Previsões e Alertas - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
200804181700_msg2_msg_ir_piber.jpeg



que olho e este? :eek:

A sério. É tão somente o centro de uma depressão polar da família Balduína que nos vai influenciar durante esta madrugada. O IM deveria passar a alerta laranja e vermelho, dependendo das zonas. Parece-me que vermelho para o norte.
 


Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
eurir_sat_200804181800_IV.jpg


eurvis_sat_200804181800_visvel_1.jpg


Quer na faixa visível, quer IV, das 18 h nota-se perfeitamente o centro do próximo núcleo do Balduína a afectar-nos.

Vista neste instante tem a aparência de um ciclone tropical
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vá lá, calma, que nem tudo o que tem olho é furacão :D
Cadê a circulação ? Cadê a convecção profunda ? :p

É tudo nuvens baixas e médias (ver tonalidades do cinzento). O cavamento da depressão não é ali no "buraco" :D É mais a noroeste.

anim-22.gif


Vejam a última carta que o Rog fez:


balduina9kd8.gif
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Vá lá, calma, que nem tudo o que tem olho é furacão :D
Cadê a circulação ? Cadê a convecção profunda ? :p

É tudo nuvens baixas e médias (ver tonalidades do cinzento). O cavamento da depressão não é ali no "buraco" :D É bem mais a noroeste.

anim-22.gif


Vejam a última carta que o Rog fez.

Felizmente não o é... Apenas parece em imagem de satelite... Na minha opinião alerta vermelho para o Norte... Acho k esta investida do Balduina vai ser um pouco mais preocupante do k o de ontem...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Felizmente não o é... Apenas parece em imagem de satelite... Na minha opinião alerta vermelho para o Norte... Acho k esta investida do Balduina vai ser um pouco mais preocupante do k o de ontem...

Quem dá alertas é o IM e a Protecção Civil. Podes dar obviamente a tua opinião, mas para isso convem explicares porque é que achas que na tua opinião seria necessário um alerta vermelho.
 

StormFairy

Cumulus
Registo
23 Fev 2008
Mensagens
242
Local
Quinta do Anjo - Palmela
eszg5.gif



http://www.estofex.org/

... Portugal and Spain ...

Approaching trough axis from the west sparks numerous thunderstorms over Portugal during the morning and midday hours, which move northeastwards. BL moisture mixes out very fast and we think that strongest shear and instability won't overlap. Strong wind gusts and marginal hail will be possible with strongest thunderstorms. Thunderstorm coverage and intensity will diminish during the evening hours.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
Queria apenas deixar a minha opinião em relação aos comentários que são feitos sobre os alertas do IM. Recordando, no entanto, que sou um leigo em termos de meteorologia e espero que não levem a mal encaixá-la aqui neste tópico.

Penso que os critérios de alerta do IM estão bem definidos no seu site. O maior risco que o IM corre nesta questão é a "banalização" dos alertas. Se o alerta vermelho tornar-se frequente por causa de umas sargetas entupidas e alguns ramos de árvores no chão, acontecerá que as pessoas nunca estarão verdadeiramente ALERTA quando estes voltarem a ser emitidos. Além disso penso que os alertas deveriam ser feitos mais a nível local do que regional (sabendo no entanto a grande dificuldade desse tipo de previsão).

A noite passada o Alerta Vermelho foi emitido em algumas regiões em que não passou de uma noite de Inverno normal. Próxima vez que seja lançado um alerta da mesma cor nessas regiões, corre-se o risco do mesmo ser banalizado quando pode estar algo mesmo grave a chegar.

Mais vale prevenir do que remediar, mas nunca banalizar...

Para já o Alerta continua amarelo devido à Balduína, mas a última actualização foi à hora do almoço. Talvez haja desenvolvimentos nas próximas horas.

Mais uma vez peço desculpa por ter deixado este comentário aqui um pouco "off-topic".
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Queria apenas deixar a minha opinião em relação aos comentários que são feitos sobre os alertas do IM. Recordando, no entanto, que sou um leigo em termos de meteorologia e espero que não levem a mal encaixá-la aqui neste tópico.

Penso que os critérios de alerta do IM estão bem definidos no seu site. O maior risco que o IM corre nesta questão é a "banalização" dos alertas. Se o alerta vermelho tornar-se frequente por causa de umas sargetas entupidas e alguns ramos de árvores no chão, acontecerá que as pessoas nunca estarão verdadeiramente ALERTA quando estes voltarem a ser emitidos. Além disso penso que os alertas deveriam ser feitos mais a nível local do que regional (sabendo no entanto a grande dificuldade desse tipo de previsão).

A noite passada o Alerta Vermelho foi emitido em algumas regiões em que não passou de uma noite de Inverno normal. Próxima vez que seja lançado um alerta da mesma cor nessas regiões, corre-se o risco do mesmo ser banalizado quando pode estar algo mesmo grave a chegar.

Mais vale prevenir do que remediar, mas nunca banalizar...

Para já o Alerta continua amarelo devido à Balduína, mas a última actualização foi à hora do almoço. Talvez haja desenvolvimentos nas próximas horas.

Mais uma vez peço desculpa por ter deixado este comentário aqui um pouco "off-topic".


Toda razão, e eu tou totalmente de acordo:thumbsup:
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
eurir_sat_200804182300_IV_1.jpg

imagem das 23 h

A seta vermelha indica a zona de maior cavamento do 2º núcleo Balduína

A seta azul indica a zona do falso olho, situada numa zona frontal.

