Previsões curto prazo (até 3 dias) - Outubro 2021



Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Parece que tem vindo a reduzir.. Há uns dias os acumulados aqui na minha zona eram na ordem dos 230mm, ontem já estava nos 170 e hoje nem aos 100mm chega...

Enviado do meu M2002J9G através do Tapatalk

Perfeitamente normal, com o aproximar do evento ocorrem os ajustes, quase sempre com tendências a diminuir e poucas a aumentar, mas mesmo assim vai cair bem.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
Não vejo motivos para desesperar. Quanto muito, desilusão por não ser mais no sul.

xsZ2CN3.gif


vs

oBEdx5i.gif


Vou correr o risco :D

O GFS vai corrigir, aumentando os acumulados no sul. E se não for na saída das 18z, pode muito bem ser nas 2 subsequentes.

Nem sempre é o caso mas desta vez foi.

8RHjusT.gif
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pede-se que respeitem as regras, não enchendo os tópicos das Previsões e Modelos com conversa tipo chat.
Apenas posts com cartas e/ou previsões relevantes, e não "conversa de café".

A Moderação tem deixado passar, uma vez que a situação tem estado calma, e é chato andarmos sempre a mover posts entre tópicos.
Mas naturalmente se este tópico entrar nesse regime, teremos de limpar, e naturalmente não teremos propriamente tempo para andar a mover posts um a um para o local adequado, o que nos obriga à sempre desagradável tarefa de "varrer" simplesmente posts...

Colaborem sff.
Obrigado!
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Comunicado do IPMA:


Informação especial​
Comunicado válido entre 2021-10-28 17:39:00 e 2021-10-29 21:00:00
Assunto: Mudança do estado tempo em Portugal Continental​
A partir do meio da tarde de dia 28 de outubro, quinta-feira, prevê-se uma alteração significativa das condições do estado do tempo em Portugal continental. O tempo seco e ameno dos últimos dias dará lugar a tempo chuvoso, a uma descida da temperatura máxima e a uma subida da temperatura mínima entre os dias 28 e 31 de outubro.

A região anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Ocidental irá enfraquecer, e permitir a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria nos dias 28 e 29 e, posteriormente, a influência de uma massa de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, transportada latitudinalmente, num padrão usualmente conhecido como rio atmosférico.

Esta situação meteorológica irá originar precipitação em todo o território e tem potencial para produzir chuva persistente e, por vezes, forte, em especial no litoral Norte e Centro no dia 29 e nas regiões Centro e Sul no dia 30 e nas regiões Norte e Centro nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

A precipitação que ocorrerá associada a este episódio pouco comum em Portugal, trará a vastas regiões do território nacional valores acumulados em 24 horas da ordem de 50 a 60 mm, sendo que em zonas de montanha, onde os mecanismos de precipitação serão amplificados, poderão ocorrer valores da ordem de 70 a 80 mm. No período do fim de semana e feriado, a precipitação acumulada em diversas áreas no Norte e Centro excederá os 100mm, prevendo-se que nas zonas montanhosas ultrapasse mesmo os 150 mm, com o consequente aumento significativo dos caudais de rios e ribeiras.

O vento do quadrante sul irá aumentar de intensidade, em particular na faixa costeira e nas terras altas onde soprará temporariamente forte e com rajadas até 70 km/h e 90 km/h respetivamente.

Salienta-se ainda o aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional. No dia 30 prevê-se ondas de oeste que poderão atingir 4 metros na costa ocidental a sul do Cabo Mondego.

Este será o último comunicado referente a esta situação.

Recomenda-se o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próximos dias consultando:


Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar:

Data de edição: 2021-10-28 17:39:34
Ministério do Mar
Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P.
Rua C do Aeroporto de Lisboa
1749-077 Lisboa - Portugal
Tel. (351)218447000
Fax. (351)218402370
info@ipma.pt
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Parece que, depois deste temporal, virá a primeira massa de ar frio polar do ano, que já é visível nas imagens de satélite: :cold:
EyRTTu6h.png


Para já, a massa de ar frio encontra-se ainda fora da Península Ibérica. Contudo, amanhã a frente fria deverá varrer Portugal Continental - os acumulados não serão nada de especial no Sul, mas a transição entre a massa de ar quente sub-tropical destes dias e a massa de ar frio será contrastante: :surprise:
ugcOizrh.png


Na noite de terça para quarta poderemos inclusive ter os primeiros flocos de neve na Serra da Estrela: :)
71bPK4Ah.png