Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Dezembro 2022

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Sequência das próximas 24 horas, para esta noite/madrugada e até finalmente à passagem desta depressão que não vai deixar boas memórias:

Para a meia-noite de hoje é a aproximação do centro da depressão (993 hPa) e de uma frente oclusa, além da continuação da passagem das células de um pós-frontal localizadamente intenso.
fLv211G.gif


Às 6h da madrugada a oclusão terá entrado entre Sagres e o Porto, mais adiantada na AML (cerca das 2h/3h). O centro 994 hPa entrará pelo vale do Douro...
krNZHDH.gif


... e ao meio-dia de amanhã, 6ª dia 9, estará pelas serras da zona norte da Beira Alta (996 hPa). A oclusão que já vinha enrolada à volta do centro, regressa de noroeste, atacando novamente o litoral norte, e atrás dela uma outra mais antiga chegará também ao litoral do resto do continente, Sul incluído.
C0OXk8C.gif

xu7MzZp.gif


À meia-noite de amanhã, o centro já estará no Mediterrâneo, a norte perto das Baleares. A segunda oclusão, ainda enrolada em torno da extremidade Oeste do vale depressionário, ficaria sobre a costa ocidental por essa altura, mas esta previsão é baseada na saída das 12h de hoje e na presente situação as previsões não têm sido muito certas em relação a horários, mesmo a menos de 48 horas.
HVVeeL8.gif


Os próximos eventos serão relacionados com o "monstro" quase tropical que aparece nesta última carta a Oeste dos Açores, vindo de sudoeste.

Off-topic: não precisamos, de todo, que aquela depressão profundamente cavada seja nomeada pelo IPMA, o que significaria ventos muito fortes, ciclónicos mesmo, a atingir alguma parte do território nacional, embora seja difícil os Açores escaparem a essa situação. Para o continente, a previsão aponta apenas para núcleos satélite e respectivos sistemas frontais na periferia sul/sueste, a moverem-se muito rapidamente para Leste entrando pela Península Ibérica no fim de semana.

Então seria este o horário do primeiro desses núcleos/sistemas frontais:

Sábado ao meio-dia e pela tarde/início da noite, foge o último vestígio da depressão para o Mediterrâneo, passando o último segmento da oclusão a fronteira das Beiras.
21crFWC.gif


Segue-se uma ligeira crista de altas pressões, uma calma de curta duração, portanto, antes da chegada da frente quente.

À meia-noite de Sábado, o vento já será intenso de Sul:
w9xTfDP.gif


O movimento deste sistema frontal é extremamente rápido, e ao meio dia de Domingo dia 11 já tudo terá passado, frente quente, frente fria ou até o sistema ocluído para a região norte:
yPJHWzj.gif


Naquela carta já está assinalada, sobre os Açores, a formação do sistema frontal seguinte.

Repare-se agora na divergência entre as previsões baseadas nesta saída de hoje às 12h (cartas acima), e a previsão de ontem a 96 horas, também para o meio-dia de Domingo, e outra a 120 horas para 2ªfeira dia 12.
Percebe-se que a evolução é tão rápida que não vale a pena, a mais de 72 horas esperar uma probabilidade elevada para a situação futura.

I89mH0p.gif
QTMUxIZ.gif

Edição: acrescentada a carta para as 18h de hoje dia.
 
Última edição:
Alguns modelos continuam a colocar valores horários de 20 mm/h na passagem da frente fria para Lisboa/Setúbal na madrugada do dia 11, o que seria suficiente para inundações nos pontos mais críticos.

A frente quente também pode não ajudar, parece correr de forma transversal ao território, ou seja, vai haver uma faixa do território com chuva durante horas sem parar.

ICON:
LeEsZnQ.png


ARPEGE:
R9lvBEW.png


ECMWF:
WPsKL99.png


Mesmo a 48h é incerto...
 
É interessante notar que nas sucessivas saídas, desde a 120 horas até à última a 24 horas, a previsão para amanhã, Sábado 10, ao meio-dia tem vindo a cavar regularmente cada vez mais a tempestade a Oeste dos Açores. Começou com 966 hPa e está agora em 953 hPa.
Simultaneamente, o anticiclone da Groenlândia viu a previsão da pressão a aumentar, aumentando assim ao longo das previsões o gradiente de pressão entre os dois centros, traudzido em fortíssima corrente de Leste entre a noroeste dos Açores e a Groenlândia/Islândia.

