Previsões longo prazo (Outono/Inverno 2019/2020)

Vão se vendo alguns sinais positivos do modelo GFS para uma mudança de padrão lá para dia 12/13 , com a deslocação do AA para Oeste , e nova descida das depressões em latitude, se assim vier a acontecer grande parte da precipitação que tivemos em Outubro e Novembro , vai agora dar frutos a nível de armazenamento para albufeiras e barragens, contudo ainda falta muito tempo, mas são sinais muitos bons :pray:

bw5tyF7.gif

RWjMznZ.gif

Acumulados previstos pelo GFS até dia 18 de Dezembro :thumbsup:

6Lq5JGg.png

Olho para esses mapas de temperaturas e são cópias para todos os meses de previsão, mesmo em previsões anteriores, o que é um absurdo: Europa a ferver, anomalia negativa (ou normal) no mar junto à costa ocidental de Portugal e a W da Irlanda. Não gosto de criticar o que não conheço, e podendo estar a ser injusto com quem desenvolve este produto, mas isto parece-me completamente inútil. Quanto à precipitação não posso opinar, mas a minha confiança nos mapas de temperatura não ajuda a levar muito a sério...

Olho para esses mapas de temperaturas e são cópias para todos os meses de previsão, mesmo em previsões anteriores, o que é um absurdo: Europa a ferver, anomalia negativa (ou normal) no mar junto à costa ocidental de Portugal e a W da Irlanda. Não gosto de criticar o que não conheço, e podendo estar a ser injusto com quem desenvolve este produto, mas isto parece-me completamente inútil. Quanto à precipitação não posso opinar, mas a minha confiança nos mapas de temperatura não ajuda a levar muito a sério...

Aqui na Bélgica, este ano, so houve 1 mes (Maio) com uma anomalia marcadamente negativa de temperatura. Todos os outros tiveram acima. Novembro esteve muito muito ligeiramente abaixo. Portanto nao parece que esses mapas a mostrarem anomalias positivas errem. A verdade é que as anomalias positivas de temperatura comecam a ser a norma

Aqui na Bélgica, este ano, so houve 1 mes (Maio) com uma anomalia marcadamente negativa de temperatura. Todos os outros tiveram acima. Novembro esteve muito muito ligeiramente abaixo. Portanto nao parece que esses mapas a mostrarem anomalias positivas errem. A verdade é que as anomalias positivas de temperatura comecam a ser a norma

Concordo que é natural haverem mais anomalias positivas pois o planeta está a aquecer. O problema destes mapas é que mostram sempre as mesmas áreas com anomalias positivas e negativas. Salvo diferenças mínimas, parecem cópias. É evidente que os mapas de anomalias mensais de temperatura observados não vão mostrar anomalias positivas ad eternum numas regiões, e negativas ad eternum noutras. Vão haver diferenças entre cada mês consoante as posições das áreas ciclónicas/anticiclonicas. Para tais mapas se tornarem realidade era necessário termos uma atmosfera quase estacionária!

A semana de 16/12 a 22/12 indica precipitação acima da média em todo o território com uma anomalia (+10 mm a +60 mm).

Previsão da Accuweather

https://www.accuweather.com/en/weather-news/accuweathers-2019-2020-europe-winter-forecast/601922

Não vejo lá dry :D

Esta previsão do Accuweather está ótima ao nível de precipitação. Até ao final do mês, de acordo com a previsão deles, deverá chover. :rain: :viva:
https://www.accuweather.com/pt/pt/lisbon/274087/december-weather/274087?year=2019
Não sei... o ECM, GFS e Gem prevem o regresso das altas pressões lá para o Natal, acabamos por ter " sorte" com a chuva esta semana, infelizmente acho que não durará muito esta precipitação, espero obviamente que os modelos mudem.

As próximas duas semanas serão secas, com um bloqueio anticiclónico no Atlântico. :mad:
meRz20191219_0000+26400.png

As temperaturas nesta semana serão elevadas, mas na próxima possivelmente serão abaixo da média.:cold:
meTz20191219_0000+43200.png

No entanto, certos ramos do ECMWF preveem instabilidade na primeira semana de janeiro há várias saídas, com a formação de uma depressão isolada a oeste de Portugal, chuva e algum frio. O ramo mais generoso do ECMWF prevê 47,2 mm para aqui, 80,2 mm para Tavira ou 125,3 mm para Paços de Ferreira, em apenas 5 dias. :rain::hmm:
https://kachelmannwetter.com/lu/vorhersage/2271961-almada/ensemble/euro/niederschlag/