Previsões médio prazo (Outubro 2015)

Estado
Fechado para novas mensagens.

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Penso que no próximo fim de semana, a grande questão é se a depressão atinge ou não o continente.

Se atingir, penso que poderá trazer bastante mais chuva.
JMA e GEM aproximam a depressão do continente a +192h, GFS e ECMWF preveem uma deslocação demorada até ao continente. De uma maneira ou de outra, estão todos em sintonia de que a depressão vai se estabilizar e vai chegar ao continente. Com a intensificação do AA no Reino Unido vai ser díficil a depressão sair :D

bLJQrPo.png
 
  • Gosto
Reactions: ALBIMETEO e Thomar


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Não sei se coloque aqui ou nas saídas de sonho....
leG4LlQ.png
145mm para Faro em 4 dias! :surprise:
A esta distância temporal é sem dúvida uma saída de sonho ou pesadelo, a confirmar-se esse valor iria provocar muitos estragos.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Se aquela depressão que vem de SW se confirmar como parece ser já o caso, essas saídas não são de sonho mas bem reais... nem me admiro que caia mais do que isso em alguns locais! Finalmente um evento em condições em perspectiva...
Com entradas de SW a valer, o Sul leva com tudo, então quando a precisão das frentes for mais certa, no Algarve pode cair tudo!

QsAOBTr.png


bjM6erd.png


yumYVcQ.png


xEluRFR.png


A posição desta depressão é IMPORTANTÍSSIMA, mais para a direita e o país leva com tudo...
Outubro de barriga cheia :viva:
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
A posição desta depressão é IMPORTANTÍSSIMA, mais para a direita e o país leva com tudo...
Outubro de barriga cheia :viva:

É melhor não ter grandes espetativas! Aliás... tenho muitas dúvidas que isso venha a acontecer tal como está.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
O GFS aumenta a precipitação na run das 6 e Faro já vai com 164 mm. Com vento de sueste é o melhor cenário para estas entradas. Pode ser um pouco atípico, mas no passado já tivemos entradas destas embora nos últimos anos não tem havido nenhuma, a entrada mais jeitosa foi em setembro de 2008 e que provocou inundações por aqui, isto não é nada fora do anormal.

GFS e ECM em sintonia, mas o GFS na run das 6, existe ali uma zona do litoral entre Huelva e Cádiz, onde a previsão prevê uns 245 mm.
 

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
593
Local
Queijas/Oeiras
O GFS aumenta a precipitação na run das 6 e Faro já vai com 164 mm. Com vento de sueste é o melhor cenário para estas entradas. Pode ser um pouco atípico, mas no passado já tivemos entradas destas embora nos últimos anos não tem havido nenhuma, a entrada mais jeitosa foi em setembro de 2008 e que provocou inundações por aqui, isto não é nada fora do anormal.

GFS e ECM em sintonia, mas o GFS na run das 6, existe ali uma zona do litoral entre Huelva e Cádiz, onde a previsão prevê uns 245 mm.


Sem dúvida, tudo é possível. Recordo-me que era adolescente, não sei precisar o ano ( há mais de 25), na altura residia em Sagres, e com um temporal medonho de sueste, choveu copiosamente mais de 24h continuamente, tendo registado à volta de 180mm de precipitação, foi muito localizado. Inundações em larga escala na localidade, ainda me lembro de ter andando a colocar móveis e electrodomésticos em cima de tijolos porque havia água a entrar em casa dos meus pais, quem vivia em zona mais baixas teve bastantes estragos. Pena na altura não haver net, nem radares. Se por acaso alguém tiver acesso a registos históricos agradecia.


Já descobri um site com registos históricos :
http://pt.tutiempo.net/clima/portugal.htm

Este temporal que descrevi está lá registado com 177mm, no dia 21 fevereiro de 1987, bate tudo certo mesmo.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Interessante a depressão prevista, com esta configuração todo o País seria bem regado :rain:

gfs-0-150.png


QcrTB26.png
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Sem dúvida, tudo é possível. Recordo-me que era adolescente, não sei precisar o ano ( há mais de 25), na altura residia em Sagres, e com um temporal medonho de sueste, choveu copiosamente mais de 24h continuamente, tendo registado à volta de 180mm de precipitação, foi muito localizado. Inundações em larga escala na localidade, ainda me lembro de ter andando a colocar móveis e electrodomésticos em cima de tijolos porque havia água a entrar em casa dos meus pais, quem vivia em zona mais baixas teve bastantes estragos. Pena na altura não haver net, nem radares. Se por acaso alguém tiver acesso a registos históricos agradecia.


Já descobri um site com registos históricos :
http://pt.tutiempo.net/clima/portugal.htm

Este temporal que descrevi está lá registado com 177mm, no dia 21 fevereiro de 1987, bate tudo certo mesmo.
Se tal aconteceu acho que o IPMA, 2 ou 3 dias antes do acontecimento devia pôr Faro em alerta vermelho.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Anomalia positiva da temperatura da água do mar nas latitudes abaixo dos Açores e com anomalias negativas no Norte do Atlântico, as depressões têm grande probabilidade de se deslocar para os Açores, pelo que além desta depressão o GFS prevê logo outra a seguir :D (mas isso é mais futurismo).

Vai ser um bom evento, ainda pior que o ex-Joaquin, podemos ter um Outubro muito chuvoso, e o que queríamos durante 5 meses parece que cai tudo num mês. Que venha!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.