Previsões médio prazo (Março 2016)

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por guisilva5000 26 Fev 2016 às 19:21.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Tiagolco

    Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    15 Jul 2015
    Mensagens:
    5,461
    Local:
    Carnaxide, Oeiras/ Sta Mta de Penaguião, Vila Real
    Bem vindo! :D
    Por enquanto, tudo indica que deverá ser um dia chuvoso, mas as previsões podem mudar nos próximos dias.
     
  2. huguh

    huguh
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    1 Out 2015
    Mensagens:
    2,363
    Local:
    Godim - Peso da Régua
    para já e a umas 120h de distância, parece que já ninguém nos tira um sábado que vai ser de muita chuva a norte e centro e que parece querer repetir-se no dia 29, terça-feira.. a acompanhar!
     
    Tiagolco gostou disto.
  3. huguh

    huguh
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    1 Out 2015
    Mensagens:
    2,363
    Local:
    Godim - Peso da Régua
    o GFS nas últimas runs tem vindo a diminuir a quantidade de precipitação para o fds, comparativamente ao que vinha a ser modelado nas runs anteriores
     
    luismeteo3 e Tiagolco gostaram disto.
  4. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,081
    Local:
    loule-caldeirao
    A descida das depressões para latitudes mais a favor das regiões do Sul parece que foi adiada para Abril. Mais um adiamento...sinceramente custa-me a acreditar que comece o Inverno em Abril mas não seria Inédito.
     
  5. gomas

    gomas
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    6 Fev 2014
    Mensagens:
    114
    Local:
    lamego(arredores)-300m
    vem aí um fim de semana algo chuvoso e frio sabado parece mais favorável a ocorrencia de chuva em que o norte será mais beneficiado
    mas a temperatura essa continua baixa para a época ou vai ser temporário
     
    guisilva5000 e luismeteo3 gostaram disto.
  6. Thomar

    Thomar
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    19 Dez 2007
    Mensagens:
    1,984
    Local:
    Cabanas - Palmela (75m)
    Ontem o IPMA colocou no site um comunicado especial para a previsão deste fim-de-semana de páscoa:

    Informação especial
    Comunicado válido entre 2016-03-22 17:40:00 e 2016-03-23 17:40:00
    Assunto: Previsão Especial de Páscoa para o Arquipélago dos Açores
    No dias 23 e 24 de março o estado do tempo nos Açores será condicionado pela passagem de uma superfície frontal fria, que deverá afetar sucessivamente os grupos Ocidental, Central e Oriental. O céu apresentar-se-á em geral muito nublado, prevendo-se períodos de chuva ou aguaceiros, especialmente no Grupo Ocidental. Prevê-se ainda condições para a formação de neblinas. O vento será de sudoeste bonançoso a moderado (10/30 km/h), rodando para norte com a passagem da frente fria.
    Para os dias 25 e 26 de março (sexta-feira), prevê-se, de uma forma geral em todas as ilhas, períodos de céu nublado com abertas, possibilidade de alguns aguaceiros fracos e vento do quadrante oeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas na ordem dos 55 km/h.
    Para dia 27 de marco espera-se um novo agravamento do estado do tempo a partir do final da manhã no grupo Ocidental e da tarde no grupo Central, com aumento da nebulosidade, períodos de chuva fraca e vento sudoeste fresco a muito fresco (30/50 km/h) com rajadas até 65 km/h especialmente nas ilhas Corvo e Flores.
    As temperaturas máximas deverão variar entre os 16ºC e os 19ºC, e as mínimas entre os 10ºC e 13ºC.
    (...)

    Informação especial
    Comunicado válido entre 2016-03-23 00:00:00 e 2016-03-27 23:59:00
    Assunto: Previsão Especial Páscoa - Madeira

    O estado do tempo no arquipélago da Madeira será condicionado essencialmente por uma crista anticiclónica que se estende desde a região a sudoeste dos Açores até ao Golfo da Biscaia. Nos dias 26 e 27, sábado e domingo, a crista anticiclónica irá enfraquecer, permitindo a aproximação de superfícies frontais frias. Prevê-se a ocorrência de precipitação, em especial nos dias 23, 24 e 27, mais frequente nas vertentes norte e terras altas e que poderá ser de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira.
    O vento será do quadrante norte moderado a forte nos dias 23 e 24, soprando por vezes com rajadas. Nos dias seguintes diminui de intensidade e rodará temporariamente para quadrante oeste.
    A temperatura mínima irá variar entre 11 e 13ºC e a temperatura máxima entre 17 e 20ºC. Nas terras mais altas da ilha da Madeira, a temperatura mínima irá variar entre 1 e 3ºC e a temperatura máxima entre 5 e 8ºC.
    (...)

