Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Janeiro 2023

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
Muito interessante esta saída do GFS 6 z, para quem gosta de frio e neve que tanto têm estado ausentes neste Inverno, ainda falta tempo, é só para a proxima semana.

Esta entrada fria é vista por vários modelos, embora com diferentes intensidades.

animmwg6.gif


animyrc1.gif


Já se sabe que neve a cotas baixas é raro, mas não descartaria umas cotas médias se tal se confirmar, e naturalmente houver precipitação suficiente.

Este Outono/Inverno têm sido tão atípicos, em termos de temperaturas acima da média e chuvas persistentes, que não me admiraria nada que passemos para o outro "extremo" (mais frio e que tem faltado) :unsure:

Previsoes interessantes que os modelos estao a mostrar aqui para a Bélgica também, com a possiblidade de um bom nevao. Normalmente sao estas frentes polares frias que trazem muita neve. As frentes de Leste como a que tivemos nas primeiras duas semanas de Dezembro sao secas.
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

IPMA

Episódio de Tempo Frio no continente​


Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2023-01-13 16:25 e 2023-01-18 23:59

Episódio de Tempo Frio no continente A partir de dia 15, prevê-se a passagem de superfícies frontais frias que atravessam o território de norte para sul, às quais estão associadas massas de ar polar, provenientes de nor-noroeste.

A sua passagem dará origem a precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, e mais frequente no Minho e Douro Litoral, que será sob a forma de neve nas terras altas já no dia 15.

A partir de dia 17, deverá ocorrer em cotas relativamente baixas, acima de 900/1100 metros de altitude na região Centro, baixando até 600/800 metros na região Norte.

A neve poderá ocorrer em cotas mais baixas entre o final de dia 17 e o início de dia 19, com acumulações significativas no interior Norte e Centro, havendo no entanto, maior incerteza neste período. Como consequência, a partir de dia 15 e até dia 19 de janeiro, prevê-se uma descida gradual de temperatura, que se fará sentir inicialmente nas regiões Norte e Centro, estendendo-se a todo o território no dia 18.

Nos dias 18 e 19, os valores da temperatura mínima na generalidade do território deverão ser inferiores 5°C, exceto no litoral (ente 5 e 8°C), sendo inferiores no interior Norte e Centro, da ordem de -5 a 0°C.

Os valores da temperatura máxima não deverão ultrapassar 11 a 14°C, sendo inferiores no interior Norte e Centro, entre 5 e 9°C.

Haverá ainda formação de gelo ou geada, em especial no interior.Adicionalmente, prevê-se uma intensificação do vento no litoral e nas terras altas, onde soprará moderado a forte, com rajadas. As baixas temperaturas associadas ao vento forte aumentarão o desconforto térmico.Prevê-se ainda um aumento da agitação marítima na costa ocidental a partir de dia 16.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar: http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ Sex, 13 Jan 2023 16:25:28

 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
"A partir de dia 15, prevê-se a passagem de superfícies frontais frias que atravessam o território de norte para sul, [...]"

Nesta parte, não há dúvida:

XAPNlMb.gif

JYGvxkb.gif

Eo38ZlG.gif


2ªfeira ainda se aguenta sem frio, o pós-frontal das frentes de Domingo é modificado/substituído pelo pré-frontal da frente fria seguinte, essa, sim, a trazer algum frio:

FM2QD2r.gif

Krmmphh.gif


A passagem desta frente será durante a noite/madrugada de 16 par 17, manhã de 17 para o Sul.
JOfAebH.gif


Depois dela, regime de nortada de NW/NNW com aguaceiros daqueles bem frios.
3lDhqc9.gif


Mas não esquecer que o litoral a sul do Cabo Mondego, a zona costeira mesmo, ainda estará a ser banhada pelo oceano com temperatura superficial da água acima dos 16ºC!
Enquanto o vento não rodar definitivamente para N/NNE não se vai sentir grande frio.

