Previsões curto prazo: até 3 dias (Outubro 2015)



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Boas perspetivas para o continente e para o G. Ocidental (Açores):

5frWVhM.gif


R2f2Fg3.png


w99wDW5.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Um curto resumo. Amanhã um pequeno núcleo depressionário nos níveis baixos deve ficar estacionário durante algum tempo a sudoeste/oeste do G. Ocidental. Os ventos serão, na sua generalidade, fracos. A saturação de algumas camadas deve facilitar a precipitação.

nEaW7Rt.png


YPB6wd6.gif


f5GiVYl.gif


FEuf5oK.gif


Resta saber se alguma chuva chegará ao G. Central.
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
O que se pode esperar de facto para os próximos 3/4 dias? Até o IPMA, que me parece ser um pouco mais conservador do que outros sites meteorológicos, aponta para um certo agravamento a partir de amanhã ao final do dia e até Quarta-feira, com a possibilidade da ocorrência de aguaceiros fortes e trovoadas. Alguém falou aqui, salvo erro, na "reactivação do sistema", o que poderá acontecer em concreto para as próximas 72-96h? :)
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
O que se pode esperar de facto para os próximos 3/4 dias? Até o IPMA, que me parece ser um pouco mais conservador do que outros sites meteorológicos, aponta para um certo agravamento a partir de amanhã ao final do dia e até Quarta-feira, com a possibilidade da ocorrência de aguaceiros fortes e trovoadas. Alguém falou aqui, salvo erro, na "reactivação do sistema", o que poderá acontecer em concreto para as próximas 72-96h? :)
Eu também não te sei dizer, mas pelo mapa do Met Office temos frentes até quarta. O problema das frentes é que mudam de posição de dia para dia, por exemplo, ainda agora o Met Office corrigiu a saída das 12h de amanhã. O facto da depressão estar mesmo por cima de nós faz um bocado confusão visto que não estou habituado a ver frentes oclusas a rodopiar por Portugal, e a precisão das mesmas não é perfeita. Até terça o núcleo chega a Lisboa mas até lá as cartas podem mudar! Acho que podíamos ter aqui uma pessoa que soubesse mais do assunto e falasse das frentes e da probabilidade de chuva ou trovoadas a partir de segunda/terça, mas eu não sei muito do assunto :D Eu ainda ando perdido com as frentes pelo que nunca sei quando chove
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Uma pequena participação...

Eu também não te sei dizer, mas pelo mapa do Met Office temos frentes até quarta. O problema das frentes é que mudam de posição de dia para dia, por exemplo, ainda agora o Met Office corrigiu a saída das 12h de amanhã. O facto da depressão estar mesmo por cima de nós faz um bocado confusão visto que não estou habituado a ver frentes oclusas a rodopiar por Portugal, e a precisão das mesmas não é perfeita.

Nas próximas 36 a 48 horas as condições vão estar mais ou menos iguais. Há uma quantidade assinalável de água precipitável no continente. Vai variando ao longo dos dias, claro:

uYQnqx6.gif


Isto é o fator a favor da chuva. Os contra são os ventos fracos a moderados, a humidade inconsistente e o CAPE/LI fracos:

xrpstQU.png


pIhpVXC.png


IEAsqos.png


GyiLpMe.gif


Acho que podíamos ter aqui uma pessoa que soubesse mais do assunto e falasse das frentes e da probabilidade de chuva ou trovoadas a partir de segunda/terça, mas eu não sei muito do assunto :D Eu ainda ando perdido com as frentes pelo que nunca sei quando chove

O que se pode esperar de facto para os próximos 3/4 dias? Até o IPMA, que me parece ser um pouco mais conservador do que outros sites meteorológicos, aponta para um certo agravamento a partir de amanhã ao final do dia e até Quarta-feira, com a possibilidade da ocorrência de aguaceiros fortes e trovoadas. Alguém falou aqui, salvo erro, na "reactivação do sistema", o que poderá acontecer em concreto para as próximas 72-96h? :)

Lá para 2ª os valores do CAPE devem subir, tornando mais provável a ocorrência de chuva (mais) forte e trovoada:

zKGImQR.png


Não aumentará mais porque os ventos mais fortes continuarão a estar no mar:

9PoVS4O.png


4VPnJqk.png


Também na 2ª, uma depressão em altitude deverá chegar ao continente vinda de noroeste trazendo humidade e ar mais frio:

eH2hldM.png


BXvS9Ev.gif
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Estou em londres sem possibilidade de fazer grandes analise MAs desde ja desafio o pessoal Mais experience a discutir o character subtropical da depressao que vai evoluir ao largo do Sul entre amanha e 4a feira...nao vi is diagramas de fase MAs as poucas cartas que vi indicam uma Clara evolucao no sentido da genese de um ciclone subtropical..alinhamento vertical da ULL com a vorticidade de superficie pouco shear e poucas evisencias de frontogenese.

