Previsões longo prazo (Outono/Inverno 2017/2018)



frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Qual o significado disso na pratica?

Entretanto, o bloqueio anticiclonico volta depois de terca-feira. O bicho volta a bloquear a Peninsula e parte de Franca empurrando as baixas pressoes para Norte. Vem ai pelo menos uma semana de sol.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Qual o significado disso na pratica?

Entretanto, o bloqueio anticiclonico volta depois de terca-feira. O bicho volta a bloquear a Peninsula e parte de Franca empurrando as baixas pressoes para Norte. Vem ai pelo menos uma semana de sol.
É a possibilidade a longo prazo de temperaturas frias virem para latitudes médias. Onde elas vão parar é pura lotaria.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Esperemos que parem na Peninsula. Ajudariam a termos uma Primavera/Verao com precipitacao acima da media, certo?
Estas entradas continentais não costumam ser muito fortes em chuva... mas certamente haverá quem perceba mais que eu, que nada sei! Mas seja como for é pura lotaria e não se sabe onde vão parar estes fluxos de ar polar, só mais perto.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Atenção que se se derem ao trabalho de ver as previsões da variável "temperatura aos 10hPa" para o domínio do Hemisfério Norte no GFS, e forem ao histórico, vão reparar que o modelo tem um viés no 2º painel em relação a essa variável.
Obviamente não sei explicar porquê, mas certamente alguma coisa quando a resolução passa para mais "grosseira" que faz com que o modelo sistematicamente nesse período faça uma previsão do aquecimento da estratosfera sobre a Ásia exatamente no final da previsão, em praticamente todas as saídas, e que depois obviamente nunca acontece, sendo sempre enviado para o final da saída seguinte.

Alguns exemplos, de anos e datas completamente aleatórias:

xg3Lxdc.jpg



Quero com isto dizer que previsões de SSWs já por si sendo extremamente difíceis, ainda menos a fiabilidade de olhar para o médio prazo no GFS e ver lá esse sinal deve ser assim tida tão em conta...

Ainda assim, nas cartas actuais, e mesmo contando já com esse viés quase sistemático do modelo, é verdade que a magnitude do aquecimento previsto está bastante acima do tal viés "habitual". Pode ser que seja um indicador razoável da possibilidade de ocorrência de um SSW. Ainda assim não me fiava muito nisso, pelo menos para já.

dbeGHea.png



Mesmo ocorrendo, e como já foi dito, não garante nada:

1) Não garante que o sinal se propague para a baixa atmosfera;
2) Mesmo que tenha efeito na baixa atmosfera, as alterações na circulação, nomeadamente onde ocorrerão bloqueios a alta latitude é altamente imprevisível;
3) Penso que na maior parte dos casos os efeitos em termos de posicionamento favorável de bloqueio e ocorrência de frio depois de SSWs são preferencialmente nos EUA, ou no Leste da Europa.

Seja como for, tendo em conta as previsões um bocado horríveis de dorsal de novo em cima de nós agora que entramos no "pico do Inverno"... E independentemente destes "se's" todos... Que precisávamos de um SSW para agitar a atmosfera "e baralhar as cartas", ou pelo menos "lançar os dados" para ver se a alguém calha a sorte... Isso precisávamos...
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Os impactos deste SSW, caso se venha a concretizar, apenas serão visíveis no fim deste mês ou primeira semana de Fevereiro.