Previsões longo prazo (Outono-Inverno 2015/2016)

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Eu nem digo nada.... Para já conto com uns chuviscos amanhã e quinta e pouco mais... A mudança de padrão prevista para a próxima semana já esteve melhor, agora os modelos voltam a prever a subida da dorsal. Mas também acho que mais tarde ou mais cedo isto vai mudar e ainda pode ser um inverno muito chuvoso, tal como pode não o ser. Os modelos estão baralhados a mais de 3 dias quanto mais meses...
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Esta é a previsão do ECM publicada no site italiano: http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali

Por este modelo, é que não se guiou. :D

Eu também faço as minhas previsões sazonais para o Algarve e acerto sempre :D, quando não erro. :huhlmao:

Mesmo as previsões semanais, quando chega a sábado e ao domingo tem tendência para ocorrer algumas gaffes, já previ chuva forte e chega o dia está sol, como o contrário. Mas também acerto. Eu é que nunca fiz uma análise para ver qual a minha taxa de fiabilidade nas minhas previsões semanais e comparar com a realidade. :D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Bem a longo prazo os modelos continuam sem uma tendência definida.
Uns põem o AA e a dorsal a fazer das suas. Outros colocam já alguma chuva e algum frio para o principio de Janeiro.
Enfim. Anda não sabemos muito bem com o que podemos contar!
Parece é que finalmente o frio tem tendência a querer entrar pela Europa fora!:thumbsup:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
http://rr.sapo.pt/noticia/43524/este_inverno_pode_ser_o_mais_chuvoso_em_30_anos

Como dizia o João Pinto do FCP: "Prognósticos? Só no final do jogo..." :D

Ps: adoro a última frase da notícia: "Contudo, é necessário ter em conta a elevada margem de erro associada a este tipo de previsão." :lol:


Mas olha que essa margem de erro também é válida para a temperatura. A meteorologista citada na notícia também afirma que a temperatura deve estar acima da média até maio. Pode ser que acertem na precipitação e falhem na temperatura. :D
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
http://rr.sapo.pt/noticia/43524/este_inverno_pode_ser_o_mais_chuvoso_em_30_anos

Como dizia o João Pinto do FCP: "Prognósticos? Só no final do jogo..." :D

Ps: adoro a última frase da notícia: "Contudo, é necessário ter em conta a elevada margem de erro associada a este tipo de previsão." :lol:

Colocam um título sensacionalista e depois colocam uma margem de erro elevada a rondar os 100%, nem com a ajuda do professor Bambo, este Inverno vai ser o mais chuvoso dos últimos 30 anos. Então, no Sul ui ui, até agora Dezembro foi mais seco que do ano passado e Janeiro também será mais seco que o ano passado, só se vier algo nos últimos dias de Janeiro.

Estas previsões são do melhor neste site: http://www.lameteo.org/index.php/tendances-saisonnieres-janvier-2016
Até prevêem trovoadas para Maio e Junho. :lmao: :lmao: :D
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,808
Local
Menorca

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 25 jan. a 21 fev. 2016

Na precipitação total semanal preveem-se valores abaixo do normal, para o território a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, nas semanas de 25/01 a 31/01, de 01/02 a 07/02 e de 15/02 a 21/02. Na semana de 08/02 a 14/02 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Na temperatura média semanal preveem-se valores acima do normal, para todo o território, nas semanas de 25/01 a 31/01, de 01/02 a 07/02 e de 08/02 a 14/02. Na semana de 15/02 a 21/02 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Fonte: IPMA

Tá bonito tá. Nem 1 semana com precipitação acima da média. Agora, a Primavera começa logo em Fevereiro. :D Aliás, este ano, foi Primavera praticamente o Inverno todo. :huhlmao:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Já houve Invernos amenos e secos seguidos de Primaveras frescas e muito húmidas.

A zona de Tavira está genericamente entre os 30 mm e os 40 mm. Ainda há alguma chuva prevista até ao final do mês. Se ficar a 40 mm não é catastrófico. O mal já está feito e foi o Dezembro seco. O eixo Estreito-Canárias-Açores continua estável e o anticiclone não migra para a Islândia, este padrão se mudar será apenas com a mudança de estação, tal só se sucederá para o final de Fevereiro.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O IPMA prolongou a previsão de temperatura acima da média até Junho ( é só quase mais meio ano de temperaturas acima da média) e a precipitação acima da média para as regiões a norte do sistema Montejunto - Estrela já era.



IPMA:

Previsão de longo prazo - Previsão sazonal - fev. a jun. 2016

Precipitação e temperatura média com valores acima do normal

Na precipitação total trimestral não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo em todo o período compreendido entre fevereiro e junho de 2016.


Na temperatura média trimestral prevêm-se valores acima do normal, em todo o território, para o período compreendido entre fevereiro e junho de 2016.

