Previsões médio prazo (Outubro 2015)

Estado
Fechado para novas mensagens.


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
persistem as altas pressões no centro da europa em bloqueio obrigando as frentes polares a criaram um caminho que passa pelo nosso país. Novembro vai continuar com chuva e ainda bem.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,167
Local
Setúbal
persistem as altas pressões no centro da europa em bloqueio obrigando as frentes polares a criaram um caminho que passa pelo nosso país. Novembro vai continuar com chuva e ainda bem.

Eu não tenho tanta certeza disso... o GFS por exemplo mete pouca ou nenhuma precipitação para a primeira metade de Novembro! mas como este modelo anda a falhar ultimamente pode ser que não seja assim...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
O Pico poderá receber, penso eu mas os habitantes das ilhas vizinhas como o @lserpa saberão mais que eu, a primeira neve, ou vestígios dela, do ano:

G3PXeXs.png


yRRFJN0.png
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
@Orion, tenho estado a acompanhar essa possibilidade, pois sexta feira haverá um trail run na Montanha do Pico e tenho andado a dar umas notas a um desportista que irá participar.
De quinta para sexta feira haverá uma boa probabilidade que isso aconteça e a run das 12utc do GFS veio reforçar bem isso... Outro modelo, mountain forecast, aponta para possível queda de neve a partir dos 1500 metros. Aos 2000 prevê 9cm de acumulado... Na pratica e por experiência própria, esse valor será provavelmente muito maior
6eac4f2d57fd1b6842b1f54bae17b17c.jpg

Vamos acompanhar e ver se haverá o primeiro nevão de jeito :)
Mesmo assim a entrada da iso0 ainda está muito vulnerável... Espero que se aguente
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,615
Local
Portalegre
@Orion, tenho estado a acompanhar essa possibilidade, pois sexta feira haverá um trail run na Montanha do Pico e tenho andado a dar umas notas a um desportista que irá participar.
De quinta para sexta feira haverá uma boa probabilidade que isso aconteça e a run das 12utc do GFS veio reforçar bem isso... Outro modelo, mountain forecast, aponta para possível queda de neve a partir dos 1500 metros. Aos 2000 prevê 9cm de acumulado... Na pratica e por experiência própria, esse valor será provavelmente muito maior
6eac4f2d57fd1b6842b1f54bae17b17c.jpg

Vamos acompanhar e ver se haverá o primeiro nevão de jeito :)
Mesmo assim a entrada da iso0 ainda está muito vulnerável... Espero que se aguente

Off-Topic: Não deixava de ser irónico, nevar antes nos Açores do que no Continente :lol: :cold: Para quem já praticou trail, após um nevão irá ser uma prova bem dura ;) Os participantes terão de usar equipamento adequado, pois o risco de hipotermia é muito elevado
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Off-Topic: Não deixava de ser irónico, nevar antes nos Açores do que no Continente :lol: :cold:

Seria mas não vai nevar. A 700 metros estará muito frio:

GixrWbe.gif


Mas o oceano ainda está muito quente:

6zh0KAu.png


Neve só mesmo na montanha do Pico. O que não quer dizer que nos pontos mais altos das ilhas não faça um frio gélido. Escrito isto, a anomalia negativa na temperatura do oceano a norte do arquipélago pode, dependendo da posição do anticiclone, trazer alguma surpresa a meio do inverno.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e vamm

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Seria mas não vai nevar. A 700 metros estará muito frio:

GixrWbe.gif


Mas o oceano ainda está muito quente:

6zh0KAu.png


Neve só mesmo na montanha do Pico. O que não quer dizer que nos pontos mais altos das ilhas não faça um frio gélido. Escrito isto, a anomalia negativa na temperatura do oceano a norte do arquipélago pode, dependendo da posição do anticiclone, trazer alguma surpresa a meio do inverno.
Definitivamente, será só na montanha do Pico e a última saída veio mais seca.
Apesar de modelar a iso0 aos 1300 metros, com a água na maneira que está deve empurrar a cota 200 ou 300 metros mais para cima...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.