Previsões e Alertas - Agosto 2007

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O tradicional tópico de seguimento de modelos passa a ser a partir de agora, já para o mês de Agosto, o tópico de Previsões e Alertas.

A alteração é apenas superficial, no título, trata-se apenas dum ajustamento do título ao real conteúdo que este tópico tem tido nestes últimos meses, em que não se discutiam apenas os modelos numéricos, mas também as previsões tradicionais, alertas de variadas entidades oficiais e outras, etc, etc.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Cheguei agora a casa ! E tive a ver os modelos e sabem que mais ? Já n percebo nada disto ! Nestes 3 ou 2 dias de calor a seriu niguem os previa assim com tanto calor ao passar dos dias a xegar ao momento decesivo puzeram calor bastante agora veijo calor numa saida em força depois n veijo nada ca neva depois agr na run das 12 veijo um calorzão( que dava temperaturas um pouco acima destas ultimas k tivemos) pa dia 3 e 4 a seguir vou ver as temperaturas em alguns sites n pasam dos 30ºC em algumas zonas do centro e sul n percebo nada disto eu! Um gajo n sabe o k hade de vestir :lol:

Não desesperes. Os modelos tendem a ser muito correctos em momentos de estabilidade atmosférica e tendem a ser extremamente confusos em momentos de alterações significativas, como por exemplo a circulação zonal, que parece que é o que está a acontecer.

Nestas alturas de instabilidade dos modelos, boa ideia é sempre seguir os Ensembles do modelo e cruzar com outros modelos, para termos uma ideia da tendência pelo menos.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bem parece que temos de novo o Jet sobre a PI... logo tempo fresco e possibilidade de chuva....

rtavn12015qq0.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bem, faltam apenas 3 dias e o GFS continua a insistir num cenário favorável a trovoadas em Portugal a partir de sábado à tarde até 2ª feira, que no Domingo poderiam ser bastante interessantes.

Sábado: 18z 500hpa / 850hpa / Cape+LI / SI+Convecção

sablh1.gif


Domingo:18z 500hpa / 850hpa / Cape+LI / SI+Convecção

domjn1.gif


2ªfeira 18z: 500hpa / 850hpa / Cape+LI / SI+Convecção

segae2.gif
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Bem, faltam apenas 3 dias e o GFS continua a insistir num cenário favorável a trovoadas em Portugal a partir de sábado à tarde até 2ª feira, que no Domingo poderiam ser bastante interessantes.

achas k poderei contar com alguma animação pros meus lados?
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Não me parece, mesmo que isto se confirme. Para nós no litoral é quase impossivel, só no interior onde estará bastante calor.


Vince, é dificil mas não impossivel :) Eu desde que vi um porco andar de bicicleta = nevar dois anos seguidos na Grande Lisboa que já acredito em tudo:lmao:

Vamos esperar por desenvolvimentos e pelo sábado.
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Boas pessoal...Bem hoje passei por uma aventura que enfim teve que ser.....tive na praia e quando vi que uma miuda inglesa perto de 8 9 anos estava a verse a rascano mar,isto devido as mares que estavam -na puxar mais para dentro...ora claro estava em choro e isso entao tive que ser eu a mandarme p ajudala e levala directamente aos pais..acreditem que tambem nao foi facil para mim porque aquilo estava perigoso...

Agora voltando a meteorologia,eish pah parece que as minhas previsoes para trovoadas no interior estao a bater certo:D:D....mas agora e muito sinceramente penso que iremos ter tambem aqui para o litoral e la está, regioes do interior indas sao capazes de levar com alguma trovoada intensa digamos do genero supercelula o que nao e nada bom para os agricultores e para quem vive la...:(
Esperemos no que vai dar....Hasta
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
10,712
Local
Olhão (24 m)
Eu também quero trovoada no Algarve:D:D, para estar na praia a ver o fenómeno:lmao::lmao: nos modelos parece que entra pelo sotavento algarvio mas é no interior que vai escalar a bomba:D:trovao:
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Eu ñ percebo muitos deste tipo de fenomenos mas o que é que pode acontecer se Portugal estiver sobre um calor intenso de 39ºC, 40ºC no litoral centro e sul e no interior tiver 40ºC, 41ºC epa mais ou menos por ao e tiver trovoadas como mostra este cap !




