Previsões curto prazo (até 3 dias) - Novembro 2018

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
A sudoeste da Península, já se vê a nova "cut-off" em cavamento.
Será nomeada de Diana pelo IPMA ou pela AEMET?
Os media espanhóis, há 2 dias, fartaram-se de a referir como Diana, por estar previsto trazer chuvas fortes às Canárias.
Sequência de Vapor de Água:
i-Dp7m9KM-O.gif
 
Previsão do modelo Harmonie-Arome para a próxima madrugada:

03h-06h: :D

21244121_fZtKr.jpeg


Os modelos indicam a entrada de várias linhas de instabilidade no Algarve, quer no Barlavento quer no Sotavento dependente do modelo, diria que os modelos globais (ECM e GFS) não mostram nada de relevante.

Já, ontem este modelo mostrava algo parecido mas a entrar já na Andaluzia, tanto pode entrar no Algarve como na Andaluzia (província de Huelva).
 
Nova actualização do modelo Harmonie-Arome:

03-06h (bem mais agreste) fazendo o zoom chega a vermelho junto à costa.

21244411_ORCLJ.jpeg


O modelo parece-me que trava a frente nesta zona, posso estar a dizer o maior disparidade ou então o modelo vê algum SCM aqui em cima para dar uns valores tão elevados. :wacko: Mais parece, a previsão dos dilúvios na zona de Valência e depois concretizam-se.

Será, durante a baixa-mar, a mesma está prevista para as 3h45m, mas a amplitude entre a baixa e a preia não é assim tão grande, a baixa é de 1.5 m e a preia é de 2.6 m.
 
foto0.jpg

foto1.jpg


foto2.jpg


Portugal Continental encontra-se hoje embutido num vasto cavado que desceu em latitude até às ilhas Canárias; o deslocamento do cavado faz-se para leste, pelo que atravessará todo o território do continente entre o dia de hoje e o dia de amanhã.
Assim, o estado do tempo será condicionado pela entrada de uma massa de ar muito húmida e instável, precedente de sudoeste e que rodará para noroeste a partir da próxima madrugada. O ar muito frio em altitude favorece o desenvolvimento de nebulosidade de desenvolvimento vertical, propício à ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, especialmente nas regiões do litoral oeste; haverá condições para a queda de granizo e de neve nas terras altas.
As condições meteorológicas tenderão a desagravar-se a partir da tarde de amanha, Sexta-feira.
 
Mais sobre o GWES aqui.

Ondulação média nos 12-13m (42-45 pés) e máxima a rondar os 18m (60 pés) nas redondezas das ilhas mais ocidentais.

5D1wbZG.gif


O EPS está mais agressivo que o GEFS...

yqQ9dbS.png


... ao contrário do que ocorre nas saídas operacionais das 06z (VdC como exemplo):

OmzwtCX.png


---

Não é certo que passe com força de furacão mas será um ciclone muito intenso:

DDe2OaC.gif


HpFyxOA.gif


É esperar para ver.

W4bIFte.png
 
Última edição:
O IPMA, tem aviso vermelho para o Grupo Ocidental para a ondulação que pode chegar até aos 21 metros de altura máxima, enquanto a altura significativa pode chegar aos 12 metros de altura..