Previsões segundo os Modelos - Abril 2007



RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Não é de esperar muita precipitação para Portugal na próxima semana tirando dia 19/20.

MS_Lissabon_avn.png


MS_Porto_avn.png


A forte actividade anti-ciclónica na nossa costa oeste neste momento não dá para mais a nível de depressões :p

Tudo muito calmo e as temperaturas a subir :hehe:
 
Última edição:

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Protecção Civil alerta para chuva forte em todas as ilhas
A Protecção Civil dos Açores alertou hoje para um agravamento do estado do tempo em todo o arquipélago, para onde se prevê períodos de chuva forte até terça-feira

O mau tempo deverá começar a atingir as ilhas das Flores e Corvo (Grupo Ocidental) nas próximas horas, e deverá chegar às restantes ilhas açorianas ao longo de terça-feira, explicou o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Segundo a mesma fonte, estão ainda previstas condições favoráveis à ocorrência de trovoadas frequentes e dispersas, na sequência da aproximação ao arquipélago de um sistema frontal.

Lusa/Sol
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Tempo estável e quente, para Quinta Feira poderão ocorrer trovoadas e alguma animação.

sim, especialmente para 5a-feira..
mas mesmo antes sao possiveis alguns isolados.. alias, ja hoje ao que se parece, se virem o radar e o satelite, se formaram alguns aguaceiros fracos no interior centro a tarde..
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Não se destacam alterações significativas da situação sinóptica sobre a Península Ibérica, condicionada pela persistência de um anticiclone de bloqueio centrado sobre as Ilhas Britânicas e o deslocamento para leste de uma depressão localizado sobre o norte de África; o flanco norte desta depressão, associado a instabilidade existente em níveis altos da troposfera, irá condicionar, ao longo do dia de hoje, o estado do tempo no terço sul da Península Ibérica.
Assim, em superfície são esperados ventos do quadrante leste sobre o território de Portugal Continental, com maior intensidade nas regiões do sul. Este fluxo de este tenderá a impulsionar nebulosidade, propícia à ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersas, particularmente nas regiões do centro e sul do continente, onde a instabilidade em altitude é mais acusada. Não se descarta também a ocorrência de instabilidade no resto do território do continente, sobretudo nas áreas montanhosas.Estas condições deverão persistir ao longo dos próximos dias, ainda que o centro de baixas pressões se vá deslocando progressivamente para leste e deixe de influenciar directamente o estado do tempo em Portugal Continental; isto porque a partir do final de amanhã, Quinta-feira, uma nova massa de ar frio e instável em altitude irá progressivamente aproximando-se às regiões do sudoeste da Península Ibérica, reforçando a nebulosidade e as condições de instabilidade nas regiões do centro e do sul do continente durante o dia de Sexta-feira.
A partir de Sábado dar-se-á uma reduçãodas condições de instabilidade em todo o território de Portugal Continental.
 
M

Membro excluído 274

Parece que apartir de Segunda as perturbações Atlanticas vão chegar cá, acompanhadas com chuva e descida das temperaturas:) :

A partir do luns un centro de baixas presións procedente do Atlántico se achegará a Galicia deixando un incremento nas probabilidades de chuvia, que comezarían polas comarcas atlánticas. Estas chuvias e os ventos do sudoeste que acompañarán á borrasca deixarán un descenso importante nas temperaturas.

By: meteogalicia
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
Sim, também o GFS aponta para essa mudança.
As saídas do GFS apontam, já para o início da próxima semana, para aparecimento de uma depressão na Islândia e o deslocamento do anticiclone dos Açores mais para oeste. Desta forma, fica aberto o caminho para algumas superfícies frontais chegarem à Península.



 
Última edição:

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Vem ai uma chuvinha que tb precizamos mas nada de mais! Coisa pouca para esta epoca do ano! Depois volta outra vez os bons dias!:D ..Aguaçeiros localizados podera ocorrer algumas trovoadas mas penso que sera uma possiblidade minima! Vamos ver! Não tou a ver grandes chuvas com esta instabilidade;)
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Eu acho que vamos ter uma tarde convectiva com aguaceiros localmente moderados a fortes .Pelo menos aqui por cima já estou rodeado de Cúmulos quase por todos os lados (excepto W) e vejo-os a crescer , a crescer ... parece a tarde de anteontem , quando trovejou e choveu bastante por aqui !
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Novo núcleo de ar frio isolado em altitude, procedente do Atlântico, sem um reflexo claro em superfície, em aproximação ao litoral do sul de Portugal Continental. Nas camadas superiores da atmosfera há um aumento progressivo de instabilidade em todo o território do continente, criando condições propícias (instabilidade em altura e forte insolação) para o desenvolvimento de nebulosidade convectiva e o aparecimento de aguaceiros e trovoadas.
Este núcleo de ar frio dirige-se para sueste, devendo centrar-se amanhã no Golfo de Cádiz, para posteriormente entrar em face de dissipação sobre o Norte de África.