Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Dezembro 2020

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Duarte Sousa 1 Dez 2020 às 12:05.

  1. microcris

    microcris
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    11 Set 2017
    Mensagens:
    40
    Local:
    Arouca / Gafanha da Nazaré
    Ainda é a mais de 190h, mas era bom que acontecesse. Preciso de tempo frio para matar o porco, tenho lá um bicho com 2 anos porque no ano passado (quase que) nem deu para formar geada.
    [​IMG]
     
    GabKoost, N_Fig, ampa62 e 4 outras pessoas gostaram disto.
  2. joselamego

    joselamego
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    22 Jan 2013
    Mensagens:
    7,124
    Local:
    Gondomar (105 metros alt)
    Saída 12 ECMWF
    Seguiu o GFS [​IMG]

    Enviado do meu Mi 9 Lite através do Tapatalk
     
    ampa62, aikkoset, N_Fig e 4 outras pessoas gostaram disto.
  3. Mr. Neves

    Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    22 Jan 2013
    Mensagens:
    3,840
    Local:
    Tondela-290m
    Bom dia

    Os modelos estão de facto interessantes, em relação ao próximo fim-de-semana faltam ainda acertar várias/muitas agulhas para um evento ideal. A complexidade deste tipo de situações é sempre grande e de algum modo "antagónica". Se por um lado desejamos ar seco e frio para que os flocos de neve sobrevivam mais tempo e ao longo de um perfil atmosférico mais alargado, por outro precisamos de ar húmido o suficiente para que possa ocorrer precipitação...

    As semelhanças entre GFS e ECMWF são algumas nomeadamente no que toca à chegada de uma massa de ar continental durante a próxima semana o que nos traria imensas de horas de frio instalado. Porém não há um consenso muito firme para já nos episódios de precipitação.

    Relativamente à possibilidade de neve a cotas baixas no próximo fim-de-semana:

    O fim de semana deve marcar um processo de transição para ar com traços de maior secura. A bordo da massa continental irá desenvolver-se uma depressão pelo golfo da Biscaia que nos trará um fluxo do quadrante N nos vários níveis da atmosfera. O que se passa é que esta não é a posição nem o contexto que mais favorece uma situação de neve a cotas baixas.
    [​IMG]

    Em primeiro lugar porque se se gerar um fluxo predominantemente de Norte, isso irá limitar a chegada de precipitação devido à barreira orográfica que constitui a cordilheira cantábrica, algo que não seria colmatado, tão pouco pelas correntes de jato que não assumem uma circulação compatível (as correntes de jato intensas costumam ajudar a precipitação na transposição destas montanhas).

    Em segundo lugar, porque um fluxo de norte não é um fluxo de leste e embora tenha a sua quota parte de ar seco associado, acaba por introduzir sempre uma componente húmida, o que de resto limita os fenómenos de arrefecimento evaporativo. Isto implica que atmosfera tenha que se encontrar bastante mais fria para compensar este efeito, recorde-se sempre que num processo de arrefecimento evaporativo o perfil seco dos níveis médios da atmosfera possibilita a passagem ao estado gasoso dos cristais de neve (processo endotérmico), baixando a temperatura do ar envolvente.

    Fluxo do quadrante N (níveis médios):
    [​IMG]

    Tendo por base o último ponto fazemos a pergunta, e que frio há em altitude?

    Tanto GFS como ECMWF parecem estar bastante em acordo para valores na ordem dos -3ºC aos 850hPa e valores a rondar os -30ºC aos 500hPa especialmente na região norte. Estes valores por si não possibilitam cotas de neve muito baixas, porém atendendo a que a massa de ar não será totalmente húmida, atendendo a que ainda haverá algum frio acumulado à superfície (especialmente no interior) e que a espessura da atmosfera parece decrescer significativamente na noite de sábado para domingo, julgo que podem ocorrer surpresas particularmente na região norte e eventualmente em zonas mais próximas ao litoral.

    A acrescer a tudo isto espero sinceramente que a precipitação possa ocorrer durante a noite, porque de outro modo a radiação diurna pode comprometer em larga escala todo o possível evento.

    Repare-se nos níveis baixos da iso 0 nessa noite mostrados pelo GFS:
    [​IMG]

    Redução da espessura atmosférica para valores próximos a 530DAM:
    [​IMG]

    Temperaturas aos 850hPa, 700hPa e 500hPa (GFS):
    [​IMG]
    [​IMG]
    Muito frio nos níveis médios também:
    [​IMG]

    O problema reside como sempre na precipitação, é que se o GFS ainda prevê alguma precipitação nessa noite, o ECMWF está muito mau, teremos que aguardar as próximas saídas. Por esta ordem de ideias a nevar em cotas baixas não espero grandes acumulações, para não dizer sem acumulação.

