Previsões médio prazo (Janeiro 2016)

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Atlantic system could become January subtropical storm near Bermuda

http://www.accuweather.com/en/weather-news/strengthening-storm-with-drenc/54623025

mqABMMol.jpg


TumpcPMl.jpg


3k2iIQj.gif


Isto parece aquelas tempestades que se sabe com muita antecedência que vai trazer muitos sarilhos a alguém. O ECM põe esta depressão a sul dos Açores tendendo a expandir-se para as ilhas:

FKB3BrD.png


Nesta configuração meteorológica, que é muito perigosa, há tipicamente chuva sem fim e possivelmente trovoada. Imagens destas dispensam muitos comentários:

GqerxK9.gif
talvez haja um exagero dos modelos não me parece com a temperatura da agua nesta altura do ano se possa transformar numa tempestade subtropical esta modelação também está a confundir muito os modelos na europa
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
talvez haja um exagero dos modelos não me parece com a temperatura da agua nesta altura do ano se possa transformar numa tempestade subtropical esta modelação também está a confundir muito os modelos na europa


Por vezes, em casos raros, acho que pode acontecer.

Por exemplo,a grande tempestade de Fevereiro de 1941 penso que foi uma tempestade subtropical que ocorreu, portanto em Fevereiro, que penso que a temperatura da água não estará muito diferente de Janeiro.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
talvez haja um exagero dos modelos não me parece com a temperatura da agua nesta altura do ano se possa transformar numa tempestade subtropical esta modelação também está a confundir muito os modelos na europa

Não é bem a intensidade, é a localização. Depressões a sul dos Açores têm a tendência para mandarem muito ar saturado para o arquipélago. É quase, comparação um bocado exagerada, uma pluma tropical a esteróides. Vou usar o GFS, que tem uma saída semelhante, para exemplificar. Grandes quantidades de chuva podem cair mesmo com depressões fracas:

zOK0HC0l.gif
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Daí, provem o ar quente em altitude que vem modelado há já alguns dias para os Açores... Algo incomum para Janeiro!! Apesar de modelar a temperatura a 2 metros na casa dos 12 a 15 graus o mesmo não se refletirá a cotas médias e nos altos níveis... O gradiente térmico vertical não será muito espaçado...
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
talvez haja um exagero dos modelos não me parece com a temperatura da agua nesta altura do ano se possa transformar numa tempestade subtropical esta modelação também está a confundir muito os modelos na europa

Essa tempestade é uma destruidora de sonhos!!!!!!!!!!! Acabou por arruinar por completo a hipótese do anticiclone se mover em força para o Pólo Norte e fazer com que haja muito frio na Europa durante 2 ou 3 semanas.

Apesar de as coisas ainda mudarem duvido muito que isso aconteça. Lá se vai a minha chance de ver neve em quantidade em Bruxelas :angry::angry:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Essa tempestade é uma destruidora de sonhos!!!!!!!!!!! Acabou por arruinar por completo a hipótese do anticiclone se mover em força para o Pólo Norte e fazer com que haja muito frio na Europa durante 2 ou 3 semanas.

Apesar de as coisas ainda mudarem duvido muito que isso aconteça. Lá se vai a minha chance de ver neve em quantidade em Bruxelas :angry::angry:


Por um lado, isso pode ser verdade, mas por outro também pode ter arruinado a hipótese da dorsal subir em latitude.

O que significa que, pelo menos aqui na Península Ibérica , haja mais hipóteses da continuação do tempo instável . Em contrapartida, pelo menos, durante uns tempos poderíamos ter tempo " descafeinado ", ou seja, sem chuva nem frio relevantes.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Essa tempestade corre o risco de afectar os Açores e principalmente pelo tempo que parece ficar quase parada, certamente que haveria precipitação excessiva. Em relação ao continente para já o que parece mais sólido é que a iso 0° deverá entrar em Portugal segunda-feira para o final do dia. Além disso tudo o resto está muito volátil.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Pois claro, e essa depressão que vem de sul pode não conseguir passar pelo anticiclone e ser absorvida por alguma depressão que se forme sobre terra nova, ou perder força e não conseguindo passar pelo anticiclone extinguir-se a sul dos Açores. São ipoteses a não descartar, veremos as próximas saídas.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Seguindo a tendência que já vinha de ontem, quer o GFS quer o ECM, nas saídas de hoje , " cortaram " por completo a hipótese de queda de neve a cotas baixas para os próximos tempos ( até a cotas médias se tornou improvável, segundo os mesmos) .

Ao menos a chuva parece que é para continuar... :rain:
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
GFS de novo melhor que o ECM mas desta vez pelos piores motivos, pois preveu melhor a subida da dorsal sobre a PI e a Europa.
Frio desapareceu todo, a unica consolação é que desaparece praticamente em toda a Europa ocidental e central.

WmHvDt.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
O cenário do ECM é quase apocalítico. Enquanto que acredito que a depressão fique algum tempo estacionada a sul dos Açores trazendo chuva severa (por agora para os Grs. Ocidental e Central)...

ajDDrw9.gif


... o ECM modela uma ciclogénese (quase) explosiva mesmo por cima do G. Oriental. Neste cenário já tenho muitas dúvidas:

tVRZJpW.png


urSyAfZ.png


Olhando por alto porque ainda falta muito tempo, esta configuração meteorológica parece-me adequada para a ocorrência de trombas d'água/tornados fracos nos Açores. Não obstante a convecção estar tendencialmente confinada a sul dos Açores (aqui e aqui), o LI será marginalmente positivo. A helicidade (nesta saída) atinge valores extremos e o cisalhamento é reduzido a sul das ilhas. Parece-me bastante plausível que uma qualquer célula, no seu caminho para norte, origine um funil de vento. A dissonância entre os fatores convectivos acima mencionadas excluem, por agora, trovoadas severas.
 
Última edição: