Previsões curto prazo: até 3 dias (Outubro 2015)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A saída já tem algumas horas (a das 12 já saiu) mas...

TdYvucY.png
 


Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Estava a reparar nisso mesmo agora antes de vir ao fórum. Muito interessante como o centro da depressão que se encontra a Nordeste da Madeira parece quase estacionária enquanto vai "fabricando" instabilidade. :)
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Previsão do ESTOFEX para a ocorrência de trovoada:
showforecast.cgi

"DISCUSSION

.... Portugal and West Spain ....

The NWP models forecast that the center of the cyclone West from the Iberian Peninsula will remain offshore and will assist the abundant influx of moisture from the Atlantic. Some CAPE is forecast in the southwestern parts of the level 1 where MLCAPE will reach the 1200 J/kg according to GFS, overlapping with DLS of up to 20 m/s, so any storm that is formed in this environment may become severe. A MCS will be able to travel all the way north to northern parts of Portugal and W Spain with a probability of excessive rainfall (PW will be over 40 mm) and severe wind gusts, mostly near the shore. Furthermore, SREH0-3km thermodynamic parameter will be around 400 m²/s² during the morning and the formation of a well organized storm is possible with a large hail threat or large amount of small sized hail. Moreover the presence of LLS up to 17 m/s and SREH0-1km around 300 m²/s² are enough for a tornado / waterspout threat."
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
Será que delira, StormRic? Já vi acertar algumas aqui, o AROME. A última foi no ano passado em Novembro em que era o único modelo que previa muita precipitação principalmente em Olhão e essa mesma precipitação ocorreu. Não quer dizer que seja essas quantidades, mas é um sinal para se ter em conta. :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
O Hirlam está um autêntico bombom. :D Com muita chuvinha, amanhã durante a tarde, mas o ECM dá logo de manhã. :unsure: O Hirlam coloca cerca de 20 a 30 mm em 6 horas, no domingo está interessante, mas na 2ª feira está algo fantástico, cerca de 60 a 100 mm em 12 horas.

Lá vai a feira de Faro ficar a boiar completamente, quando chove um pouco mais, o Largo de São Francisco transforma-se num lago, agora com a feira deve ser lindo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
:thumbsup: eu usei o termo "delira" não com o sentido de "imaginar" mas sim de "gostar muito". :D Nós também... esperemos é que não seja exagero e não haja estragos.

Prontos, nesta saída, já não tem delírios. O mais interessante, é que o GFS não dá uma quantidade de precipitação aproximada entre saídas, na saída das 06 colocava mais de 250 mm no litoral de Huelva, na saída das 12 cortou metade e agora nesta volta a colocar mais precipitação novamente.

Penso que o acumulado no Algarve durante os próximos dias ficará entre os 100 mm e os 200 mm.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Observem bem a animação de satélite. Aquelas células estão a dissipar-se e as que restam não estão com trajectória a passar aqui. O que quer que venha para cá terá ainda que se formar, não é aquilo.

J9hUFEq.jpg


http://www.ipma.pt/pt/espaco/msg/index.jsp

Aviso laranja para o vento nos quatro distritos envolventes de Lisboa.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Salvaguardando qualquer surpresa, para o litoral norte será de esperar pouca chuva com o posicionamento esperado do sistema depressionário.
A nível regional, as zonas do NO encostadas ao Atlântico poderão ser as que terão mais precipitação, assim como as zonas montanhosas viradas a S\SE. O vento será determinante. A temperatura será agradável, visto que teremos ventos de E\SE durante o dia.
Quanto ao Centro e ao Sul, há condições para termos algumas surpresas; parece-me que o aquecimento diurno poderá potenciar a formação de células vigorosas, as quais poderão entrar nos litorais algarvios e na costa de Setúbal e Lisboa.
Haja fé...e que este seja um bom evento para zonas tão necessitadas do que toca à "divina" chuva. ;)