b6a6YBT.jpg
UFChRyS.jpg


No litoral sul do Algarve, continua-se com temperaturas na praia que fazem inveja a muitos dias de verão no litoral oeste para norte do Cabo da Roca e especialmente no litoral Norte. Temperaturas da água à noite bem acima dos 17ºC ! Durante o dia chegam a > 18ºC.
oQFqMvw.jpg
Edvqbas.jpg
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Comunicado válido entre 2023-01-14 19:10:00 e 2023-01-15 19:10:00
Assunto: Comunicado nº1 - Depressão FIEN afeta Portugal Continental
A partir de segunda-feira, dia 16, o estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e pelo cavamento da depressão FIEN, nomeada pela Agência Estatal de meteorologia de Espanha (AEMET), a sul das Ilhas Britânicas, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente, transportando uma massa de ar marítima de origem polar.

Assim, no dia 16 prevê-se uma intensificação do vento de oeste/noroeste, que soprará forte no litoral oeste, com rajadas até 80 km/h, e muito forte nas terras altas, com rajadas que poderão superar os 100 km/h.

Em consequência, a agitação marítima irá aumentar, esperando-se a partir de dia 16 ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, e que poderão atingir alturas máximas até 12 metros, na costa ocidental, em especial a norte do Cabo Raso.

Prevê-se igualmente a passagem de superfícies frontais frias associadas à depressão FIEN, que deixarão precipitação no continente, em especial nas regiões Norte e Centro, e que serão de neve no dia 16 nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota para 900/1100 metros de altitude no Norte e Centro no dia 17 e para os 600/800 metros no dia 18, podendo acumular quantidades significativas.

A temperatura irá sofrer uma diminuição, que será mais acentuada nos dias 17 e 18, com valores de temperatura mínima abaixo dos 5°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, e entre 5 e 8°C nas regiões do litoral. A temperatura máxima deverá oscilar entre 5 e 12°C na generalidade do território, sendo até 14°C no litoral da região Sul e podendo ser inferior a 5°C em alguns pontos do interior Norte e Centro. Salienta-se que o desconforto térmico será acentuado pelo vento forte que se irá fazer sentir.

Devido a esta situação meteorológica, foram emitidos avisos LARANJA de agitação marítima no litoral Norte e Centro a iniciar no dia 16 e assim como aviso AMARELO de rajada em vários distritos do Norte e Centro para os dias 16 e 17. De igual modo, devido à queda de neve nos dias 16 e 17, foi emitido aviso AMARELO para as terras altas dos respetivos distritos. Os avisos irão ser atualizados ao longo dos próximos dias, aconselhando-se o acompanhamento das previsões meteorológicas.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:


Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:

Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar:

IPMA
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boa noite a todos,

Tenho seguido os modelos atentamente, especialmente o modelo GFS que até tem estado bastante otimista quanto á possibilidade de queda de neve "de jeito" aqui em Vila Real. Sei que é uma previsão muito perigosa, porque se houver um desfasamento de algumas horas entre a precipitação e o ar frio em altitude, podemos só ter chuva e neve que é bom, nada...
Segundo o GFS, que pelo menos para mim em termos de neve até já acertou mais que o ECMWF, pelo menos duas vezes, teríamos uma madrugada de dia 18 com queda de neve e com sorte ainda apanharíamos mais durante o dia, quiçá até com acumulação, mas os outros modelos parecem reter toda a neve nas zonas de montanha (a zona onde eu moro ronda os 500 metros de altitude).
Certamente haverá por aqui pessoas mais entendidas do que eu nestas questões. O que acham?
Poderei ter a sorte de ver a nevar na quarta-feira, nem que seja sem acumulação, aos 500 m de altitude?

Obrigado

leofe
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Poderei ter a sorte de ver a nevar na quarta-feira, nem que seja sem acumulação, aos 500 m de altitude?

Eu diria que as possibilidades são boas :

animpmm5.gif


Naturalmente é preciso que haja precipitação nas horas certas, o que, quanto mais para a frente, mais escasseia:

animhwu6.gif


Zonas mais elevadas como o Marão, Alvão, devem ver boa acumulação.