H6u5Lb2.gif


KZ0nPxI.gif
MyKyguI.gif
EWu9QXN.gif
nWDYIks.gif
pM7mu63.gif
ZmtiFp0.gif
Q86uLdf.gif

Há uns 3 dias que vários modelos previam nessa ordem dos 950mb, tu próprio acho colocaste uma carta ontem com 955, e antes disso volta e meia aparecia e desaparecia dos cenários de médio prazo.
Enquanto esteve a ser acompanhada como 99L pelo CNF Miami os modelos tropicais de alta resolução penso que chegaram a modelar abaixo dos 950mb

Curiosa a aparência, com tanta convecção no gancho parece mais um ex.furacão em transição extratropical mas sem a típica "cabeleira" para norte devido ao shear induzido pelos cavados que forçam a transição pós-tropical.

Não tem aquele gancho mais usual das ciclogêneses explosivas com o setor muito seco apesar de ser explosiva.
No fundo, mais uma vez, certo carácter híbrido do sistema, certamente devido à água mais quente que o habitual nesta altura do ano.

 
Parece-me que tanto o GFS como o ECMWF reduziram a precipitação de sábado para domingo ou meteram a frente a passar mais rápido pela zona centro.

A semana que vem continua muito incerta mas de certeza é que o anticiclone não volta já (e ainda bem).

Já o AROME mete uma frente ridícula a passar entre Setúbal e o Norte de Lisboa durante umas 12h seguidas mas duvido que isso aconteça no entanto se as previsões a 24h ainda estão tão incertas, nem vale a pena falar a 4 dias..
 
É interessante notar que nas sucessivas saídas, desde a 120 horas até à última a 24 horas, a previsão para amanhã, Sábado 10, ao meio-dia tem vindo a cavar regularmente cada vez mais a tempestade a Oeste dos Açores. Começou com 966 hPa e está agora em 953 hPa.
Simultaneamente, o anticiclone da Groenlândia viu a previsão da pressão a aumentar, aumentando assim ao longo das previsões o gradiente de pressão entre os dois centros, traduzido em fortíssima corrente de Leste entre a noroeste dos Açores e a Groenlândia/Islândia.

H6u5Lb2.gif


KZ0nPxI.gif
MyKyguI.gif
EWu9QXN.gif
nWDYIks.gif
pM7mu63.gif
ZmtiFp0.gif
Q86uLdf.gif

Edição: Publicação ligeiramente desactualizada, estava no tópico de Novembro. :o
No entanto, não há, obviamente, carta mais recente para amanhã às 12h.
 
Sequência até dia 14. Fica à vista a carta para hoje à noite (duas frentes quentes, subida da temperatura, muita massa de ar tropical, e a oclusão enrolada com três voltas inteiras em torno do centro da tempestade) e a última, para dia 14 ao meio-dia, com mais um sistema frontal completo (o quarto talvez) a atravessar o continente e a depressão a aproximar-se decididamente da Península Ibérica. Não é só o que vai chover directamente no continente que deve ser tido em conta, mas também o que virá de Espanha pelas duas vias principais, Douro e Tejo, caso já não haja retenção possível nas albufeiras do outro lado da fronteira (o que é pouco provável).

6pOSkJo.gif


0ylFFWN.gif
lB2y21e.gif
wSmgt0F.gif
BFskgua.gif
3tFzGIW.gif

VU7meuZ.gif
 
Em termos de neve para amanha de manha como estao as previsoes ?

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
Já esteve melhor.. Quando houver frio não há chuva e quando vier a chuva já não vai haver frio suficiente.. Creio que haverá ali algumas horas mas poucas em que poderá nevar mas nas 1as horas da manhã a chuva irá derreter tudo.. É esperar por Janeiro!
 
Já esteve melhor.. Quando houver frio não há chuva e quando vier a chuva já não vai haver frio suficiente.. Creio que haverá ali algumas horas mas poucas em que poderá nevar mas nas 1as horas da manhã a chuva irá derreter tudo.. É esperar por Janeiro!
Nem no marao ?

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk