Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Agosto 2016

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Que belo 2º painel do GFS :rolleyes:, as temperaturas vão continuar altas e as noites tropicais vão continuar.

19829690_C23bZ.jpeg

O IPMA coloca uma noite não tropical, dia 17 de Agosto, nada mau só daqui a 1 semana.

• Gosto
Reactions: TekClub
Calor continua com temperaturas acima dos 30°C, e potencialmente perto dos 40°C em alguns locais, até dia 15 de AGosto. Portanto mais 4 dias.

Depois ligeira chuva fraca no litoral norte e centro dia 17. É a única oportunidade de frescura do mes, parece.

Depois volta novamente o AA, e mesmo no dia 20 deverá repetir-se o calor, depois os modelos apontam algum calor, mas mais moderado. E deverá ser assim até ao final do mes. Com pequena possibilidade de trovoadas durante esse período, mas ainda incerto.

Calor continua com temperaturas acima dos 30°C, e potencialmente perto dos 40°C em alguns locais, até dia 15 de AGosto. Portanto mais 4 dias.

Depois ligeira chuva fraca no litoral norte e centro dia 17. É a única oportunidade de frescura do mes, parece.

Depois volta novamente o AA, e mesmo no dia 20 deverá repetir-se o calor, depois os modelos apontam algum calor, mas mais moderado. E deverá ser assim até ao final do mes. Com pequena possibilidade de trovoadas durante esse período, mas ainda incerto.

Mesmo assim noto nos modelos a longo prazo, uma maior indecisão bem como novas re-organizações da atmosfera.

Última edição:
A partir de dia 15/16 prevê-se finalmente melhoria do tempo, ISO 20ºC varrida e acaba a onda de calor:

qSelirS.png

R5OmY92.png

Pode cair alguma chuva no norte e no litoral, esperemos que a frente não enfraqueça muito:

irAzgt0.png

Anomalias menos significativas na Europa, visto que vão desvanecendo, de um lado o calor, do outro o frio. Já a Rússia... já nem sei há quanto tempo anda com anomalia positiva, também está grave por lá!

hjORTqz.png

Boas

Segundo os modelos os próximos dias irão ser marcados por uma descida de temperatura em quase todo o território, claramente mais acentuada na região norte, como já se verificou hoje. O nevoeiro/nuvens baixas irá marcar presença na faixa costeira norte e Centro durante os próximos dias, podendo persistir durante todo o dia, com possibilidade de chuvisco/orvalho.
Mínimas poderão ser bastante baixas para a época em alguns locais durante esta semana:

42-580SP.GIF

Na quarta feira poderá cair chuva fraca na região Norte, proveniente de uma frente fraca em dissipação, e para Sexta uma frente mais "generosa" a afetar o Norte e o Centro

114-779SP.GIF

120-779SP.GIF

A partir do dia 20/21 existe uma clara tendência para uma possível onda de calor, com um aumento considerável das temperaturas e com vento de leste. A tendência é dos dois principais modelos quer o GFS, quer o ECM.

A partir do dia 20/21 existe uma clara tendência para uma possível onda de calor, com um aumento considerável das temperaturas e com vento de leste. A tendência é dos dois principais modelos quer o GFS, quer o ECM.
Mas este aumento será generalizado a todo o território? É que o IPMA prevê de facto esse aumento mas mantém as temperaturas no litoral oeste abaixo dos 30°c e noites normais...

Enviado do meu SM-T805 através de Tapatalk

Mas este aumento será generalizado a todo o território? É que o IPMA prevê de facto esse aumento mas mantém as temperaturas no litoral oeste abaixo dos 30°c e noites normais...

Enviado do meu SM-T805 através de Tapatalk

O aumento de temperatura será mais significativo no interior, mas nada que não seja habitual em Agosto, no litoral oeste a subida será pequena, se existir.

Última edição:
O aumento de temperatura será mais significativo no interior, mas nada que não seja habitual em Agosto, no litoral oeste a subida será pequena, se existir.
Nesta nova Actualização o ipma mudou muita coisa como por exemplo a subida de 5 graus na cidade do Porto de Gabado para Domingo!
A temperatura pode nem chegar aos 30( só nas regiões mais a oeste) mas que vai haver uma subida vai, que vai ser mais notória no interior.
Mas há cidades no litoral que também vão sentir grande diferença nas temperaturas!
Exemplos:
-Paredes;
-Braga;
-Gondomar;
Entre muitos outros...
So espero e que não venha calor a mais!:dry:

• Gosto
Reactions: rbsmr
A partir de domingo e até 4ª feira, a temperatura vai subir no Algarve, o IPMA está a prever para 2ª feira cerca de 36ºC de máxima para Faro. :calor:

Só espero apanhar com 30ºC ou mais, na semana seguinte e com levante, não quero ter tempo fresco nas férias. :D

A partir de domingo e até 4ª feira, a temperatura vai subir no Algarve, o IPMA está a prever para 2ª feira cerca de 36ºC de máxima para Faro. :calor:

Só espero apanhar com 30ºC ou mais, na semana seguinte e com levante, não quero ter tempo fresco nas férias. :D
E eu vou dia 1 pra baixo e vou apanhar um tempo...

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

É impressionante como as actualizações são sempre para pior ou digamos no sentido de aumentar o calor. As mínimas tendem a não baixar dos 20ºc e as máximas sobem. E andamos sempre nisto e parece que vamos entrar em Setembro assim.

Estou curioso para ver quando virá alguma instabilidade para o Sul que já tanto precisa