Previsões e Alertas - Agosto 2007

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
:disgust:

Quais são os critérios científicos que segues para declarar um alerta vermelho para todo o Algarve ?

]ToRnAdO[;41124 disse:
No meu entender seria um alerta vermelho para o algarve!! Trovoadas violentas / chuva muito forte / e grande possiblidade de ocorrencia de TORNADOS!!

A malta nao sabe o que se espera!!nem eu!! estou muito preocupado!! nao estamos habituados nem preparados para um ocorrencia desta proporçao!!:surprise:
 


Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
:disgust:

Quais são os critérios científicos que segues para declarar um alerta vermelho para todo o Algarve ?

Ora aí está uma boa questão, eu pelo que tenho acompanhado nos modelos penso que a situação já foi mais preocupante, penso que será prematuro colocar alertas, muito menos vermelhos...

Ou então desculpem não vejo mesmo nada disto o que também se pode dar o caso.:D
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Ora aí está uma boa questão, eu pelo que tenho acompanhado nos modelos penso que a situação já foi mais preocupante, penso que será prematuro colocar alertas, muito menos vermelhos...

Ou então desculpem não vejo mesmo nada disto o que também se pode dar o caso.:D

Os criterios sao:

Precipitaçao muito elevada: de 60mm a 70mm http://85.214.49.20/wz/pics/Rtavn304.html

Trovoada violenta: -6 a -7 Ver Cape

Possibilidades de ocorrencia de Tornados: devido á alta convectividade e rajadas descendentes!!

Numa situaçao extrema so pode ser um unico alerta!! verifiquem voces mesmo!!
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Já é perfeitamente visivel por satelite a formação de nuvens a uma velocidade aterradora.

O exemplo de Cadiz onde já chove. É isto que vai acontecer, chuva a aparecer do nada.

13hir5.jpg


14heo9.jpg


15hlz8.jpg


16hap2.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já sairam as saídas das 12z de vários modelos.

Relativamente ao colega ]ToRnAdO[, penso que desta vez não andará a exagerar muito, não sendo vermelho, acho que o IM deveria fazer um alerta laranja bem forte no Algarve para amanhã. Isto baseando-me no run das 12z. De qualquer forma, sobre a formação de Tornados, por favor leiam o meu post de ontem, são sempre muito improváveis, mas também não vou negar que vários modelos exprimentais continuam a suportar a hipotese de eventos supercelulares. Mas se já é dificil prever trovoadas, sua localização e intensidade, quanto a eventos como tornados, nem vale a pena falar. Mas sobre isso vou esperar até logo à noite para mostar alguns mapas, e esperemos que o Estofex faça uma previsão hoje à noite, e de preferência amanhã de manhã, pois eles é percebem mesmo disso.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Não, esses critérios não são oficiais pelo que não são válidos. Os critérios oficiais encontram-se no seguinte link:

Critérios de emissão dos Avisos Meteorológicos

]ToRnAdO[;41136 disse:
Os criterios sao:

Precipitaçao muito elevada: de 60mm a 70mm http://85.214.49.20/wz/pics/Rtavn304.html

Trovoada violenta: -6 a -7 Ver Cape

Possibilidades de ocorrencia de Tornados: devido á alta convectividade e rajadas descendentes!!

Numa situaçao extrema so pode ser um unico alerta!! verifiquem voces mesmo!!
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Até 4ª feira poderemos ter alguma instabilidade e temperaturas fresquinhas mas a partir de 5ª feira virá o calor (o Verão adiado):



Que no entanto não deverá durar muito (penso que 4ª feira da próxima semana será a viragem) e as :trovao: vão voltar (com o A sobre as ilhas britânicas iremos ter instabilidade convectiva novamente)



e penso que a partir deste dia iremos ter a primeira ideia de Outono com o A a deslocar-se mais para este da Europa e com o Jet a poder descer e a partir daí já sabemos...:rain::rain::rain::rain::rain::thumbsup:



P.S. Não sei se já repararam mas as folhas das árvores já caem de uma forma brutal, já cheira a Outono (já comi batata doce inclusive), apesar de o Verão ir embora apenas na próxima semana, o Outono já diz...olá! :)

E como eu gosto do Outono e do Inverno...
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu até á segunda metade de setembro não descarto calor fora de época, como aconteceu no ano passado. Mas por acaso ontem também vi por cá numa rua umas árvores com algumas folhas já amarelas. Apesar de ainda vir aí calor, já falta pouco para o verão entrar finalmente em agonia.