    Informação especial
    Comunicado válido entre 2016-03-23 00:00:00 e 2016-03-27 23:59:00
    Assunto: Previsão Especial Páscoa - Continente

    O estado do tempo em Portugal continental será condicionado, na 4ª feira, por uma região depressionária centrada na região sueste da Península Ibérica com ocorrência de aguaceiros, em geral fracos, e mais frequentes nas regiões Centro e Sul. Com o deslocamento para leste desta região depressionária, uma crista anticiclónica tende a impor a sua influência pelo que na 5ª feira se espera céu pouco nublado ou limpo. O vento irá soprar do quadrante norte, com mais intensidade na faixa costeira ocidental e terras altas onde poderá soprar forte e com rajadas.

    A partir do dia 25 e até 27, com a aproximação e passagem de superfícies frontais, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva que serão mais frequentes nas regiões Norte e Centro. O vento rodará para quadrante oeste e será por vezes forte nas terras altas.
    Prevê-se queda de neve a partir da tarde de dia 26 acima dos
    1800/2000 metros, descendo gradualmente a cota para os 1000/1200 metros, podendo a conta descer para os 800/1000 metros durante a noite e manha de dia 27.
    A temperatura mínima irá variar entre 6 e 10ºC, embora com valores mais baixos no nordeste transmontano e na Beira Alta, onde não deverão ultrapassar 5ºC. A temperatura máxima irá variar aproximadamente entre 14 e 18ºC, com exceção da zona da Serra da Estrela, onde será ligeiramente inferior.

    Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
    http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
    http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
    Data de edição: 2016-03-22 12:30:21
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    TekClub, joralentejano e luismeteo3 gostaram disto.
  7. Super Trovoada

    Super Trovoada
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    29 Dez 2014
    Mensagens:
    29
    Local:
    Lisboa
    Boa tarde
    O IPMA retirou a chuva para o dia 29 enquanto que alguns modelos numéricos apontam para uma entrada de precipitação (que tem vindo a ser cada vez menos intensa e cada vez mais para o norte do país). Posto isto e tendo uma viagem a Lisboa para esse dia (que depende do bom tempo, ou pelo menos ausência de chuva) gostava de saber se há ou não a possibilidade de um dia chuvoso. Neste caso qual será o mais correto, o IPMA ou os modelos numéricos?
     
  8. Ruipedroo

    Ruipedroo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Out 2010
    Mensagens:
    3,088
    Local:
    Braga, Merelim (60m)
    Que grande confusão. O IPMA nunca pode estar mais certo ou errado que os modelos numéricos, até porque os meteorologistas usam os modelos (e não só) para fazerem as previsões. Neste caso o IPMA baseia-se principalmente no ECMWF. Essa previsão que estás a ver(10 dias) também não convém muito dar-lhe confiança, pois é uma previsão automática, também com base nos modelos numéricos. As previsões só teem mão dos meteorologistas até 3 dias.

    Quem sabe fazer uma boa análise de modelos numéricos (não incluindo só a precipitação mas também outros factores), no geral nem precisa da previsão do IPMA. Mas isto já é outro assunto. Não estou com isto a dizer que deves ignorar as suas previsões e que tens de começar a analisar os modelos à brava, não, é só para te explicar. :D

    Quanto ao tempo para a próxima semana, ainda é difícil saber ao certo, pois ainda falta bastante, só lá para sexta ou sábado é que se poderão ter algumas certezas.

    Cumps.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #68 Ruipedroo, 23 Mar 2016 às 18:53
    Última edição: 23 Mar 2016 às 19:16
  9. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,454
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    A quase uma semana de distância é bem provável que hajam mais variações na previsão, especialmente porque a posição do anticiclone não está ainda muito bem definida (quando comparando com por exemplo o Verão). Há uma grande variedade de modelos, sendo que o IPMA só se baseia em alguns poucos.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. Pedro1993

    Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Jan 2014
    Mensagens:
    7,017
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Miniférias da Páscoa na Madeira com possibilidade de neve nos picos altos

    Partilhar o artigo Miniférias da Páscoa na Madeira com possibilidade de neve nos picos altos


    [​IMG]
    As miniférias da Páscoa vão ser dominadas pela chuva, que será mais frequente nas regiões do norte e no centro, e queda de neve, adiantou hoje à agência Lusa o meteorologista Bruno Café.

    De acordo com o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir de sexta-feira e até domingo de Páscoa, com a aproximação e passagem de superfícies frontais, está prevista a ocorrência de períodos de chuva, que serão mais frequentes nas regiões do norte e do centro.

