Previsões longo prazo (Outono-Inverno 2015/2016)

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Dias Miguel 29 Set 2015 às 09:50.

1. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Não pode ser, um trimestre é um conjunto de 3 meses, portanto se o 1º trimestre é composto por Dezembro, Janeiro, Fevereiro, o segundo trimestre não pode ter meses do 1º trimestre como fazendo parte do 2º trimestre, neste caso, Janeiro e Fevereiro já estão incluídos no 1º trimestre, assim como o 3º trimestre não pode ter mêses do 2º trimestre nem faz sentido o 3º trimestre ter como meses Fevereiro Março e Abril, então o Fevereiro e Março já não fazem parte do 1º e 2º trimestres? :confused:

Para mim os trimestres do ano são 4:

1º Janeiro, Fevereiro, Março.

2º Abril, Maio, Junho.

3º Julho, Agosto, Setembro.

4ª Outubro, Novembro, Dezembro.

Collapse Signature Expandir Assinatura
    #46 Snifa, 25 Nov 2015 às 18:38
    Última edição: 25 Nov 2015 às 18:55
  2. qwerl

qwerl
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Abr 2015
    Local:
    Canelas(100m)
    É verdade, um ano tem 4 trimestres, mas também é verdade que um trimestre é um período de 3 meses. O ipma pode estar a considerar um trimestre como um período de 3 meses, independentemente de esses meses já estarem incluídos noutro trimestre. É tudo uma questão de português, tem a ver com os vários significados que a palavra trimestre pode ter:thumbsup: Eles não estão a considerar 1º trimestre, 2º trimestre, 3º trimestre no contexto anual. Estão a considerar 1 trimestre(1 período de três meses) 2 trimestres( 2 períodos de 3 meses) 3 trimestres/ 3 períodos de três meses. Não sei se fui muito explícito, mas esta é a interpretação que faço. Àparte os trimestres, no anexo podemos confirmar que a previsão de precipitação e temperatura acima do normal vai até Abril. Tal como disse antes, o ipma devia ter sido mais explícito, mas isto depende do que eles consideraram trimestre.

3. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Do ponto de vista que 1 trimestre é um conjunto de 3 meses tudo bem, embora seja estranho dizerem que o trimestre Dezembro Janeiro e Fevereiro vai ser acima da média, e depois mencionar novamente meses que já mencionaram anteriormente que iam ser acima da média, no 2º e 3º trimestres, são critérios muito confusos, portanto, vão ser acima da média duas vezes ?:D

4. Névoa

Névoa
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Set 2013
    Local:
    Senhora da Hora
    Li o comunicado agora e também achei estranhíssimo. Mais ou menos cabível seria dizer que os meses em questão estão compreendidos em, mas não abrangem, 3 trimestres:

Outubro, novembro e dezembro
    Janeiro
    , fevereiro e março
    Abril
    , maio e junho.

Mas nem isso é...

5. qwerl

qwerl
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Abr 2015
    Local:
    Canelas(100m)
    Era bom que fosse assim :D
    Imagina que o segundo trimestre da previsão, por exemplo, dizia que ia ser abaixo da média, ao contrário do primeiro. Como 1ºtrimestre (DEZ, JAN, FEV)
    seria acima da média e (JAN, FEV, MAR) abaixo da média, isso queria dizer que Março iria ser um mês seco, tão seco que iria compensar a anomalia positiva dos 2 meses iguais das duas previsões. Concordo que estes critérios são confusos, acho que era melhor o ipma fazer a previsão por mês ou por trimestres sem meses repetidos ;)

6. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Pelo andar da carruagem, até meados de Dezembro não cairá nada de jeito, por aqui. Dia 4 já faz um mês que não cai uma pinga por aqui, não fosse aquele episódio torrencial no dia 1 e a seca continuava, mas a continuar assim não tardará a aparecer. As barragens vão continuar a perder armazenamento e já foram 2 meses do semestre húmido à vida, só falta 5 meses (Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março e Abril) para recuperar alguma coisa, mas até a vista alcança não se vê nada de significativo e as previsões sazonais apontam para um Inverno seco no sul.

joralentejano gostou disto.
  7. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 30 nov. a 27 dez. 2015