Eu era para ir já nesta próxima quarta-feira a Azinhoso/Mogadouro e ficar lá até domingo, mas tendo em conta as previsões, e como na quarta só iria sair depois das 5 da tarde, com boa parte da viagem feita à noite, não vou arriscar, não sei o que me esperaria na estrada em zonas como A4/Marão, Alto do Pópulo, IC5, com eventual neve, gelo, vento forte, estradas condicionadas.

Uma viagem que, normalmente me demora pouco mais de 2 horas, podia durar muito mais e ter outros imprevistos... :nono: :unsure:

O IPMA avisa para isso, no distrito do Porto, Vila Real:

NeveVálido entre 2023-01-17 06:00:00 e 2023-01-17 18:00:00 (hora UTC)
Queda de neve acima de 600/800 m, com acumulação acima dos 900/1100 m, que poderá ser superior a 5 cm.Impactos prováveis: Perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo (p. ex., vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados).

Talvez, e se vir que vale a pena, com melhor tempo, dê um salto no sábado dia 21/01 até ao Gerês ou Montalegre/ Pitões das Júnias, para ver a neve e se a mesma se aguentar bem até lá.

Se o nevão for forte, deve manter uma boa quantidade no solo nesses locais.. :unsure:
 
Última edição:

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Eu diria que as possibilidades são boas :

animpmm5.gif


Naturalmente é preciso que haja precipitação nas horas certas, o que, quanto mais para a frente, mais escasseia:

animhwu6.gif


Zonas mais elevadas como o Marão, Alvão, devem ver boa acumulação.

Eu era para ir já nesta próxima quarta-feira a Azinhoso/Mogadouro e ficar lá até domingo, mas tendo em conta as previsões, e como na quarta só iria sair depois das 5 da tarde, com boa parte da viagem feita à noite, não vou arriscar, não sei o que me esperaria na estrada em zonas como A4/Marão, Alto do Pópulo, IC5, com eventual neve, gelo, vento forte, estradas condicionadas.

Uma viagem que, normalmente me demora pouco mais de 2 horas, podia durar muito mais e ter outros imprevistos... :nono: :unsure:

O IPMA avisa para isso, no distrito do Porto, Vila Real:

NeveVálido entre 2023-01-17 06:00:00 e 2023-01-17 18:00:00 (hora UTC)
Queda de neve acima de 600/800 m, com acumulação acima dos 900/1100 m, que poderá ser superior a 5 cm.Impactos prováveis: Perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo (p. ex., vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados).

Talvez, e se vir que vale a pena, com melhor tempo, dê um salto no sábado dia 21/01 até ao Gerês ou Montalegre/ Pitões das Júnias, para ver a neve e se a mesma se aguentar bem até lá.

Se o nevão for forte, deve manter uma boa quantidade no solo nesses locais.. :unsure:
Obrigado pela resposta,

Bom, resta esperar para ver, já que na saída das 6h o GFS cortou na precipitação, e um pouco no frio, mas pelo menos a nível geral a cota continua pelos 400 m, segundo o meteograma do GFS que o meteopt disponibiliza. Vamos pensar que foi uma saída menos boazinha. Não confio muito na situação uma vez que o ECMWF e demais modelos me parecem não estar tão otimistas, e não havendo unanimidade, não podem haver muitas esperanças.
Já agora, há muito tempo que não vejo por aqui os mapas de previsão do GFS, seria interessante ver esses mapas.

leofe
 
  • Gosto
Reactions: ampa62 e joselamego

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Alguém reparou que aqui para Lisboa, o IPMA tinha uma previsão na altura sexta feira, para muito mais frio do que hoje colocou???
Acho que para aqui com estas máximas que o IPMA diz que vão estar nem se pode falar em frio...12, 13 de máxima nos 2 dias mais frios...
Não será bem frio senão apenas temperaturas normais para a época. Não é normal termos tantos dias seguidos máximas acima dos 18 graus no Algarve ou acima dos 14 graus no Porto em pleno mês de Janeiro. Para reposição das médias precisamos de dias com máximas abaixo dos 12 graus no Porto ou dos 15 no Algarve, coisa que para já não se vislumbra. Já agora há quanto tempo não temos uma entrada fria de Noroeste?

Amanhã precipitação no Norte e Centro em especial nas serras do Norte.

