Desculpem lá...
só uma última nota sobre este assunto para não chatear muito. Vai ser longa, para ficar tudo aqui de uma vez.
Eu já deixei de seguir a Luso Meteo há muito tempo, porque tal como agora estamos fartos de chuva, já houveram outras épocas em que estávamos fartos de tempo seco e calor, e em seca grave! Até nessa altura, os posts dessa página já eram excessivamente pessimistas (títulos em maiúsculas, conteúdo que mais parecia ter o objetivo de fazer ver a situação prolongada de seca como algo tipo "fim do mundo"... sabem?). E, ironia, trata-se da mesma página onde, sem que nada o fizesse prever, foi publicado um anúncio oficial sobre o fim de uma suposta parceria com a Meteo Trás-os-Montes, há alguns anos atrás, a propósito de uma publicação nesta página cujo conteúdo resumido em poucas palavras era: "Vem aí o calor, preparem-se para os incêndios!", ou algo assim. Para o administrador da página Luso Meteo, uma publicação deste tipo era mesmo algo "a atrair os incendiários", daí o fim da parceria
Curioso que, anos depois, a Luso Meteo esteja a seguir o mesmo caminho da Meteo Trás-os-Montes em termos de sensacionalismo. Quem diria...
Se bem que, seja Luso Meteo, MeteoMira ou Meteo Trás-os-Montes, quando questionados nos comentários sobre quando é que a chuva termina, dizem sempre "não há sinais para que termine de chover". Ou seja, os mais leigos entenderão que irá continuar a chover talvez como tem estado até agora (com intensidade, com vento e instabilidade á mistura, sem tréguas).
E porque não mencionar que o dia 8 de fevereiro pode ser um pouco mais seco (apesar de se prever chuva sobretudo mais fraca)?
E porque não mencionar que os modelos têm apresentado algumas tendências de que o Anticiclone pode finalmente começar a subir (claro que isso não podemos garantir a longo prazo, mas parece haver um cenário mais otimista para a segunda quinzena)?
Haveria tanta forma diferente de responder a perguntas simples de pessoas que só querem um sinal de luz ao fundo do túnel, mas está á vista que é preferível avançar logo com os piores cenários só para obter mais reações, comentários e partilhas. Nós já estamos suficientemente assustados com a destruição da Kristin, e sentimo-nos impotentes porque não podemos ser nós a endireitar o tempo. Mas quem faz as suas previsões bem que poderia fazer um esforço para tentar desdramatizar, por mais complicada que a situação possa ser..
É só a minha opinião, vale o que vale.
Tenho dito!