Precipitação com valores abaixo do normal e temperatura acima
    Na precipitação total semanal preveem-se valores abaixo do normal, para todo o território, nas semanas de 30/11 a 06/12 e de 07/12 a 13/12, e apenas para a região sul, na semana de 14/12 a 20/12. Na semana de 21/12 a 27/12 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Na temperatura média semanal preveem-se valores acima do normal, para todo o território, nas semanas de 30/11 a 06/12, de 14/12 a 20/12 e de 21/12 a 27/12. Na semana de 07/12 a 13/12 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Fonte: IPMA

TekClub gostou disto.
  8. jamestorm

jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2010
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    mais do que a falta de chuva (que ja vem sendo habito desde ha uns anos), espanta-me o facto de as temperaturas estarem tão altas nesta altura do ano...quase em Dezembro ainda se anda bem de t-shirt...ainda não tive um único dia de formação de geada na zona de Alenquer, e ainda não foi hoje o primeiro. Habitualmente a Geada aparece por aqui em Novembro. A ver o que Dezembro nos trás ...mas parece-me que este será mais um Inverno fraco para quem gosta de eventos de Frio e chuva! :buh:

9. Sunnyrainy

Sunnyrainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Out 2009
    Local:
    Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
    É de facto preocupante. Muito preocupante. Pelo andar da carruagem em anos próximos não vai ser necessário ter roupa de Inverno no armário. No entanto vejo inclusivé amigos meus a referirem que assim é que é bom! Para eles era Primavera o ano todo. Mas não pode ser assim. A natureza não funciona assim! É triste. Muito triste. Só espero que 2016 traga prosperidade meteorológica ao nosso país, que tanto precisa!

joralentejano gostou disto.
  10. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Não é absolutamente nada preocupante, o inverno ainda não começou. Estas temperaturas são perfeitamente normais durante o mês de dezembro. O facto de estar tempo ameno e anticiclónico no início de dezembro não implica um inverno fraco, nem o seu contrário.

Tiagolco e guisilva5000 gostaram disto.
  11. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Pedirem Primavera o ano todo já não era mau!! conheço muita gente que pede verão o ano todo :lol: :maluco:

joralentejano e guisilva5000 gostaram disto.
  12. jamestorm

jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2010
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    Ainda há dias uma tia minha dizia que em Novembro começava a geada, em Dezembro havia gelo e nevoeiro todo mês, as senhoras que iam lavar a roupa de manhã e tinham que primeiro partir o gelo dos tanques e as vezes era tão denso que deitavam agua quente primeiro lool para mim que nasci nos anos 80's isto parece surreal !! :shocking: Também me lembro que quando era puto íamos pra escola de luvas em Outubro...hoje em dia os miúdos andam de calções até Dezembro :intrigante:também me lembro de haver muitas trovoadas no Inverno, que agora praticamente desapareceram. Se isto não é prova de aquecimento e estabilidade do clima, não sei o que será...

13. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Dois exemplos, ao acaso, de inícios de Dezembro amenos, 1977 e 1978, na EM do Aeroporto de Lisboa (T: Temp. média; Tmax: Temp máxima; Tmin: Temp mínima):

guisilva5000 gostou disto.
  14. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Em 2008, também tivemos um Outono monótono e quase ameno e, de repente, no mês de Janeiro seguinte, o frio instalou -se e congelou o país.

Não quer dizer que a história se repita, mas o frio, para se instalar, não precisa de se fazer anunciar. Aparece e pronto...

Convém não esquecer que ainda estamos no Outono, lembremos - nos do ensinamento e sabedoria popular " frio a sério só lá para o Natal . "

Iceberg e TekClub gostaram disto.
  15. meteo

meteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Oeiras
    Não me parece que seja o mesmo que está e vai continuar a acontecer na próxima semana. Porque nesses anos nos dias que tens máximas acima de 17ºC, tens mínimas altas. Máximas de 18/20ºC e mínimas de 12/15ºC em Dezembro isso certamente teve ai no meio vários dias de chuva, ou céu muito nublado.
    Vamos ter máximas a rondar os 20ºC, não um dia, mas vários seguidos. Não me lembro de um fim de Novembro e início de Dezembro com máximas tão elevadas. Frio a sério, é esperar, por agora só em locais que hajam inversões térmicas... Depois, aparece o sol, e lá temos nós 20ºC. Em Dezembro! Isso nos espera na proxima semana pelo menos no Centro e Sul, excluindo zonas com maior altitude.

#60 meteo, 29 Nov 2015 às 16:41
    Última edição: 29 Nov 2015 às 16:51

Partilhar esta Página