Previsões e Alertas - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Pois é ...
A tua análise é inteligente mas esbarra na vertente das responsabilidades.
Quando se coloca um "aviso vermelho",esse aviso é feito por pessoas e não por computadores, que perante determinados pressupostos têm que agir e com sentido de responsabilidade.
No fundo ,e em escalas diversas,eu comparo estes avisos às previsões do IM que muitas vezes no Verão indicam a possibilidade da ocorrência de aguaceiros e trovoadas durante a tarde e depois,...nicles...não se passou nada.
Ontem, efectivamente ,,havia a possibilidade da ocorrência de fenómenos extremos a norte.Com a Galiza a registar mínimos de pressão de 975 hPa , isso não implicou ocorrerem com a gravidade que a possibilidade apontava.
Mas, e se tal ocorresse? Sem o respectivo aviso?
Havia condições favoráveis.
A quem se iria imputar as 1ªs responsabilidades?
Estes avisos , têm sempre uma componente humana, julgo eu, e como tal,estará tudo dito.
Ainda assim, entendo a tua mensagem.

Quanto aos diversos olhos de furacões avistados hoje nestas páginas a aproximarem-se do Continente por alguns membros, recomendar-se-á o mínimo do razoável que será a descrição e a cautela:
-Quando não se sabe de todo,não será melhor sermos reservados?
Certeza será a chuva ,que irá continuar em abundância .
Que fartura...
Quem diria há um mês atrás?
A Balduina vai ondulando, ora é de Oeste, Noroeste como já foi, ora é Sudoeste como está agora e já tinha sido.
Mais chuvas, mais ventos até domingo.

Concordo em pleno.

Quanto a olhos de lembrar,e foi bem postado pelo o vince e minho que aquele "fenomono"está num sector quente tal como ainda estamos nesta em que hora estou a escrever.


Neste momento caiu um enorme aguaceiro com uma bela incus,vejo a base da incus,e sol para sul(praia), está já a acontecer á 10 minutos


Sugerir a compra do livro "O TEMPO" com o prefácio de Ian McCaskill famoso meteorologista reformado da BBc e dos professores B.W Atkinson e DrºAlan Gadd neste livro tem uma explicação muito concreta de como funciona certos sistemas frontais,nem sempre são tão prefeitos como foi o caso do primeiro acontecimento.
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Cerca de metade de Portugal Continental (o Norte) já se encontra em Alerta Laranja, sendo que o resto do País, com excepção dos Açores se encontra em Alerta Amarelo


Em Portugal Continental:

O alerta laranja de: "Nas terras altas: vento de sudoeste até 70 km/h, com rajadas da ordem dos 100 km/h." a valer nos Distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Castelo Branco e Coimbra, activo de hoje ás 07:00 até hoje ás 21:59

O alerta amarelo de: "Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas e queda de granizo." a valer em todo o País, de hoje ás 07:00 até hoje ás 21:59

O alerta amarelo de: "No litoral e terras altas: vento de sudoeste até 55 km/h, com rajadas da ordem dos 90 km/h." a valer nos Distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja de hoje ás 07:00 até hoje ás 21:59

O alerta amarelo de: "Vento de sudoeste até 55 km/h, com rajadas da ordem dos 90 km/h." a valer no Distrito de Faro de hoje ás 07:00 até hoje ás 21:59

O alerta amarelo de: "Ondas de oeste até 5 m." a valer em todos os Distritos do litoral, ou seja, Viana do castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Bela e Faro de hoje ás 07:00 até amanha ás 06:59

O alerta amarelo de: "Na costa Sul ondas de sudoeste até 4,5 m." a valer apenas no Distrito de Faro de hoje ás 07:00 até amanha ás 06:59

Na Madeira:

O alerta amarelo de: "Nas terras altas: vento de noroeste até 55 km/h, com rajadas da ordem dos 90 km/h." a valer na Madeira de hoje ás 07:00 até hoja ás 21:59

O alerta amarelo de: "Na costa norte: Ondas de noroeste com 4 a 5 m." a valer na Madeira de hoje ás 07:00 até amanha ás 06:59

Nos Açores não existe qualquer aviso meteorológico

alertalaranjaeamareloa1pb9.jpg


http://www.meteo.pt/pt/previsao/SAM/sam.jsp
 

lismen

Cirrus
Registo
19 Abr 2008
Mensagens
88
Local
Lisboa
Bem boa tarde a todos venho começar aqui a minha participação neste humilde fórum.
Neste momento segundo a estação meteorológica MeteoPortela estão 15ºC humidade encontra-se nos 59% e a pressão nos 998 MB.