    Ausência de precipitação para já pelo ECMWF:
    [​IMG]

    Repare-se ainda que a precipitação que eventualmente pudesse ocorrer nesta noite teria um caráter mais estratiforme, ou seja não há grande convergência que possa criar células esporádicas. Por um lado este tipo de precipitação pode ser vantajoso porque a reduzida influência dos movimentos verticais faz com que a neve dependa em menor escala das temperaturas mais baixas em altitude.
    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #18 Mr. Neves, 29 Dez 2020 às 09:17
    Última edição: 29 Dez 2020 às 09:38
  4. Ricardo Carvalho

    Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Jul 2015
    Mensagens:
    2,796
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    E o GFS não está muito diferente :D

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Thomar

    Thomar
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    19 Dez 2007
    Mensagens:
    2,309
    Local:
    Cabanas - Palmela (75m)
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Dias Miguel

    Dias Miguel
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    26 Jan 2015
    Mensagens:
    2,299
    Local:
    Portalegre
  7. Dias Miguel

    Dias Miguel
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    26 Jan 2015
    Mensagens:
    2,299
    Local:
    Portalegre
    StormRic, N_Fig, Tonton e 5 outras pessoas gostaram disto.
  8. Mr. Neves

    Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    22 Jan 2013
    Mensagens:
    3,840
    Local:
    Tondela-290m
    Bom, caso típico para dizer que fiz a festa, deitei os foguetes e apanhei as canas... Enfim as mínimas possibilidades que existiam de neve no Domingo esfumaram-se literalmente nas últimas horas. A depressão foi completamente arrumada para o mediterrâneo e com isso termina qualquer hipótese de precipitação.

    Cá fica o ensemble médio com a nova posição mais provável:
    [​IMG]

    Creio que a causa desta grande alteração está no comportamento do jet que de alguma forma inicialmente constituiria um bloqueio à passagem da depressão para o mediterrâneo:
    Antes:
    [​IMG]
    Atualmente:
    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    "Charneca" Mundial e joselamego gostaram disto.
  9. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,130
    Local:
    Oeiras / Portel
    A confirmarem-se as previsões tanto do GFS como do ECMWF (fortemente alicerçadas nos respectivos ensembles) deveremos ter a partir de hoje um período de 9 a 10 dias, pelo menos, com a iso 0 a 850hpa a cobrir todo o Portugal continental. A isto junta-se circulação quase sempre continental e pouco vento, o que ajudará a potenciar as mínimas. Não tenho memória de um período tão longo de frio consecutivo (e poderia juntar os últimos dias, a maioria do Interior Norte e Centro registou mínimas negativas em 5 dos 6 últimos dias). Provavelmente será preciso recuar a fevereiro/março de 2005 para termos algo semelhante, mas mesmo assim duvido que tenha durado tanto tempo.

    Quanto a possíveis surpresas é ir vendo dia a dia. Haverá quase sempre muito frio em altura (-30 a -35ºC a 500 hpa) o que poderá originar precipitações localizadas. O cenário de nevão com entrada de Sul parece estar descartado; uma ciclogénese na costa Ocidental na 3ªf ou 4ªf pode acontecer, uma vez que haverá muita instabilidade e esse parece ser para já o melhor cenário para termos uma situação generalizada de neve e não apenas aguaceiros esporádicos, mas neste momento nenhum modelo o prevê. O mais provável é que seja uma entrada fria maioritariamente seca, mas com janela aberta para surpresas em forma de pequenos "nevinhos" localizados. No Interior Norte amanhã e sábado há alguns modelos a preverem aguaceiros...
     
  10. Mr. Neves

    Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    22 Jan 2013
    Mensagens:
    3,840
    Local:
    Tondela-290m
    O problema apesar de tudo mantém-se no posicionamento da depressão que refiro no post anterior estando agora o foco virado a partir de segunda feira. Mas honestamente é mesmo difícil fazer qualquer tipo de análise, a desorientação modelística continua grande.

    Veja-se o ensemble aqui para a zona de Viseu, onde a grande incógnita continua sobretudo na precipitação, aos 850hPa o cenário parece bastante mais resolvido em termos de temperaturas, e que de resto em termos de temperatura em altitude será até mais esta camada que nos importaria e não tanto aos 500hPa visto que estaremos a falar de um possível evento em que um dos fatores mais decisivos é o arrefecimento evaporativo que ocorre nos níveis médios/baixos através de um fluxo de leste. Muito embora o frio em altitude mais elevada possa ser um ingrediente interessante para gerar movimentos verticais e auxiliar algum mecanismo convergente que possa desencadear outros núcleos depressionários na nossa costa...
    [​IMG]