Shot at 2007-08-01
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Eis a minha teoria.....ora muito calor e com instabilidade uma coisa e provavel que aconteça mas nunca se sabe --- trovoadas secas ou entao pode haver a formação de supercelulas e claro bastante activas com queda de granizo e ventos fortissimos dentro das mesmas......mas como isto e um fenomeno nao mto facil de se prever e aonde ira acontecer so nos resta ver como se ira comportar o estado do tempo nos proximos dias...:)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Porque é que estou a falar de trovoadas moderadas e com possibilidade nula no litoral,e isto se as coisas se mantiverem, pois até lá os valores do CAPE e do LI podem piorar ou até melhorar (coisa rara...).
Eu também queria muito umas trovoadas, já não vejo uma decente há uns anos, mas isso do querer é wishcasting. O que interessa é o que mostram os mapas do GFS, em especial o do CAPE e o LI

Um pouco de teoria sobre estes dois indices:


CAPE - Convective available potential energy

In meteorology, convective available potential energy (CAPE), sometimes, simply, available potential energy (APE), is the amount of energy a parcel of air would have if lifted a certain distance vertically through the atmosphere. CAPE values are valuable in predicting severe weather.
CAPE exists within the conditionally unstable layer of the troposphere, the free convective layer (FCL), where an ascending air parcel is warmer than the ambient air. CAPE is measured in joules per kilogram of air (J/kg). Any value greater than 0 J/kg indicates instability and the possibility of thunderstorms. Generic CAPE is calculated by integrating vertically the local buoyancy of a parcel from the level of free convection (LFC) to the equilibrium level (EL)
continua:
http://en.wikipedia.org/wiki/Convective_available_potential_energy

LI - Lifted index
The lifted index (LI) is the temperature difference between an air parcel lifted adiabatically and the temperature of the environment at a pressure height in the atmosphere, usually 500 hPa (mb). When the value is positive the atmosphere (at the respective height) is stable and when the value is negative, the atmosphere is unstable. LI can be used in thunderstorm forecasting, however, convective available potential energy (CAPE) is a better measure of instability and is what is used primarily.
http://en.wikipedia.org/wiki/Lifted_index

capetw4.gif


Como interpretar os valores ? Aqui fica uma ideia:

CAPE

CAPE < 0 Estabilidade
CAPE > 0 < 1000 Trovoadas fracas ou moderadas
CAPE > 1000 < 2500 Trovoadas fortes
CAPE > 2500 < 3500 Trovoadas severas
CAPE > 3500 Trovoadas extremas, super celulas, etc..

LI

LI > 0 Estabilidade
LI <0 e >-3: Trovoadas fracas ou moderadas
LI < -3 >-6: Trovoadas fortes
LI < -6 > -9: Trovoadas severas
LI < -9: Trovoadas extremas, super celulas, etc..

Isto são tabelas genéricas. É possivel trovoadas fortes com CAPE abaixo dos 1000 por exemplo, depende de muitas coisas, a orografia por exemplo pode dar uma ajuda em certas situações com o forçamento de convecção, etc,etc. Uma planicie alentejana extremamente quente com muito calor latente também, etc. O CAPE num determinado local pode estar bem mais alto do que o modelo previu, ou o CAPE alto pode estar 100 ou 200km mais afastado do que previsto inicialmente.

Na prática a realidade é muito complexa, e a previsão/medição dos modelos para isto é muito falível. A previsão já é uma coisa complexa, quando é com instabilidade ainda mais o é.

Para além do CAPE e do LI, há muitas outras coisas que podem ser analisadas. Para isso recomendo o post de há uns meses atrás:
Análise e previsão da fenónomos severos ou extremos
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Quanto ao que havia referido dos dias 6 a 8 (mais fresquinho) parece que os buzios estavam certos, pelo menos a avaliar pela saida das 12z. Tenho de voltar aos buzios :lol:


Shot at 2007-08-01