Que esta seja uma de muitas participações que farei neste fórum e claro imagens também do local onde me encontro do tempo que se faz sentir com margem de erro de 15 minutos

Abraço a todos a todos por fazerem deste fórum um fórum a seguir e eu tudo farei para participar mais e melhor ao longo dos tempos...:thumbsup:
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Há muito que não vinha aqui ao fórum, foi com muita pena minha que perdi o seguimento destas meninas que nos têm asolado este mês...para além da "beleza" dos fenómenos, deve ter sido animado aqui no fórum ;) Tem sido o típico Abril águas mil, e é cada vez mais comum os picos de precipitação e temporais a registarem-se na primavera (e outono), o que nos aproxima das características mais mediterranicas do nosso clima, como acontece com a vizinha Espanha por exemplo.
Passando ao que interessa, e exageros à parte, foi com alguma surpresa que presenciei esta madrugada/inicio de manha uma das maiores chuvadas que já vi:shocking: como era previsivel, começou a pingar por volta das 00, mas a partir das 03 (como o guru previa), deu-lhe com mais força, e continuar a chuviscar até ás 05. Das 05 às 07 caíu o maior pé de água, foi de facto impressionante, infelizmente nao tenho registos mas aguardo pelos valores do algarvio q está aqui a +- 500m, se tanto. O costume aqui, quando chove com intensidade, é acontecer aí durante 5-10m, se tanto. Pois a Balduína (belo nome han :lmao:) fez das suas e durante 2h choveu intensamente sem parar com períodos bastante fortes. Como digo, anseio pelos registos. O vento estou certo que houve rajadas frequentes de 100 km/h, e uma delas no pico da chuva fe-la cair praticamente na horizontal numa larga área, o que não é assim muito vulgar. No satélite não se vislumbravam aquelas tipicas meninas convectivas explosivas bem gordas... pelo que desta vez fiquei mesmo surpreso com a quantidade de água que caíu por aqui! :surprise: Espero que os entendidos se manifestassem e explicassem a fundo esta garota e dessem os seus testemunhos locais :D
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Antes de mais bem vindo lismen!:thumbsup:;) Por aqui pelo Porto apesar de estar tudo muito calmo, inclusivamente com boas abertas, penso que se vai poder avizinhar uma bela tarde de chuva "grossa"...:D Atenção ao indice CAPE que apesar de não ser brutal, põe de sobreaviso especialmente a costa continental portuguesa para esta tarde/noite!Por isso cá esperamos muitos :trovao::rolleyes:
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Obrigado pelas explicações do Vince e do Nimboestrato. Queria ressalvar que não quis de forma alguma pôr em causa o Aviso Vermelho lançado pelo IM na 5ª feira passada, pois como disse o Vince registaram-se rajadas de 150 Km/h nas proximidades de território nacional e o próprio IM previa rajadas de 135 Km/h nas terras altas daqueles distritos, o que corresponde segundo aos seus critérios a "Alerta Vermelho".

Não pude deixar de notar que no dia em que o IM lançou esses alertas, no noticiário da SIC ao mesmo tempo que mostravam imagens de mau tempo, os pivots anunciavam que alguns distritos estavam em Alerta Vermelho, no entanto o que se lia em rodapé era "Quase todo o território nacional em Alerta Amarelo e Laranja". Ou seja, mais uma vez uma situação que podia ser potencialmente perigosa, não foi bem exposta pelos meios de comunicação social.