IPMA, I.P.. 2016-01-20

http://www.ipma.pt//pt/otempo/prev.longo.prazo/sazonal/index.jsp?page=prev-saz-12-2015.html



Não entendo este comunicado, se em cima menciona: "Precipitação e temperatura média com valores acima do normal" e logo em baixo: "Na precipitação total trimestral não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo em todo o período compreendido entre fevereiro e junho de 2016".

Portanto, primeiro diz precipitação acima do normal e logo depois " não há sinal estatisticamente significativo", em que ficamos? :unsure:

Mais vale dizer que pode ser abaixo, na média, ou acima, e assim acertam sempre...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O que vejo nos modelos é o padrão do ano passado. Uma ou outra frente fraquinha que nem chega a Espanha e fica-se pelo terço ocidental da Península e anticiclone com dorsal africana. Somente uma valente entrada de ar frio de Leste ou uma descida assinalável das baixas pressões mais setentrionais poderão quebrar este padrão. Chuva só mais a Norte, e seca no Sul.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
https://www.aer.com/science-research/climate-weather/arctic-oscillation

January 25, 2016
Summary

  • The Arctic Oscillation (AO) is currently slightly negative but is predicted to jump moderately positive this week.
  • The AO reversal is reflective of the pattern relaxation of strongly positive pressure/geopotential height anomalies over the Arctic basin, especially on the North Atlantic side, and negative pressure/geopotential height anomalies across the mid-latitudes. This is a strengthening of the polar vortex (PV) in the troposphere, which has pulled the Jet Stream poleward.
  • The return to positive AO atmospheric state will result in an overall milder pattern across the Northern Hemisphere including the Eastern United States, Europe and Western Asia. The one exception is East Asia, which in part is due to extensive snow cover all winter that has insulated the region to the penetration of milder maritime air.
  • A significant disturbance or perturbation of the stratospheric polar vortex (PV) is underway that could potentially culminate in a major sudden stratospheric warming (SSW) sometime in February. Therefore we interpret the predicted milder pattern as a relaxation of the recent cold pattern rather than a pattern reversal.
  • The perturbation of the polar vortex is likely to dominate the evolution of the temperature variability across the Northern Hemisphere (NH) for the duration of winter. The expected SSW should favor for much of February and even into March a negative AO, and relatively cold temperatures for the NH mid-latitude continents. As the evolution of the PV becomes clearer in the models we are growing more confident in ridging across western North America, the return of cross polar flow and cold temperatures to the Eastern United States. With the PV shifting into Eurasia, temperatures will likely turn colder as well, with the cold pattern continuing across East Asia but with more uncertainty for Western Europe.
  • An eventual polar vortex split would likely yield the most widespread cold across the NH with cold temperatures for both the Eastern United States and Europe.


25 de Janeiro de 201 6

Resumo
  • A Oscilação Ártica (AO) é atualmente um pouco negativa, mas está previsto a passagem para moderadamente positiva nesta semana.
  • A reversão AO é o reflexo do relaxamento padrão de pressão fortemente positivo / geopotential anomalias altura sobre a bacia do Ártico, especialmente no lado do Atlântico Norte, e pressão negativa / anomalias de altura geopotencial entre os latitudes médias.Este é um reforço do vórtice polar (PV) na troposfera, que tem puxado a corrente de jato em direção aos pólos.
  • O retorno ao estado atmosférico AO positiva irá resultar em um padrão global mais suave através do hemisfério Norte, incluindo o Leste dos Estados Unidos, Europa e Ásia Ocidental. A única exceção é a Ásia Oriental, que em parte é devido à extensa cobertura de neve durante todo o inverno que isolou a região para a penetração de ar marítimo mais suave.
  • Uma perturbação significativa ou perturbação do vórtice polar estratosférica (PV) está em andamento que poderiam culminar com um grande aquecimento estratosférico súbita (SSW) em algum momento de fevereiro. Portanto, interpretar o padrão mais ameno previsto como uma flexibilização da recente padrão de frio em vez de uma reversão de padrão.
  • A perturbação do vórtice polar é provável que dominam a evolução da variabilidade da temperatura através do hemisfério Norte (NH) para a duração de inverno. O esperado SSW deve favorecer para muito de Fevereiro e até mesmo em março, um AO negativo, e temperaturas relativamente frias para NH continente de latitude média. Como a evolução do PV se torna mais clara nos modelos que estão crescendo mais confiante em amontoa em todo oeste da América do Norte, o retorno do fluxo polar cruz e temperaturas frias ao leste dos Estados Unidos. Com o PV mudando para a Eurásia, as temperaturas provavelmente vai virar mais frio, bem como, com o padrão de frio continuar em toda a Ásia Oriental, mas com mais incerteza para a Europa Ocidental.
  • Uma eventual divisão vórtice polar provavelmente produzir o frio mais difundido em todo o NH com temperaturas frias, tanto para o leste dos Estados Unidos e da Europa.
A tradução é do Google, pelo que é fácil haver alguns erros :D