O centro deste 2º núcleo deverá passar a norte da Galiza. O sistema frontal associado, com núvens de tonalidade cinzenta predominante (núvens não muito desenvolvidas em altitude) deverá ser relativamente activo e regar bem o País, especialmente ao norte e centro.

Contudo, a NW e a SW do 'olho' há zonas mais claras, o que poderá significar o desenvolvimento de células nessas zonas. Essas zonas deverão ter trovoadas e precipitações fortes.

Para quem possa, boa observação nocturna, pois poderão passar algumas trovoadas na região de Lisboa. Penso eu...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
A noite passada o Alerta Vermelho foi emitido em algumas regiões em que não passou de uma noite de Inverno normal. Próxima vez que seja lançado um alerta da mesma cor nessas regiões, corre-se o risco do mesmo ser banalizado quando pode estar algo mesmo grave a chegar.

Mais vale prevenir do que remediar, mas nunca banalizar...

Pois é ...
A tua análise é inteligente mas esbarra na vertente das responsabilidades.
Quando se coloca um "aviso vermelho",esse aviso é feito por pessoas e não por computadores, que perante determinados pressupostos têm que agir e com sentido de responsabilidade.
No fundo ,e em escalas diversas,eu comparo estes avisos às previsões do IM que muitas vezes no Verão indicam a possibilidade da ocorrência de aguaceiros e trovoadas durante a tarde e depois,...nicles...não se passou nada.
Ontem, efectivamente ,,havia a possibilidade da ocorrência de fenómenos extremos a norte.Com a Galiza a registar mínimos de pressão de 975 hPa , isso não implicou ocorrerem com a gravidade que a possibilidade apontava.
Mas, e se tal ocorresse? Sem o respectivo aviso?
Havia condições favoráveis.
A quem se iria imputar as 1ªs responsabilidades?
Estes avisos , têm sempre uma componente humana, julgo eu, e como tal,estará tudo dito.
Ainda assim, entendo a tua mensagem.

Quanto aos diversos olhos de furacões avistados hoje nestas páginas a aproximarem-se do Continente por alguns membros, recomendar-se-á o mínimo do razoável que será a descrição e a cautela:
-Quando não se sabe de todo,não será melhor sermos reservados?
Certeza será a chuva ,que irá continuar em abundância .
Que fartura...
Quem diria há um mês atrás?
A Balduina vai ondulando, ora é de Oeste, Noroeste como já foi, ora é Sudoeste como está agora e já tinha sido.
Mais chuvas, mais ventos até domingo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mais uma vez peço desculpa por ter deixado este comentário aqui um pouco "off-topic".

Olá, não está nada off-topic, este tópico é sobre alertas. Se concordas ou discordas, da forma como o fizeste é a correcta, deste a tua opinião muito bem fundamentada e eu até concordo com quase tudo o que disseste sobre a banalização dos alertas, mas sobre o vermelho deixo a minha opinião mais abaixo. O meu reparo ontem é que às vezes o forum transforma-se numa especie de semáforo avariado numa avenida de uma grande cidade tal o ritmo com que mudam as cores das espectativas nos alertas, uns dizem que um alerta está mal e outros dizem que falta outro alerta, sem grandes justificações. Mas adiante.

Quanto ao vermelho, ele era para as terras altas, e como disse o nimboestrato, tivemos aquela depressão próxima e por exemplo o GFS até previa que entrasse mesmo por Portugal e não onde acabou por entrar, mais a norte. Por um lado ainda bem, por outro, do lado meteorológico, teria sido interessante para nós pois a estação do nosso amigo Minho em Melgaço poderia ter feito um registo de certeza historico se entrasse mais a sul como estava previsto pelo GFS (e não pelos outros). Mas ainda bem que assim não foi, nunca se sabe se fosse mais a sul não provocasse problemas. E o Minho registou 985.0hPa, o que é um valor já notável.

Aparentemente não houve problemas graves, quer aqui quer na Galiza, apesar de algumas rajadas de mais de 150 km/h registadas bem perto de Portugal. Isto do tempo não é uma ciência exacta, a natureza tem os seus caprichos. Com uma depressão com menos de 980 hPa não se passou nada de grave, mas na noite anterior sem nada disso houve um tornado ou um downburst também na Galiza. Os mistérios imprevisiveis da natureza.

Isto metia respeito, penso que não há duvidas sobre isso, uma depressão tão cavada para estas latitudes e com explosões convectivas junto ao centro, é algo que não se vê muitas vezes, e já há por aí algumas discussões técnicas sobre o que se passou ali durante umas poucas horas.

17 de Abril 22:15-00:00 UTC
anim-23.gif


Para além da situação sinóptica geral, em que podemos ter alguma confiança no que se pode passar, há depois toda uma série de interacções locais que são dificeis de prever, onde se encaixa por exemplo uma rajada solitária de 180km/h na Galiza. Outro exemplo. Nessa noite aqui na grande Lisboa, foi uma noite sem grandes problemas mas num só momento, proximo das 22:15 se não me engano, uma ou duas rajadas varreram uma grande região, foi quando eu fiquei sem electricidade, o Mário Barros registou 80km/h na estação dele ou quando o André ficou sem o pluviometro e sem antena parabólica, e moramos todos a bastantes quilometros uns dos outros.
Num só instante cairam várias árvores em toda esta região, em determinados locais acredito que o vento possa ter ultrapassado os 100 km/h ou mais. Durou apenas alguns segundos. Depois regressou uma quase tranquilidade.