Previsões médio prazo (Janeiro 2016)

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
situação muito interessa para final da semana que vem

gensnh-21-5-252.png
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa tarde. Depois de ver os modelos, e tendo uma actividade dia 10 no Gerês, a probabilidade de chuva diluviana já é praticamente 100% precisa?
Obrigado
A probabilidade para dia 10 ainda é muito subjectiva... Previsões superiores a 3 dias são muito falíveis..
 
  • Gosto
Reactions: slbgdt e karkov

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
ECM a inventar uma cut-off a sul do Algarve a partir das 192 horas. :lol: ECM a fazer sonhar os algarvios. :D :lmao: Uma menina naquela posição, é bem capaz de deixar perto dos 100 mm no Algarve. :D

19154672_K5GhA.jpeg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
ECM a inventar uma cut-off a sul do Algarve a partir das 192 horas. ECM a fazer sonhar os algarvios.
Saída fora do contexto, por isso é uma saída de sonho...:)

A média do ensemble do GFS mostra uma carta interessante para esta e para a próxima semana, numa mudança do padrão quanto à temperatura.
Para a temperatura nos 850 hPa há claramente uma mudança para a Europa Ocidental, prevendo que a partir dos dias 11\12 o frio chegue finalmente, trazendo uma situação mais típica de inverno. A seguir...
j4CfJ9p.png
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Na minha opinião, a posição do AA gronelandês é crucial! Tanto pode fazer-nos chegar uma ISO-10 a T850, como enviá-la para a Argélia (típica situação de "fica tudo em espanha", mas ainda pior).
 
  • Gosto
Reactions: VILA REAL

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
A partir do dia 12/13 há uma tendência de mudança de padrão com a chegada do tempo mais frio e seco. Diminuição das temperaturas. No entanto a cada RUN as coisas alteram-se. Tudo um pouco volátil na minha opinião. No site do IPMA dá a tal descida de temperatura e consequente diminuição de precipitação a partir do dia 12. O GFS vai seguindo este padrão que vai alterando em cada RUN. Vamos ver o que as próximas saídas nos vão mostrar. Gato escaldado de água fria tem medo...:) ;)
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A partir do dia 12/13 há uma tendência de mudança de padrão com a chegada do tempo mais frio e seco. Diminuição das temperaturas. No entanto a cada RUN as coisas alteram-se. Tudo um pouco volátil na minha opinião. No site do IPMA dá a tal descida de temperatura e consequente diminuição de precipitação a partir do dia 12. O GFS vai seguindo este padrão que vai alterando em cada RUN. Vamos ver o que as próximas saídas nos vão mostrar. Gato escaldado de água fria tem medo...:) ;)


Mas olha que o IPMA mantém a probabilidade de precipitação acima da média para o Norte até praticamente ao fim do mês.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Mas olha que o IPMA mantém a probabilidade de precipitação acima da média para o Norte até praticamente ao fim do mês.

É natural. Eu apenas estou a ver até dia 15. Se reparares há uma tendência de diminuição de precipitação a partir do dia 12 e aumento de frio. Para ser mais concreto apenas estou a falar até dia 15. Penso não estar errado que a partir do 12 poderá haver o desagravamento no que concerne à precipitação mas que pode ser pontual e voltar novamente este padrão de chuva.

Eu como não ligo muito aos modelos a mais de 1 semana e mesmo assim....por exemplo o GFS na ultima saída tirou todo o frio a partir do 12 e acentuou a chuva.

Posso estar errado ao analisar os modelos mas as coisas parecem estar um pouco incertas a partir do 12/13.
Por exemplo aqui para Braga entre o 12 e 15 dá máximas entre os 9 e 10 e mínimas entre os 0 e os 5, com possibilidade de alguma chuva, mas não tanto como a que está a cair agora. Se calhar amanhã já muda.
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
É natural. Eu apenas estou a ver até dia 15. Se reparares há uma tendência de diminuição de precipitação a partir do dia 12 e aumento de frio. Para ser mais concreto apenas estou a falar até dia 15. Penso não estar errado que a partir do 12 poderá haver o desagravamento no que concerne à precipitação mas que pode ser pontual e voltar novamente este padrão de chuva.

Eu como não ligo muito aos modelos a mais de 1 semana e mesmo assim....por exemplo o GFS na ultima saída tirou todo o frio a partir do 12 e acentuou a chuva.

Posso estar errado ao analisar os modelos mas as coisas parecem estar um pouco incertas a partir do 12/13.
Por exemplo aqui para Braga entre o 12 e 15 dá máximas entre os 9 e 10 e mínimas entre os 0 e os 5, com possibilidade de alguma chuva, mas não tanto como a que está a cair agora. Se calhar amanhã já muda.
Achao que se cair precipitacao pode nevar?
Se sim a que cota?