Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Outubro 2018

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
E566kBS.gif


Os ensembles continuam a não trazer grande clareza. Na perspetiva do NHC:

Ob64hpe.gif
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Bom, no meio de tanta confusão de saídas de modelos e de pouco consenso... Pelo menos podemos dizer que a Leslie será já em parte responsável por parte da precipitação que deverá cair no continente na 5ª-feira.
Na seguinte animação da água precipitável dá para ver perfeitamente bastante humidade a ser "aspirada" pelo sistema frontal, desde a região onde se encontra o sistema tropical:

0QeXlLQ.gif


Como resultado, a frente vai sendo "alimentada" com esse fluxo húmido de origem tropical, e ainda poderá deixar acumulados interessantes a norte do sistema Montejunto-Estrela:

3JbEC4s.gif
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Boas
Qd se olha para os modelos podemos constatar que a temperatura vai continuar bem acima da média salvo pequenas oscilacoes. Em relação a precipitação a mesma será escassa senão quase nula a sul e algo significativa na quinta e no sábado à norte.
Desta forma se as previsões se mantiverem será mais um mês extremamente seco em perspectiva.
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Tempestade Leslie

A 114h de distância irá afetar Portugal?

É certo que ainda não há grande consenso, mas, no entanto, é possível que se aproxime do Território.

Previsão pelo GFS:

gfs-0-114.png



Se isto acontecer, os ventos serão fortíssimos, em especial, para o Sudoeste de Portugal:

126-289PSP.GIF


Tal como já tinha referido ontem, pelo ECM, e hoje volta a repetir, embora pelo GFS, a grande carga de água continuaria para Lisboa, em grandíssima força!:

126-574PSP.GIF



Já o ECM não a mantém diretamente sobre o território Português, mas um pouco mais a Sul. No entanto, mesmo que vá a Sul, não deixará de trazer precipitação para Portugal e até mesmo alguns fenómenos de muito vento:

GwTw0tD.png


eRVQVy6.png


As próximas 48 horas serão decisivas para o trajeto final desta tempestade, Portugal não está excluído, e mesmo que não sofra o centro da tempestade, irá sofrer parte dela, seja com precipitação ou com vento!

Quanto ao modelo GFS, muito cuidado, porque a imagem acerca da precipitação não significa que irá regar Lisboa, mas sim expremer a cidade com toda a força da Leslie! Espero que isto não aconteça, senão, muitos problemas irão existir!
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Hoje tudo se mantém na mesma face a ontem. A Leslie nem atingiria a madeira e mesmo que atinja será de forma bastante fraca.
A médio prazo observa se um pujante AA é uma grande incerteza nas temperaturas porque as mesmas estão muito dependentes da posição exacta do anticiclone.
Seja como for este mês mantém a perspectiva de vir a ser extremamente seco na maior parte das regiões e com temperaturas acima do normal.
Nas previsões sazonais o único modelo que perspectiva para já um Inverno e final de outono interessante é o ecm. Mas tb era aquele que indicava anteriormente um Setembro e Outubro mais pro chuvoso.
Mas isso fica para outro tópico mais adequado.
 

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
Com o jet stream como vai estar acho muito pouco provável o cenário de voltar para trás ....


O GFS Correspondeu a minha linha de pensamento nesta saída :hehe:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
O GFS Correspondeu a minha linha de pensamento nesta saída :hehe:

Do aviso 58:

The most recent GFS and ECMWF ensembles are converging on a solution where Leslie accelerates east-northeastward on the south side of a mid-latitude trough, before separating from the trough over the weekend. The cyclone could then turn southward, and eventually back westward as a much weaker tropical cyclone or remnant low.

O jet/cavado/frente vai passar pelos Açores independentemente da Leslie. A dificuldade reside nos detalhes da interação (daí os diversos cenários).
 
  • Gosto
Reactions: joselamego