Como ainda não vi ninguém fazer referência aqui sobre este assunto, fica aqui o meu relato. Na edição de Segunda-Feira do Diário de Notícias, vem numa página interior, em quase metade da mesma, uma informação em destaque que avisa para uma segunda onda de calor em Portugal na segunda quinzena de Junho. Estranhei por duas razões: uma porque não é habitual o nosso IM aventurar-se assim numa previsão deste género, em jeito de alerta (chegava a falar em temperaturas superiores a 36º), outra porque quem estiver minimamente atento sabe que já tivemos este ano pelo menos duas ondas de calor (Abril e Maio), pelo que no mínimo esta nova onda seria uma terceira. Qual não é o meu espanto, lendo o artigo (ainda algo extenso), quando esta fantástica previsão tem como base um outro forum da nossa praça. E em particular o seu moderador, identificando-o com o nome próprio (mas que deduzi logo qual fosse o seu nickname). Um importante orgão de comunicação social (DN) informando uma onda de calor em Portugal com base na previsão de um moderador de um forum de meteorologia. É que não se trata do nosso meteopt.com, que até tem alguns intervenientes com reconhecidas capacidades técnicas nesta área. De vez em quando visito esse forum (muito esporadicamente), que aliás para quem não sabe resultou da deserção (não previamente comunicada) de alguns (poucos) membros antigos do nosso meteopt.com, e digo-vos, na minha opinião a sua qualidade deixa muito a desejar, sendo que em particular esse moderador (caso seja de facto esse) tem tão pouco cuidado na redacção das suas mensagens, que o seu português muitas vezes torna-se penoso ler. Enfim, não quero criticar ninguém, mas sinceramente fiquei espantado com esta parceria (não me ocorre outro nome) entre o DN e esse tal outro forum da nossa praça. Gostava de ouvir a opinião de alguns moderadores e/ou administradores deste forum, sobre o que pensam desta matéria
O DN desde que terminou o protoclo com o I.M. tem várias práticas incorrectas: 1 - Mantem o mesmo mapa e grafismo, representando as previsões para o Continente e Ilhas, que no tempo em que as previsões eram elaboradas pelo I.M. 2 - Dá opiniões de um senhor, que até pode saber muito e ser competente para as dar, misturando no texto da noticia, informações recolhidas junto ao I.M., com a identificação do Meteorologista... "os palpites" se repararem, têm origem na delegação de Viseu do D.N.. 3 - Demasiadas vezes (demais, para um jornal que pretende ser referência) misturam-se alhos com bugalhos...coisa que não acontecia no tempo de Bettencourt Resendes...já há algum tempo que deixei de comprar o D.N. A única coisa que me entristece é a não referência às fontes e a desonestidade que isso envolve...pois o leitor menos atento pensa que a informação tem origem no I.M. (que terá muitos defeitos) mas a Comunicação Social atingiu o limite do razoável...
Só uma pequena correcção. Este ano já tivemos 3 ondas de calor. 1 em Abril e 2 em Maio. O que seria a 4ª Onda de Calor.
A comunicação social já sabem como funciona e o Chingula já disse praticamente tudo. Mas não nos diz directamente respeito e o MeteoPT.com prefere que o assunto não seja discutido nesta casa.
Desde que o DN referencie de onde é a fonte, creio que bem pode escrever o que quiser. Já existe algumas empresas a fornecer consultaria em meteorologia em Portugal.
Aí está um exemplo do péssimo jornalismo praticado no nosso país. Enfim... Mas não é nada de admirar. Deixemos isso para lá, e continuemos a seguir as nossas paixões meteorológicas.
O que não falta por aí é orgãos de informação(desinformação) .... Desconheço a noticia e por isso não dou palpites, mas apenas digo uma coisa ... vivemos num país democrático em que cada pessoa é livre de se exprimir felizmente !!
Fez bem o I.M. em lançar este comunicado porque quem lê o titulo da noticia pensa logo que é uma previsão do I.M. Quanto ao resto é o que se falou, estamos num país livre em que cada um pode-se exprimir livremente. Neste caso mais concreto, com uma péssima redacção do DN que coloca títulos disparatados neste tipo de notícias. É a minha opinião...
Re: Previsão sazonal Primavera/Verão 2011 alguém me sabe dizer quem foi o autor das informações que o DN divulgou ontem relativamente á uma suposta onda de calor? caso consigam encontrar a notícia agradecia.
Re: Previsão sazonal Primavera/Verão 2011 Eu sei a quem se referem mas não digo, simplesmente porque em Portugal e não só, as noticias já não são noticias, e há muito tempo que os jornalistas perderam a ética, isto porque o chefe de redacção já não quer saber que as noticias são fidedignas, querem é que se venda!! A pessoa em causa exerceu o seu direito de liberdade de expressão, daquilo que acreditava que se iria passar na segunda quinzena(?) deste mês, do mesmo modo que também poderia ser eu (se conhecesse alguma jornalista ). Não se encontra em causa se acerta ou não, mas simplesmente as noticias têm que ter veracidade e não serem descontextualizadas ou adulteradas em benéce de vender mais. Além disso estou farto da critica fácil, que me irrita ... e a comunicação social global hoje em dia é muito culpada, da crise que existe !! Com isto termino o Off-Topic, e apenas escrevi aqui porque assim serve simplesmente para que toda a gente saiba !! PS: Não respondam senão elimino o post, porque isto para mim é claramente Off_Topic e de modelos não tem nada, embora importante !!
Não concordo com este ponto, é a vida, lá tenho de ser do contra e um chato de primeira neste fórum. 1º Mania dos institutos públicos querem dizer que são donos da verdade e que a população tem de ser cordeirita dos mesmos. A população tem a liberdade de escolha de seguir aquilo que deseja seguir. 2º Operadores económicos referem-se a empresas? É que é bem pior pois já há empresas de consultoria meteorologia... Finalmente Concordo que as entidades publicas tenham como a referência o IM, mas é a vida, é saudável haver concorrência e vão ter de se habituar.
A população quer alguém que tenha previsões correctas, não suposições. Nesse facto o IM fez bem em desmarcar-se de um jornal público que lança umas previsões sem referenciar (tomar notório) de que provêm de amadores, pois não importa a correcção das previsão, mas sim a responsabilidade.