    Mas veja-se também a desbaratinação do GFS no que toca ao geopotencial, onde o cenário que mais nos interessaria seria o da run de controle, cenário que está um pouco desfasado da média:
    [​IMG]

    Comparando os ensembles médios do GFS e do ECMWF, bom curiosamente as diferenças até nem são muitas... Estas cartas preocupam-me porque as áreas de mais baixo geopotencial parecem querer centrar-se mais longe de PT e isso traz até nós menos instabilidade e uma atmosfera mais espessa. Nestas cartas não há qualquer tendência para que se venha a formar alguma ciclogénse na nossa costa, mas também isso pode dever-se à sua resolução, afinal estaríamos sempre a falar de alguma depressão muito localizada. Com isto e tal como o Davidsf diz, o cenário de um nevão generalizado a cotas baixíssimas desaparece literalmente...

    [​IMG]
    [​IMG]


    A última saída operacional do ECMWF não está má, não nos traria o famoso evento com fluxo de sul, mas coloca-nos baixos geopotenciais e abre a hipótese para a formação de algum núcleo depressionário na nossa costa, o GFS também vê alguma instabilidade costeira apesar de que em momentos distintos face ao ECMWF. Este núcleo para além de nos trazer precipitação seria um importante reforçador da corrente de ventos de leste ajudando à manutenção do frio e vida dos cristais de neve:
    [​IMG]
    Carta com mais detalhe do ECMWF:
    [​IMG]

    GFS:
    [​IMG]

    A possibilidade da formação desta ciclogénese pode ser a grande chave para termos um evento de um não evento e análise da sua formação requer esperarmos por mais algumas saídas e eventualmente por modelos de mesoescala.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #25 Mr. Neves, 31 Dez 2020 às 10:22
    Última edição: 31 Dez 2020 às 10:45
    dahon, N_Fig, Mr.Jones e 5 outras pessoas gostaram disto.
  11. "Charneca" Mundial

    "Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Nov 2018
    Mensagens:
    3,488
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Eu ainda não perdi as esperanças ao nível da precipitação...
    [​IMG]

    Estão a ver aquela depressão no Golfo de Cádis, no dia 5? Se aquilo viesse um pouco mais para norte, seria animação garantida para a metade sul do país em geral. :rain: De facto, o ensemble do ECMWF demonstra uma enorme incerteza ao nível dos acumulados a sul, para esse período. Vejamos:
    Tavira (até dia 9)
    • Máximo: 87,5 mm
    • Percentil 90: 68,9 mm
    • Mediano: 20,1 mm
    • Percentil 10: 0,4 mm
    • Mínimo: 0,2 mm
    • Saída operacional: 10,7 mm
    Veremos o que acontece! :pray:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Mr. Neves, Thomar, N_Fig e 2 outras pessoas gostaram disto.
  12. VimDePantufas

    VimDePantufas
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    10 Fev 2014
    Mensagens:
    1,115
    Local:
    C Real / Oeste
    Tens toda a razão na tua análise, veremos mas que choverá disso não tenho quaisquer dúvidas, mas enfim todos os anos a mesma coisa, a n/posição geográfica de nada nos ajuda, temos que ter calma e agradecer sempre que caem dois pingos de neve, sempre assim foi e sempre assim continuará a ser .
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Thomar, "Charneca" Mundial e joselamego gostaram disto.
  13. dvieira

    dvieira
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    22 Mar 2017
    Mensagens:
    375
    Local:
    Fátima (326 m)
    Continente
    Previsão para 2ª feira, 4.janeiro.2021

    Tempo frio, com períodos de céu muito nublado.
    Aguaceiros fracos no litoral oeste, estendendo-se gradualmente
    às regiões do interior Centro e Alto Alentejo, podendo ser de neve
    acima dos 800/1000 metros no final do dia.
    Vento fraco, soprando fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante
    oeste nas terras altas da região Sul.
    Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.
    Formação de gelo ou geada, em especial no interior.

    METEOROLOGISTA(S):
    Madalena Rodrigues

    Atualizado a 31 de dezembro de 2020 às 14:50 UTC

    Como sempre o IPMA sempre modesto quanto á cota da neve. Apenas em cima do acontecimento vai revendo suas previsões.
     
  14. c0ldPT

    c0ldPT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Out 2017
    Mensagens:
    1,545
    Local:
    Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
    Sabemos bem que há frio para cotas bem inferiores, mas é bom sinal que falem em precipitação
     
  15. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,450
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Isto vai estar animado nos próximos dias, por isso reforço o pedido de colaborarem e evitarem posts apenas de chat e texto neste tópico, sff.

    Usem o tópico aprópriado e tornem este mais útil.

    Obrigado.

    Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
     

Partilhar esta Página