    "Gradualmente, a partir do final de sexta-feira, estamos a prever períodos de chuva no litoral norte, que e no dia 26 [sábado] vai estender-se a todo o território. No dia 27 [domingo] vai passar a regime de aguaceiros", declarou.

    Bruno Café explicou também que está previsto para as miniférias da Páscoa vento do quadrante oeste, que poderá ser por vezes forte nas terras altas.

    "No sábado estamos também a prever queda de neve acima dos 1.800/1.200, descendo gradualmente a cota para os 1.000/1.200 metros, podendo descer para os 800/1.000 metros durante a noite e manhã de domingo", afirmou.

    Segundo o especialista do IPMA, a chuva vai ser mais persistente no sábado no litoral norte, enquanto no domingo será de aguaceiros.

    "No que diz respeito às temperaturas, a mínima vai variar entre 06 e 10 graus Celsius, embora com valores mais baixos no nordeste transmontano e na Beira Alta, onde não deverão ultrapassar 05 graus. A temperatura máxima irá variar aproximadamente entre 14 e 19 graus, com exceção da zona da Serra da Estrela, onde será ligeiramente inferior", explicou.

    Quanto ao estado do tempo, no arquipélago da Madeira nas miniférias da Páscoa, o instituto prevê a ocorrência de precipitação, mais frequentes nas vertentes norte e terras altas e que poderá ser de neve nos pontos mais altos da ilha, vento do quadrante norte, moderado a forte.

    Segundo o IPMA, as temperaturas mínimas na Madeira vão variar entre 11 e 13 graus e a máxima entre 17 e 20 graus.

    O instituto prevê para os Açores a passagem hoje e quinta-feira de uma superfície frontal fria, que deverá afetar sucessivamente os grupos ocidental (Flores e Corvo), central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Pico e Faial) e oriental (São Miguel e Santa Maria).

    Assim, a previsão aponta para céu em geral muito nublado, prevendo-se períodos de chuva ou aguaceiros, especialmente no grupo ocidental, condições para a formação de neblinas e vento de sudoeste bonançoso a moderado, rodando para norte com a passagem da frente fria.

    Nos Açores, as temperaturas máximas deverão variar entre os 16 e os 19 graus, e as mínimas entre os 10 e 13.

    http://www.rtp.pt/madeira/sociedade...om-possibilidade-de-neve-nos-picos-altos_2088
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    guisilva5000 e luismeteo3 gostaram disto.
  11. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,541
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Aparentemente, vai observar - se uma mudança de padrão a partir de amanhã. A chuva só deverá cair em quantidade razoável a Norte do Sistema Montanhoso Montejunto - Estrela, mas parece claro a mudança para um padrão oceânico. Resta saber até quando.
     
    qwerl gostou disto.
  12. qwerl

    qwerl
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    6 Abr 2015
    Mensagens:
    848
    Local:
    Esmoriz (7m), Canelas(100m)
    Acumulações importantes de precipitação no litoral Norte até às 150 horas, segundo o GFS 18z:

    [​IMG]

    Dá ideia que lá para o início da próxima semana temos uma frente que fica estacionária, provocando assim acumulados elevados.
    De notar que já tivemos 3 episódios semelhantes este ano (3/4 de Janeiro, 9/10 de Janeiro e 12/13 de Fevereiro), que, como sabemos, provocaram várias cheias nomeadamente nas grandes bacias hidrográficas.
    A distância temporal ainda é alguma (á volta de 100h), logo isto ainda está sujeito a alterações. O ECMWF coloca um cenário um pouco mais brando, como é habitual, e o GEM segue o GFS. O que, tal como o colega @james referiu, está mais ou menos certo, é que deveremos assistir a uma mudança de padrão, com estabelecimento de uma corrente oceânica, nomeadamente nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Resta saber se essa mudança será efémera ou se irá prolongar por mais algum tempo.
     
  13. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    9,252
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Bom dia,

    na mais recente actualização do GFS, aqui o Noroeste continua com boas acumulações até ao fim do mês, vamos ver se passo dos 100 mm no total acumulado :

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    guisilva5000, TekClub e luismeteo3 gostaram disto.
  14. Davidmpb

    Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Jul 2014
    Mensagens:
    3,304
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    Está muito bom para o norte, já o sul pouca chuva vai ter...
     
    guisilva5000 e joralentejano gostaram disto.
  15. miguel

    miguel
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    4 Fev 2006
    Mensagens:
    13,487
    Local:
    Setúbal
    Mais um Péssimo evento para o Sul...vai chover no molhado, e este padrão vejo a mais de 1 ano... para quem mora mais a Sul já enjoa ver este cenário... A minha esperança está no inicio de Abril
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    guisilva5000, joralentejano e Davidmpb gostaram disto.
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página