Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Outubro 2017

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Bom dia :).

Há muito tempo que não comentava aqui mas de facto, e olhando aos principais modelos de previsão, é de facto de certa forma impressionante o padrão que temos tido (tirando a passada semana, onde tivemos um "cheirinho" a Outono húmido) praticamente desde o início da Primavera. E vendo agora o que aí vem, não há qualquer dúvida: tempo seco e "quente" (durante o dia, mais frio à noite, obviamente, nesta altura) uma vez mais, e a perder de vista... Com a depressão que se vai fixar na zona dos Açores, praticamente estacionária, a partir de meados desta semana, vamos ter (novamente) uma corrente de E/SE a injetar ar quente e seco do norte de África, com o AA a fixar-se a N da P.I. lá mais para o final da semana, com uma pressão considerável (1030 hPa), e parece que ali ficará, "entalado", enquanto a dita depressão continua na zona dos Açores... Há sempre um anticiclone a condicionar-nos... Ora o AA (mais a leste, como tem sido hábito), ora o da Europa central...

Se fosse Verão, este padrão de bloqueio todos nós sabemos o que iria causar, mas mesmo nesta altura irá novamente fazer com que Outubro vá acabar certamente acima da média em temperaturas e muito seco... E Novembro parece querer começar da mesma forma...
 
Interessante, mesmo completamente "Ensanduichado" por dois potentes Anticiclones, aquele centro de Baixas pressões consegue resistir ficando estacionário por cima do Arquipélago dos Açores, uma dinâmica de facto curiosa.

GFS

tempresult_giz2.gif


Quanto ao Continente.. nem vale a pena as lamurias, a situação é manifestamente muito complicada mas esta sinóptica terá que mudar eventualmente.

GFS

tempresult_pqy6.gif


Um óptimo exemplar da influência brutal do Anticiclone dos Açores sobre a Península Ibérica, um autêntico monstro aqui à "porta".

GEM

gem-0-234.png
 
cgmnZs5.png


Um perfil destes no continente e eu estaria indeciso entre, no limite, supercélulas com tornados ou trovoadas intensas com possibilidade de downbursts (necessitaria de ar mais seco perto da superfície).

Como se está nos Azores, é improvável que este cenário se mantenha e a probabilidade da ocorrência de uma supercélula não deve chegar aos 2 dígitos. Tendo em conta as características indígenas apostaria numa trovada moderada a intensa com possibilidade de ocorrência de um tornado fraco (um bocadinho mais de HR na baixa atmosfera não faria mal nenhum).

Contudo, depois um mini-furacão em Janeiro e um mini-major em Outubro, quem sabe? Há muito mar por onde uma supercélula pode passar inofensivamente :D
 
Parece que grande parte da Europa irá ser contemplada no inicio de novembro, com a primeira entrada fria. Na saída das 12z tanto o GEM como o GFS concordam em tal cenário.
H4aSNp7.gif


O monstro de 1035/1040 irá impedir que a entrada fria afete a PI, será empurrada para o mediterrâneo onde depois poderá dar chuvas bastante intensas! Entretanto, nós aqui neste cantinho apenas podemos vir a ter temperaturas mais normais para a altura do ano. O frio também não faz falta nenhuma, vinha a destruir aquilo que a seca ainda não destruiu. Com o anticiclone de 1040 que se estende até à Gronelândia as hipóteses de termos chuva ainda se tornam mais nulas e sinceramente não sei quando é que podemos voltar a ver chover novamente, o anticiclone toma sempre uma posição que nos influencie, esteja onde estiver.
 
Nova saída do ECM, diferente da dos outros modelos, sempre trazia alguma chuva:
MbfQpC9.gif
 
como estamos de modelos para os primeiros dias de novembro?
alguma luz ao fundo do tunel?

probabilidade de precipitação a subir após o dia 2.

na semana 6-12 de novembro praticamente não há sinal.

A probabilidade da precipitação total semanal ser inferior ao normal situa-se entre 40 e 50%. A probabilidade da precipitação total semanal ser superior ao normal situa-se 10 e 40%.

na semana 13-19, idem.