Consigo compreender perfeitamente quando o Nimboestrato fala na "questão humana" do lançamento dos avisos. Sabendo que estes Alertas são lançados mais pelo efeito que podem ter na estruturas (e nas pessoas como consequência) é bom que haja alguém (e não um computador) que se lembre que no nosso país nem toda a gente mora debaixo de um telhado e de uma laje de betão.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Pois é ...
A tua análise é inteligente mas esbarra na vertente das responsabilidades.
Quando se coloca um "aviso vermelho",esse aviso é feito por pessoas e não por computadores, que perante determinados pressupostos têm que agir e com sentido de responsabilidade.
No fundo ,e em escalas diversas,eu comparo estes avisos às previsões do IM que muitas vezes no Verão indicam a possibilidade da ocorrência de aguaceiros e trovoadas durante a tarde e depois,...nicles...não se passou nada.
Ontem, efectivamente ,,havia a possibilidade da ocorrência de fenómenos extremos a norte.Com a Galiza a registar mínimos de pressão de 975 hPa , isso não implicou ocorrerem com a gravidade que a possibilidade apontava.
Mas, e se tal ocorresse? Sem o respectivo aviso?
Havia condições favoráveis.
A quem se iria imputar as 1ªs responsabilidades?
Estes avisos , têm sempre uma componente humana, julgo eu, e como tal,estará tudo dito.
Ainda assim, entendo a tua mensagem.

Quanto aos diversos olhos de furacões avistados hoje nestas páginas a aproximarem-se do Continente por alguns membros, recomendar-se-á o mínimo do razoável que será a descrição e a cautela:
-Quando não se sabe de todo,não será melhor sermos reservados?

Certeza será a chuva ,que irá continuar em abundância .
Que fartura...
Quem diria há um mês atrás?
A Balduina vai ondulando, ora é de Oeste, Noroeste como já foi, ora é Sudoeste como está agora e já tinha sido.
Mais chuvas, mais ventos até domingo.

Olá nimboestrato

1º - Concordo. Em caso de dúvida deve-se proceder como se esperasse o pior. Daí se tomarem as devidas precauções. 'Mais vale prevenir do que remediar', lá diz o povo. E em muitos casos não há remédio, como o de perda de vidas.

2º - É natural que membros deste forum expressassem as suas dúvidas e receios quanto ao falso olho de furacão. Numa determinada imagem aparentava a forma de ciclone tropical, embora não enganasse quem tivesse mais prática na interpretação de imagens. E como tal, o caso foi devidamente esclarecido e não se falou mais no 'furacão'.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Sinceramente... desculpem o possivel off-topic...

Mas quantas ''BALDUINAS'' existem????:huh:

So neste sistema depressionario já vi quase meia duzia de OLHOS DE ''Furacão frio''... e qual desses sistemas foi ou será a´''Balduina''???

Nem todos os furacões sao de origem tropical...

E será por Logica de ventos e intensidade esta DANA NAO TENHA PASSADO POR VEZES A CATEGORIA DE FURACÃO???

:huh::huh:

Como um dos membros mais antigos do forum... quero uma explicação pelo menos aos criterios de batizo a depressoes... pois pela experiencia que tenho o batizado a um sistema é quando ele é organizado e unico e não ao global de filhos (depressoes ou instabilidades secundarias)...

VINCE...:huh:
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
]ToRnAdO[;69912 disse:
Sinceramente... desculpem o possivel off-topic...

Mas quantas ''BALDUINAS'' existem????:huh:

So neste sistema depressionario já vi quase meia duzia de OLHOS DE ''Furacão frio''... e qual desses sistemas foi ou será a´''Balduina''???

Nem todos os furacões sao de origem tropical...

E será por Logica de ventos e intensidade esta DANA NAO TENHA PASSADO POR VEZES A CATEGORIA DE FURACÃO???

:huh::huh:

Como um dos membros mais antigos do forum... quero uma explicação pelo menos aos criterios de batizo a depressoes... pois pela experiencia que tenho o batizado a um sistema é quando ele é organizado e unico e não ao global de filhos (depressoes ou instabilidades secundarias)...

VINCE...:huh:

Boa tarde... sinceramente n serei a pessoa mais indicada para responder a isso... mas o k eu penso é k balduina é todo o sistema depressionário... os "filhos" terão porventura nomes diferentes... acho eu k é assim n tenho a certeza... pelo menos é o k eu tenho pensado até agora... abraços
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
]ToRnAdO[;69912 disse:
Como um dos membros mais antigos do forum... quero uma explicação pelo menos aos criterios de batizo a depressoes...

