Esta saída de controle está muito diferente da média do 'ensemble' e até do AIFS
E se te escrevesse que nem deverias usar o ensemble?
A média é um compósito de 50 previsões (ECMWF; 30 no GFS). 50 (ou 30) em que cada uma tem condições iniciais diferentes.
O atual evento é uma mistela de precipitação estratiforme (E) com convecção (C) associada (em partes diferentes da frente). O que aumenta a incerteza.
C:
vs E:
Mudando os perfis de humidade e vento, acabarás com convecção suprimida em alguns lugares e convecção intensificada em outros (vs previsão principal). Céu nublado com pouca ou nenhuma precipitação em uns lugares e (precipitação) contínua em outros.
Agora multiplica isso por 50 e faz uma média. Será representativo da realidade? Não!
Quanto muito pode-se comparar a média com a saída operacional e fazer uma estimativa da dispersão das diversas previsões. Mas no fim, qual é a utilidade?
Exemplo...
Cenário mínimo:
Cenário máximo:
Média:
Daqui se pode tirar que em certas localidades poderá haver risco para precipitação excessiva. Mas quantos membros mostram o mesmo? 1, 5, 10? Ainda por cima, a média não tem grande resolução.
Depois há aqueles eventos com observações ocorrem muito acima ou abaixo da média, exageros do ensemble face a eventos fracos e moderados, etc.
Última edição:
