectivo. Trovoada não deverá acontecer.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,073
Local
Horta, Matriz, (90m)
Tal como o @Orion disse, sábado para domingo existe mesmo um grande potencial para chuva forte no arquipélago dos Açores. Por exemplo, a run das 12z aponta para precipitação forte, desta vez no grupo central.
Coloca a depressão mesmo em cima do grupo central. No grupo oriental o fator mais grave será o vento, quer à superfície e quer a 850hpa, onde a 850hpa o vento modelado é de 140 a 160km/h!! Isto se as próximas saídas não forem muito díspares desta...
Os fatores amplificadores continuam miseráveis com esta saída... A quantidade de humidade relativa a 700hpa é impressionante, após a passagem do sistema frontal associado, a humidade descerá para valores próximos a 5%!