1) Olá, para começar não exigas explicações, aqui estamos todos de forma voluntária a dar o nosso melhor sem qualquer contrapartida. Quando dizes "quero" então acrescenta "por favor" ;)

2) A tua questão, das várias depressões dentro de um mesmo sistema foi debatida aqui no forum de forma aberta entre todos os que quiseram contribuir de forma construtiva com sugestões já no princípio do anterior sistema. Ficou decidido entre todos que nestes casos mantinha-se o nome para todo o sistema. É a melhor solução e que nada tem de errado, o Instituto de Meteorologia de Berlim curiosamente fez exactamente o mesmo com a nossa Balduína, acabou por dar nome o nome Wilhelmina I, Wilhelmina II, etc aos principais centros depressionários, embora já tardiamente para nós, só quando a primeira depressão foi para França é que deram nomes, daí a termos avançado aqui primeiro com "Balduina". Na altura também demos conta disso no forum.

3) Nenhuma das depressões foram DANA's, sigla espanhola que não faz sentido usarmos por cá pois significa «Depresión Aislada de Niveles Altos», em português Depressão Isolada nos Niveis Altos, ou Cut Off Low em inglês. Nenhuma das depressões foi dos niveis altos, foram tudo depressões bem reflectidas na superficie, e de que maneira ... Na anterior «Andreia», apenas a primeira depressão começou por ser uma cutoff e durante um curto espaço de tempo, no primeiro e talvez segundo dia nos Açores. Tudo o muito que se seguiu ao longo de uma semana já nada tinha a ver com cutoff's.
 

apassosviana

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
127
Local
Viana do Castelo
Queria apenas deixar a minha opinião em relação aos comentários que são feitos sobre os alertas do IM. Recordando, no entanto, que sou um leigo em termos de meteorologia e espero que não levem a mal encaixá-la aqui neste tópico.

Penso que os critérios de alerta do IM estão bem definidos no seu site. O maior risco que o IM corre nesta questão é a "banalização" dos alertas. Se o alerta vermelho tornar-se frequente por causa de umas sargetas entupidas e alguns ramos de árvores no chão, acontecerá que as pessoas nunca estarão verdadeiramente ALERTA quando estes voltarem a ser emitidos. Além disso penso que os alertas deveriam ser feitos mais a nível local do que regional (sabendo no entanto a grande dificuldade desse tipo de previsão).

A noite passada o Alerta Vermelho foi emitido em algumas regiões em que não passou de uma noite de Inverno normal. Próxima vez que seja lançado um alerta da mesma cor nessas regiões, corre-se o risco do mesmo ser banalizado quando pode estar algo mesmo grave a chegar.

Mais vale prevenir do que remediar, mas nunca banalizar...

Para já o Alerta continua amarelo devido à Balduína, mas a última actualização foi à hora do almoço. Talvez haja desenvolvimentos nas próximas horas.

Mais uma vez peço desculpa por ter deixado este comentário aqui um pouco "off-topic".

Tambem estou de acordo
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
1) Olá, para começar não exigas explicações, aqui estamos todos de forma voluntária a dar o nosso melhor sem qualquer contrapartida. Quando dizes "quero" então acrescenta "por favor" ;)

2) A tua questão, das várias depressões dentro de um mesmo sistema foi debatida aqui no forum de forma aberta entre todos os que quiseram contribuir de forma construtiva com sugestões já no princípio do anterior sistema. Ficou decidido entre todos que nestes casos mantinha-se o nome para todo o sistema. É a melhor solução e que nada tem de errado, o Instituto de Meteorologia de Berlim curiosamente fez exactamente o mesmo com a nossa Balduína, acabou por dar nome o nome Wilhelmina I, Wilhelmina II, etc aos principais centros depressionários, embora já tardiamente para nós, só quando a primeira depressão foi para França é que deram nomes, daí a termos avançado aqui primeiro com "Balduina". Na altura também demos conta disso no forum.

3) Nenhuma das depressões foram DANA's, sigla espanhola que não faz sentido usarmos por cá pois significa «Depresión Aislada de Niveles Altos», em português Depressão Isolada nos Niveis Altos, ou Cut Off Low em inglês. Nenhuma das depressões foi dos niveis altos, foram tudo depressões bem reflectidas na superficie, e de que maneira ... Na anterior «Andreia», apenas a primeira depressão começou por ser uma cutoff e durante um curto espaço de tempo, no primeiro e talvez segundo dia nos Açores. Tudo o muito que se seguiu ao longo de uma semana já nada tinha a ver com cutoff's.


Boas...

1) Peço imensas desculpas com o 'QUERO' .. foi mau da minha parte e sem intensão destrutiva ou ofensiva. :D

2 e 3)De acordo e convencido:thumbsup:

4)Obrigado;)