2023011500+048_ww_bsmdp0d2.png


Terça mais chuva. Possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos no Sul.

2023011500+072_ww_bsmdp0d3.png


Cotas de neve em torno dos 600 a 700 metros na PI e a cair para 400 metros no dia seguinte mais a Norte. Comunicado da AEMET:
 

Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
125
Local
Portugal
Final madrugada e muito início de manhã de 4ªfeira talvez desse para cotas mais baixas a norte, pelo menos alguma água neve abaixo dos 400 metros

Mas estou céptico isso ser conseguido à custa de pequenas ondulações frontais como aparece nos modelos e não duma perturbação significativa em altura

aITnAGW.png


zfLufxq.png


E modelo global como ECMWF neste caso, isto é um bocado disparatado fruto da baixa resolução ou outra coisa

aZbPuB7.png
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Aqui no Litoral Norte , quando ocorrem entradas de NO potentes , é relativamente frequente a queda de alguma neve ( nem que sejam só uns flocos ) acima dos 400 metros e por vezes água - neve a cotas muito mais baixas .
E pelo que eu vejo , existe possibilidade de bastante precipitação no pós - frontal . Vamos ver ...
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Seguiremos atentos, e se nevar bem, cá estarei para documentar tudo no Seguimento Interior Norte e Centro :D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Próximas 24 horas destinam-se à aproximação da frente fria que vai abrir a entrada à massa de ar polar.
Mas haverá uma primeira tangente da frente durante a próxima madrugada, sem entrar no território continental, seguida de um recuo devido à ondulação associada a um núcleo de baixa pressão satélite da depressão complexa com vários centros da latitude das ilhas britânicas para norte. A partir do meio-dia dá-se a aproximação tangencial desse núcleo ao norte da Península, com descida rápida da pressão, estreitamento do intervalo entre isóbaras no sector quente pré-frontal e correspondente aumento da intensidade do vento de Oeste que vai atingir rajadas de 100 a 120 Km/h para o fim do dia nas serras altas do Norte e Centro (maiores valores na Estrela), segundo a previsão do IPMA.
A frente fria vai iniciar o varrimento do território continental pelo Noroeste, pouco antes da meia-noite.

GTOsEpA.gif


VRdhOWJ.gif


nDHkaju.gif


jJIiaII.gif


4qFOPr6.gif


Em apenas 12 horas, a frente fria terá varrido quase todo o território de norte a sul, situando-se ao meio dia de 3ªfeira na costa sul do Algarve.
O pós-frontal polar com instabilidade significativa terá as primeiras linhas mais intensas na zona norte do território por essa hora.
Corrente forte de ONO rodando gradualmente para Noroeste.

uNtN1tJ.gif



Até 3ª à noite, a instabilidade pós-frontal, provavelmente com típicos Cb de corrente polar, alinhados ou dispersos, granizo ocasional e rajadas muito fortes, atingirá todo o território para norte do Tejo e chegará à região Sul, em especial nas terras altas.

QIdefA1.gif


Durante o dia de 4ªfeira estas condições vão atenuar-se significativamente na região sul a partir da tarde; em todo o território haverá diminuição da intensidade do vento médio e rajadas.

NhXtI8P.gif


Nas 24 horas seguintes, a subida rápida da pressão e instalação de crista de altas pressões no prolongamento do AA pela região sul e norte de África, limpará a instabilidade.
Novo sistema frontal com movimento na periferia nordeste do AA tenderá a entrar pelo noroeste e a descer para sul, removendo primeiro os restos da massa de ar polar a partir da tarde de 5ªfeira.

Mjn5K4N.gif


A carta a 120 horas do MetOffice, para 6ªfeira ao meio-dia, assinala a frente fria daquele sistema frontal a conseguir atravessar o território do continente. Até onde? :unsure:
Note-se que esta circulação associada ao sistema frontal desenrola-se na periferia do AA e com valores da pressão na casa dos mais de 1020 hPa ou superior.
As frentes estarem assinaladas não garantem que haja precipitação significativa relacionada.

LTnbFHn.gif
 
Última edição: