Assunto: Vento, chuva, neve e agitação marítima - Depressão KRISTIN - continente - Comunicado
KRISTIN é o nome atribuído pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera a uma depressão, que se prevê que esteja centrada em 41.5°N e 27.2°W às 15UTC de dia 27 de janeiro, com uma pressão atmosférica no seu centro de 994hPa, aproximadamente.
Esta depressão deverá ter um cavamento explosivo, mais de 24 hPa em 24 horas, deslocando-se rapidamente para leste com uma velocidade estimada de 110 km/h, em direção à costa ocidental de Portugal continental, com um sistema frontal associado.
Os modelos numéricos de previsão do tempo, apontam para que
a entrada desta depressão em terra, seja algures entre a Figueira da Foz e Vila do Conde, no período compreendido entre as 03 e as 06UTC de dia 28, existindo, no entanto, incerteza considerável no local exato. A partir do início da manhã de dia 28 a referida depressão, na sua progressão para leste, já deverá ter atravessado todo território, pelo que está prevista uma melhoria significativa das condições meteorológicas.
Devido à pressão muito baixa no centro desta depressão quando atingir a costa de Portugal continental, prevê-se um forte impacto do vento, de uma forma geral sobre a costa ocidental e terras altas de Portugal continental,
com rajadas entre 100 e 120 km/h, mas que localmente poderão superar 140/160 km/h, embora a incerteza no local onde a depressão entra em terra, se traduza na incerteza do local ou locais onde o impacto é maior, tal significando que tanto poderá ocorrer um impacto de grande intensidade em determinadas áreas ou, no limite oposto, um impacto menor nessas mesmas áreas.
Adicionalmente, a precipitação será por vezes forte até ao início da manhã na generalidade do território, e sob a forma de neve acima de 600/800 metros de altitude, subindo gradualmente a cota para os 1200/1400 metros a partir do meio da manhã.
A agitação marítima na costa ocidental continuará a ser forte, devido à corrente perturbada de oeste, com ondas de noroeste com 5,5 a 8 metros de altura significativa na costa ocidental até dia 30, podendo atingir 14 metros de altura máxima.
Devido a esta situação já foram emitidos avisos VERMELHO e LARANJA de Rajada que irão ser atualizados ao longo das próximos horas, aconselhando-se o seu acompanhamento.
Devido à continuação da corrente perturbada de oeste, estão igualmente emitidos avisos VERMELHO e LARANJA de Agitação Marítima e de Neve, e AMARELO de Precipitação.
As atualizações oficiais das previsões e dos avisos meteorológicos poderão ser acompanhadas em
www.ipma.pt, através das redes sociais do IPMA ou dos Órgãos de Comunicação Social.
Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica e para os próximos dias consultar:
www.ipma.pt
www.ipma.pt
Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:
www.ipma.pt