João Pedro
Super Célula


Está bem colorida a pintura... vamos ver

Ou então é só porque o primeiro dia do evento calhou no Sul, onde há menos membros do fórum. No resto do país o melhor ainda está por vir, com as últimas saídas a aumentarem consideravelmente os valores de precipitação para os próximos 10 dias. Espera-se um dezembro bem chuvoso um pouco por todo o país, com praticamente uma repetição da sinóptica de março de 2018:O fórum anda muito tranquilo.
Ou se avizinha tempo banal, ou vem chuva e o pessoal já está farto e quer sol e calor.
Comunicado válido entre 2022-12-07 07:59:00 e 2022-12-09 17:59:00 |
Assunto: Precipitação forte em Portugal continental Nos próximos dias, o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão, que hoje às 12UTC prevê-se com 992hPa no núcleo centrado em 39°N 24°W (região dos Açores) e em deslocamento para leste, transportando uma massa de ar húmido e instável na sua circulação. A partir da manhã de hoje, dia 7, prevê-se a ocorrência de precipitação na região sul do continente, que será por vezes forte e que poderá ser acompanhada de trovoada e rajadas. Ao longo do dia 7, a precipitação estender-se-á gradualmente às restantes regiões do território continental, de sul para norte, mantendo-se sob a forma de aguaceiros fortes no dia 8, que diminuirão de intensidade e frequência a partir da tarde de dia 9. Os valores acumulados de precipitação total nos dias 7, 8 e 9 serão significativos e poderão atingir localmente entre 60 e 120 mm, em especial na região Sul. Adicionalmente, espera-se uma intensificação do vento do quadrante sul a partir da manhã de dia 7, que soprará por vezes forte na faixa costeira, com rajadas até 70 km/h, e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, com rajadas até 80 km/h. A agitação marítima também irá aumentar, salientando-se o período entre o final da tarde de dia 8 e o início da tarde de dia 9, quando se esperam na costa ocidental a sul do Cabo Raso e na costa Sul do Algarve ondas de sudoeste com altura significativa entre 4 a 5 metros de altura. Dada a situação, foram emitidos Avisos Meteorológicos, e recomenda-se o acompanhamento dos mesmos e da previsão do estado do tempo para os próximos dias consultando: IPMA - Previsão descritivaInstituto Português do Mar e da AtmosferaIPMA - Avisos Meteorológicos em linha temporalPara mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar: IPMA - Boletins |
Provavel ser um nevão gigante no interior norte
O critérios para atribuição de nome é a velocidade do vento.Colegas porque razão não foi dado nome a esta depressão q assola o país?