Interessante..
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Bom, parece que o próximo evento vai ser muito semelhante ao último em intensidade e localização (Açores :winner:). Tem a vantagem de, nas previsões atuais e a médio prazo, afetar de uma forma ou de outra todo o território português. Mas por agora, vai ser, como já escrevi, mais do mesmo, com chuva dispersa e potencialmente forte. Alguns momentos serão mais delicados que outros, mas ainda falta algum tempo:

QOHkNKb.gif


7s1mEA3.gif


Apesar de haver bastante CAPE, a humidade a 500 hPa será quase sempre muito elevada. Isto tenderá a minimizar o arrefecimento evaporativo e, assim, a diminuir a intensidade das eventuais células de trovoada. Excluindo as outras variáveis abaixo, os movimentos verticais a 500 hPa dão boas perspetivas de trovoada:

S3AKKwN.gif


Mais para a frente, a Madeira também poderá assistir a convectividade dispersa:

kio7xdA.png


oU5X6j6.png


Sigo atentamente as condições nos Açores para averiguar a possibilidade de trombas d'água fracas. Do que vi, por agora, não há muitas condições :D
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e TiagoLC

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Frente de instabilidade agora sob o país, a largar boas quantidades de precipitação no centro e norte do país.
À meia-noite temos outra linha de instabilidade, depois entra o festival das frentes oclusas. Núcleo vai ficar perto de Lisboa por boas horas e largar boas quantidade de precipitação na capital, mais de 15 mm são esperados amanhã, principalmente entre as 10h e as 18h não deve parar de chover e possível trovejar :D
Sul também pode esperar chuva amanhã e terça.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa noite.
Amanhã o tempo nos Açores ainda será agradável, são possíveis alguns aguaceiros fracos no grupo Ocidental e céu muito nublado, por vezes com boas abertas no restante arquipélago, estaremos ainda influenciamos por uma crista de altas pressões.
Na terça feira, com a aproximação de um núcleo depressionario a nordeste do arquipélago, trará associado uma frente fria, a qual atravessará todo o arquipélago.
A frente trará precipitação que poderá ser moderada.
As condições para trovoada, nesta fase, embora que pouco sólidas, têm mais potencial entre o grupo ocidental e central.
A humidade a 700hpa será pouco consistente, a qual não será nada favorável ao desenvolvimento convectivo acentuado, por isso, deverá limitar a altura das células.
provavelmente terá associado mais cúmulos congestus em vez de cumulonimbus.

+48
1a5c298eddf0b8963be682086efdf1b7.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
fUUmIMM.png


...Iberian Peninsula...

As the center of the low moves over Portugal, spout-type tornadoes and isolated excessive rain can occur in the vortical, low-shear, slow moving humid environment. Towards central Spain, large hail becomes more possible as the jetstream creates a zone of 20 m/s 0-6 km shear over the CAPE and significant lift at the front side of the PV pool.
http://www.estofex.org/
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Frentes oclusas bem visíveis no radar, a primeira frente que está a afetar agora bastante o Rio Tejo, deve-se prolongar ainda para o sul todo e ficar ainda durante boas horas a "deitar água" na regiões centro e sul. Com a capital perto do centro (bola amarela), não se vai escapar de consequentes frentes oclusas, a segunda frente a passar agora e que deve intensificar e rodar cerca de 180º em relação ao centro durante o resto do dia, com possibilidade de trovoada à tarde.

Y9FuOiX.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Fazendo uma curta previsão das próximas 48 horas nos Açores. Neste período formar-se-á o cavado que dará depois origem à cut-off. O Grupo Ocidental tem sido afetado por uma corrente húmida de sul/sudeste. Mas a baixa humidade nos níveis médios impede que haja um evento significativo:

mDyU2wq.png


À medida que o cavado se move para leste, formando mais um núcleo depressonário sobre o arquipélago, a humidade a 700 hPa aumentará, criando condições mais favoráveis à precipitação nos Grs. Central e Oriental. A convergência mais forte tenderá a ocorrer a oeste do núcleo, onde há menos humidade:

4NugLfi.png


yCbFKEc.png


Ainda assim, as bolsas de ar mais saturado indicam a possibilidade de aguaceiros localmente mais fortes no G. Central, motivados pela convergência do núcleo. Parece-me que o CAPE ficará de fora de boa parte dos eventos (tenderá a estar na parte mais ativa, mas menos saturada, da depressão). Devido ao CAPE mais elevado, podem ocorrer aguaceiros mais fortes, e dispersos, no G. Ocidental:

wCGhLr6.png


fMXI116.gif


qpOC2Ap.gif


A situação mais delicada está reservada para o G. Oriental entre o final da tarde de amanhã e a manhã de 4ª. O ar a 850 hPa e a 700 hPa está muito saturado. O CAPE pode dar alguma ajuda:

0OGDOpY.png


xFrTVGG.gif


m4qzxPB.gif


Os ventos continuarão a não ser muito fortes nessa zona da depressão mas deverá continuar a haver convergência à volta do núcleo:

w0y8ojL.png


Também parece poderá haver uma camada de estabilidade (na saída do GFS 6+42; 10º a 850 hPa e 4º a 700 hPa; gradiente térmico de 4º/km, ou seja, no limiar da estabilidade), potenciando a precipitação. A água precipitável a 850 hPa será significativa:

KtplDd9.gif


Não descarto a ocorrência de trovoada. A 700 hPa e a 500 hPa há alguns movimentos verticais interessantes. Infelizmente a humidade a 500 hPa irá minimizar o arrefecimento evaporativo. Na saída do GFS 6+42, há uma temperatura de 4º a 700 hPa (G. Oriental) e de -14(+-) a 500 hPa. Um gradiente térmico de 5º/km (+-). Mesmo que não haja trovoada a saturação das camadas acrescentará mais chuva:

0RRKjFW.gif


kJOYj79.gif


Poderá assistir-se a períodos de chuva e aguaceiros persistentes e pontualmente fortes no G. Oriental, especialmente nos pontos mais altos da ilha de S. Miguel, fruto da orografia. A convergência fraca a moderada deverá impedir que este evento se torne muito sério. Ainda assim poderão ser registados alguns acumulados muito interessantes.
 
Última edição: