Previsões e Alertas - Agosto 2007

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Vince 31 Jul 2007 às 23:20.

1. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    :disgust:

Quais são os critérios científicos que segues para declarar um alerta vermelho para todo o Algarve ?

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Mago

Mago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2006
    Local:
    Beira Interior
    Ora aí está uma boa questão, eu pelo que tenho acompanhado nos modelos penso que a situação já foi mais preocupante, penso que será prematuro colocar alertas, muito menos vermelhos...

Ou então desculpem não vejo mesmo nada disto o que também se pode dar o caso.:D

3. ]ToRnAdO[

]ToRnAdO[
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2006
    Local:
    Vila Real de Sto António
    Os criterios sao:

Precipitaçao muito elevada: de 60mm a 70mm http://85.214.49.20/wz/pics/Rtavn304.html

Trovoada violenta: -6 a -7 Ver Cape

Possibilidades de ocorrencia de Tornados: devido á alta convectividade e rajadas descendentes!!

Numa situaçao extrema so pode ser um unico alerta!! verifiquem voces mesmo!!

4. HotSpot

HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Nov 2006
    Local:
    Moita, Setubal
    Já é perfeitamente visivel por satelite a formação de nuvens a uma velocidade aterradora.

O exemplo de Cadiz onde já chove. É isto que vai acontecer, chuva a aparecer do nada.

5. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Já sairam as saídas das 12z de vários modelos.

Relativamente ao colega ]ToRnAdO[, penso que desta vez não andará a exagerar muito, não sendo vermelho, acho que o IM deveria fazer um alerta laranja bem forte no Algarve para amanhã. Isto baseando-me no run das 12z. De qualquer forma, sobre a formação de Tornados, por favor leiam o meu post de ontem, são sempre muito improváveis, mas também não vou negar que vários modelos exprimentais continuam a suportar a hipotese de eventos supercelulares. Mas se já é dificil prever trovoadas, sua localização e intensidade, quanto a eventos como tornados, nem vale a pena falar. Mas sobre isso vou esperar até logo à noite para mostar alguns mapas, e esperemos que o Estofex faça uma previsão hoje à noite, e de preferência amanhã de manhã, pois eles é percebem mesmo disso.

6. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
  7. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Não, esses critérios não são oficiais pelo que não são válidos. Os critérios oficiais encontram-se no seguinte link:

Critérios de emissão dos Avisos Meteorológicos

8. mirones

mirones
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Nov 2006
    Local:
    Setúbal
    Até 4ª feira poderemos ter alguma instabilidade e temperaturas fresquinhas mas a partir de 5ª feira virá o calor (o Verão adiado):

Que no entanto não deverá durar muito (penso que 4ª feira da próxima semana será a viragem) e as :trovao: vão voltar (com o A sobre as ilhas britânicas iremos ter instabilidade convectiva novamente)

e penso que a partir deste dia iremos ter a primeira ideia de Outono com o A a deslocar-se mais para este da Europa e com o Jet a poder descer e a partir daí já sabemos...:rain::rain::rain::rain::rain::thumbsup:

P.S. Não sei se já repararam mas as folhas das árvores já caem de uma forma brutal, já cheira a Outono (já comi batata doce inclusive), apesar de o Verão ir embora apenas na próxima semana, o Outono já diz...olá! :)

E como eu gosto do Outono e do Inverno...

9. mocha

mocha
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    Barreiro
    logo agora k eu vou de ferias:D

10. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (740 m)
    Eu até á segunda metade de setembro não descarto calor fora de época, como aconteceu no ano passado. Mas por acaso ontem também vi por cá numa rua umas árvores com algumas folhas já amarelas. Apesar de ainda vir aí calor, já falta pouco para o verão entrar finalmente em agonia.

11. JOÃO FONSECA

JOÃO FONSECA
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Fev 2006
    Local:
    Torres Novas
    Caro amigo
    Por motivos alheios, perdi o site russo que tanta gente
    Detesta, mas que tão certo é !
    Se lhe for possível agradecia que me desse a dica do