Previsões médio prazo (Março 2016)

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por guisilva5000 26 Fev 2016 às 19:21.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    A uma distância temporal que temos ainda que avaliar com reserva, mas o certo é que há uma tendência ( que pode desaparecer nas próximas saídas,mas existe) para a possibilidade de termos uma Páscoa bastante molhada ( o que seria muito complicado para os compassos aqui no Norte) .

Certo é que o GFS, que já vinha insistindo nisso, agora também é seguido pelo ECM.

Até lá ainda pode desaparecer tudo... Ou não...

P.S. Como já tenho vindo a afirmar e contrariando as expectativas iniciais da previsão de longo prazo de temperatura acima do normal, esse cenário comeca a desvanecer - se. Possibilidade de temperatura dentro ou abaixo do normal até ao final de Abril, pelo menos.

Talvez " Efeito Pós - Lá Niño " quiçá. E talvez ainda nos estejam reservadas mais surpresas para os próximos tempos.

2. dopedagain

dopedagain
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    2 Jan 2016
    Local:
    Fornelos - Ponte de Lima(200m)
    Ainda continuamos numa fase de "ses" mas seria um fim de semana de RESPEITO! 40mm em 6 horas no domingo com a cota a descer dos 1250 ate aos 700 seguido de mais uns 30mm no dia seguinte com continuação de cota a 700 aqui no alto minho no meu ver seria o maior nevão deste ano com acumulações de medo....

#47 dopedagain, 18 Mar 2016 às 20:22
    Última edição: 18 Mar 2016 às 20:53
    james, Aristocrata e luismeteo3 gostaram disto.
  3. jonas

jonas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jul 2015
    Local:
    paredes (200 m) Mouriz (202 m) Bitarães (185 m)
    Sem duvida.
    A nao esquecer tambem o vento... o que esta previsto e para rajadas com mais de 100 kmh

james, Aristocrata e dopedagain gostaram disto.
  4. jonas

jonas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jul 2015
    Local:
    Esta saida do GEM esta FAnTASTICA!
    Com ventos muitos fortes e precipitacao acima de 50mm em 6 horas!:w00t::surprise:

5. trovoadas

trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    3 Out 2009
    Local:
    loule-caldeirao
    Engraçado que em algumas saídas as depressões descem em latitude e logo a seguir sobem e bastante. Esperemos para ver como se comportará a cut-off nos próximos dias no que ao Sul diz respeito. Isto porque depois a tendência parece ser a mesma de até agora. Depressões a passar muito a Norte beneficiando as regiões do Norte e o centro da Europa em geral.

jonas gostou disto.
  6. jonas

jonas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jul 2015
    Local:
    Sim.Infelizmente sim.E pena porque queria ver algo fora do normal... se o evento que esta programado para o fim de semana da pascoa se concretizar ja nao era nada mau... alias era muito bom!:D

7. Nando Costa

Nando Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    9 Jan 2016
    Local:
    Alfena (São Vicente) - Valongo
    Na minha opinião acho mesmo que virá algo pelo menos a norte e centro. Isto para o fim de semana de Páscoa. A concretizar-te teríamos uma Páscoa bem invernosa. Certo mesmo é a continuação de tempo fresco até ao fim de março. No ano passado por esta altura a dorsal já nos visitava e este ano nem sinal dela.
    É bom sinal. Eu não queria fazer previsões tipo Maria Helena, mas tenho a sensação de que os modelos sazonais vão levar uma banhada daquelas. Há um mês o IPMA previa temperaturas acima de normal para março e abril, ora o que é certo é que está a acontecer o inverso. O El ninõ está a começar a enfraquecer e lá para Junho estaremos já entrar numa fase de transição possivelmente para La ninã neutral, se não estou em erro. Quero com isto dizer que será que se está a desenhar uma primavera algo fresca, instável e marcada por grande variabilidade climática? Fica a questão no ar para os mais entendidos responderem. :)

james gostou disto.
  8. jonas

jonas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jul 2015
    Local:
    O gfs tirou tudo nesta run!:sad:

9. gomas

gomas
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Fev 2014
    Local:
    lamego(arredores)-300m
    primavera adiada ou seja a uns anos para cá nao existe primavera nem outono cada vez essas estaçoes estao ultrapassadas
    quero dizer a passagem inverno verao isto que ainda estamos em março a meu ver vem muita chuva e frio.

10. dopedagain

dopedagain
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    2 Jan 2016
    Local:
    Fornelos - Ponte de Lima(200m)
    Aqui no alto minho continua, só subiu um pouco a cota e desceu a precipitação, normal a tanta distancia do evento ( se é que o vamos ter )

11. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Para já, o GFS e o ECM ainda vão no sentido de uma previsão, no mínimo, interessante para o próximo fim de semana. Aliás, os modelos não se ficam por aí e até indiciam a continuação no início de Abril desse padrão meteorológico.

Mas ainda faltam cerca de 120 horas.

Para já, vamos ter instabilidade durante o dia de hoje em todo o território. Amanhã e segunda só no Centro e Sul. Depois, em princípio, teremos 3/4 dias de descanso para que depois , espero eu, apareca novo período interessante de instabilidade.

12. qwerl

qwerl
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Abr 2015
    Local:
    Esmoriz (7m), Canelas(100m)
    O GEM também está muito interessante, é bom sinal ver este consenso entre os modelos
    Os ensembles do GFS também estão muito interessantes a médio e longo prazo, em especial para o norte.
    Diagrama para um ponto do Norte do país:

13. guisilva5000

guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2014
    Local:
    Belas, Sintra | Lisboa
    Parece que Lisboa vai continuar com as temperaturas máximas abaixo da média, até à Páscoa. Este cenário já vem desde o início do mês e, provavelmente, vamos acabar com uma anomalia de -1ºC ou até mesmo de -2ºC.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Nando Costa

Nando Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    9 Jan 2016
    Local:
    Alfena (São Vicente) - Valongo
    Precisamente. Lá se vão as previsões sazonais, que apontavam temperaturas acima da média, pelo cano abaixo. Será isto um prenuncio da primavera que está para vir? Espero bem quem sim.Tenho muitas saudades das primaveras da minha infância algo frescas (temperaturas na média ou abaixo), ventosas e com bastante instabilidade (trovoadas) e em que o calor a sério só vinha no fim de Maio e em Junho. :)

rafathunderstorm gostou disto.
  15. Super Trovoada

Super Trovoada
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Dez 2014
    Local:
    Lisboa
    Boas, sou novo por aqui e ainda não percebo muito disto :lol:
    Estava a planear uma viagem a Lisboa para dia 29 e gostava de saber qual é a tendência que as previsões vão apontando afim de poder preparar as coisas com alguma antecedência. :inocente:
    Obrigado!

Tiagolco gostou disto.
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página